Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Motoclube: você sabe o que é?

Você sabe o que é um motoclube?

Motoclube: você sabe o que é?

Antes de ler, dê play no vídeo:

Motoclubes são associações de pessoas que apreciam motociclismo. Esses clubes são organizados com finalidade de estabelecer relações de camaradagem e amizade, promovendo sinergia entre os membros. Eles organizam passeios e encontros para confraternizar e manter contato com os componentes e, claro, andar de moto.

No Brasil, o primeiro motoclube criado foi o Moto Club do Brasil, em 1927, no estado do Rio de Janeiro. Anos depois, foi criado o Motoclub de Campos, em 1932, também no Rio. Na mesma época, nos Estados Unidos, surgiram motoclubes com regras rígidas e que ficaram bem conhecidos, como o Motormaids, grupo formado só por mulheres.

Mulher Motoqueiras integrantes do MotorMaids

Mulher Motoqueiras integrantes do MotorMaids

Algumas pessoas possuem uma imagem negativa de motoclubes. Provavelmente, essa percepção foi criada na década de 50, quando a mídia passou a expor a imagem de que participantes de motoclubes eram arruaceiros, desordeiros e bandidos. Tal imagem foi reforçada por filmes de Hollywood, como o filme ‘The Wild One’, ou traduzido ‘O Selvagem’, estrelado por Marlon Brando.

Marlon Brando no filme The Wild One

Marlon Brando no filme The Wild One

Entretanto, na década seguinte, a imagem dos motociclistas foi alterada no cinema. A imagem romântica dos amantes de moto, que atribuiu a eles a sensação de liberdade e resistência ao sistema, alcançou o auge com o filme ‘Easy Rider’, também conhecido pelo nome ‘Seu Destino’, que foi estrelado por Peter Fonda e Dennis Hopper. Com o tema musical ‘Born to be Wild’, o filme virou referência quando se pensa em filmes envolvendo motociclistas.

Para fazer parte de um Motoclube é necessário e imprescindível seguir as regras e normas do grupo que você irá se associar. Cada um possui seu regulamento e leis internas, portanto o que vale para um não valerá para outro necessariamente. Exemplos de regras dentro de motoclubes são:

  • Respeito à hierarquia (presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro)
  • Respeito às regras de trânsito
  • Respeito às regras do encontro e das viagens
  • Não tirar satisfação sozinho em caso de problemas com outros motoclubes. Reportar-se sempre ao presidente do clube que você faz parte, para que ele resolva com o presidente do outro clube (integrante não resolve nada com outro integrante)
  • Respeitar o ordenamento do comboio nas estradas
  • Responder as convocações, apresentando justificativa caso não possa comparecer
  • Obrigatoriedade de comparecer nos encontros de calendário fixo, com possibilidade de aplicação de punições ou sansões

Ou seja, para fazer parte de um motoclube é preciso disciplina e dedicação, além de respeito entre os membros e entre outros grupos.

O maior clube de motos do Brasil, atualmente, é a irmandade Bodes do Asfalto, mas o posto já foi do grupo Os Abutres. No mundo, o maior motoclube é o Hells Angels, dos Estados Unidos, que possui clubes no Brasil.

Ficou com vontade de fazer parte de um motoclube? Você pode procurar sobre eventos nesse site. E não esqueça de fazer uma cotação seguro moto! Além disso, se cair na estrada com sua parceira, um seguro viagem pode ser bastante útil. Faça um seguro viagem cotação online!

+ Conheça estradas incríveis pelo Brasil com sua moto

+ Veja mais: O retorno da Vespa.