Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como funciona o Seguro Popular Azul

Imagem de uma miniatura de carro verde na grama com a legenda "Azul Seguros - Seguro Popular Azul"

Saiba como funciona o Seguro Popular Azul

Imagem de uma miniatura de carro verde na grama com a legenda "Azul Seguros - Seguro Popular Azul"

Conheça o Seguro Popular Azul que promete ser até 30% mais barato que o seguro tradicional!

O que é Seguro Popular Azul?

O Seguro Popular é uma modalidade do seguro auto que pode ser até 30% mais barata que as tradicionais. Ela é regulamentada desde abril de 2016, porém está sendo oferecido ao consumidor somente agora no final de 2016, após a revisão da Susep. Uma das seguradoras responsáveis em oferecer o seguro popular é a Azul Seguros, empresa do Grupo Porto Seguros.

Inicialmente, ele tem uma abrangência na capital e região metropolitana de São Paulo e, depois, irá se expandir pelo Brasil. Há possibilidade de parcelar o pagamento do seguro em 10x fixas ou ter 5% de desconto caso pague à vista.

Como funcionará o Seguro Popular Azul

Esta modalidade promete diminuir o valor do seguro auto, sendo uma economia de até 30% em relação aos seguros comuns, dependendo das escolhas feitas pelo cliente.

Para contratar o seguro popular da Azul Seguros, o carro deve se enquadrar em algumas regras:

  • Veículos com 5 anos ou mais – Como veículos mais novos possuem garantia de fábrica e suas peças não podem ser produzidas de forma genérica, o Seguro Popular Azul oferece cobertura para veículos com mais de 5 anos. Essa é uma parcela do mercado com baixa cobertura, justamente porque o preço não é atrativo..
  • Carro popular – O carro deve custar no máximo R$60 mil e estar dentro da lista (ainda não divulgada) de veículos populares (Palio, Uno, Gol e outros). Um dos motivos é o carro popular ter peças menos difíceis de encontrar, comparando com modelos de luxo.

Entre os muitos fatores que deixam o valor do seguro popular Azul mais em conta, podemos listar alguns deles: peças de conserto, coberturas, indenização de perda total e oficinas.

Peças do conserto

As peças para consertos vêm de desmanches regularizados (conforme a lei do desmanche) ou peças genéricas. Isto é, em caso de consertos, serão utilizadas peças mais baratas que as originais, barateando o valor final do seguro. No caso de peças usadas, antes de serem utilizadas no veículo segurado, elas passarão por um controle de procedência e qualidade rigoroso, garantindo a segurança.

As peças dos itens de segurança serão sempre originais (como freios, amortecedores, suspensão e pneus) evitando acidentes e garantindo a proteção para os segurados.

Coberturas

As coberturas são reduzidas para garantir o valor mais acessível do seguro popular Azul, porém sem deixar a proteção essencial de lado.

O seguro conta com a cobertura básica contra colisão, com opção de perda parcial ou total. Ele não é um seguro compreensivo, como o Azul Seguros Auto.

Há a assistência 24 horas com diversos serviços que te ajudam em momentos imprevistos (chaveiro, mecânico e outros) com direito de até 100 km de guincho.

A cobertura de Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos (RCF-V) ou danos à terceiro, não poderia ficar de fora. Com ela você consegue contratar uma indenização de até 25 mil reais. Para danos morais e estéticos há a opção de indenização entre 5 mil a 10 mil reais. Para baratear o valor final do seguro, não há opção de contratar as coberturas como vidros, acessórios, carro extra e outros.

Indenização no caso de perda total

Diferente dos seguros tradicionais, o popular tem uma indenização abaixo da tabela FIPE.

No caso de perda total do veículo (como roubo, furto ou colisão), a indenização é de 80% a 90% da tabela FIPE. Ou seja, no caso de perda total de um veículo que vale 30 mil reais, será devolvido um valor em torno de 24 mil a 27 mil reais.

Oficinas

Outro ponto que faz o seguro popular Azul ficar mais barato é a opção de oficinas. No momento da contratação o cliente escolhe entre oficina referenciada ou livre escolha.

Escolhendo por oficinas parceiras, permite que a seguradora negocie o valor do reparo no carro com a oficina. Além disso, essas oficinas parceiras possuem um maior conhecimento na utilização das peças genéricas e usadas.

Mesmo com alguns pontos reduzidos em relação ao seguro tradicional, o seguro popular Azul vale à pena. Isto porque você e o seu carro terão proteção, assim como assistências.

Características do Seguro Popular Azul

Ainda ficou com dúvida como funciona este seguro? Veja abaixo os principais pontos do Seguro Popular da Azul Seguros.

  • Por volta de 30% mais barato que os seguros tradicionais
  • Peças genéricas ou provenientes da lei de desmanche
  • Peças dos itens de seguranças sempre novas
  • Coberturas básicas, com escolha de adicionar RCF-V
  • Escolha entre as oficinas de referência ou parceiras
  • Parcelamento em 10x fixas ou 5% de desconto à vista
  • Controle de procedência rigoroso
  • Para a capital paulista e região metropolitana
  • Indenização em caso de perda total de 80% a 90% da FIPE.

Fique atento para não cair em armadilhas! Algumas seguradoras podem oferecer como “seguro popular” o que na verdade, é um seguro que não tem a análise de perfil. Para garantir contratar o melhor seguro para você, entre em contato com a sua corretora.

Sobre a Azul Seguros

A Azul Seguros faz parte do Grupo Porto Seguro desde 2004, atuando no mercado de seguro auto e seguro residencial, oferecendo produtos de qualidade e confiança.

Com mais de 100 anos de história, formou-se através da união da UAP Seguros e a Motor Union Seguros, resultando na AXA Seguros. Alguns anos depois, a empresa encerrou suas atividades em solo brasileiro e foi adquirida pelo Grupo Porto Seguros.