COTAR SEGURO ONLINE

Seguro por Assinatura: fique por dentro dessa nova modalidade

Seguro por Assinatura: fique por dentro dessa nova modalidade

Mudanças de comportamento têm ocorrido nos mais diversos setores da vida das pessoas. E não poderia ser diferente com o mercado de seguros. Por isso, vamos falar um pouco aqui neste texto sobre o seguro por assinatura e como ele pode impactar a vida do segurado.

Estamos em uma era de novidades e, consequentemente, de adaptações que têm impacto direto no jeito de viver de cada um.

Quem poderia imaginar, por exemplo, que seria possível, há cerca de 25 anos, com apenas o celular em mãos, falar com as pessoas. E ainda mais, com o mesmo aparelho, fotografar, fazer reserva em qualquer hotel do mundo, pagar contas, chamar um táxi, fazer compras, pesquisar sobre tudo e todos, entre tantas outras funções?

Esse mundo cada vez mais digital tem recebido de braços abertos novas possibilidades. Além de facilitarem o dia a dia, elas também podem trazer economia para o bolso.

No mercado de seguro de carros não é diferente. Há novidades por aí como um novo tipo de seguro auto por assinatura, já ouviu falar? Confira!

Cotação Online de Seguro Auto

O que é o Seguro Auto por Assinatura?

A necessidade de personalizar o seguro auto oferecido no mercado inspirou a criação de uma alternativa para democratizar o acesso ao seguro. Essa nova alternativa beneficia especialmente dois tipos de consumidores no Brasil: aquele que ainda não conta com uma proteção para o veículo e aquele que não está satisfeito com o preço que paga no produto (apólice) contratado.

Foi em meio a esse contexto que nasceu o primeiro seguro por assinatura, o Pay Per Use (pague pelo uso). Ele foi lançado em nosso país pela Thinkseg, em parceria com a seguradora Generali.

Trata-se de um produto em que usuário paga uma assinatura mensal acrescida por uma variável de acordo com os quilômetros rodados e forma de dirigir do segurado. Ou seja, no seguro por assinatura você paga de acordo com o uso do automóvel.

Como assim Seguro por Assinatura?

Sim, é isso mesmo. O Pay Per Use é um tipo de seguro que funciona com o pagamento de uma assinatura fixa média. Essa assinatura é acrescida por uma variável por quilômetro de acordo com o uso do veículo. Assim, o valor final é a combinação entre a quilometragem rodada com a forma que o segurado conduz o carro.

Essa novidade já chega acompanhada de uma ótima estimativa de economia para os bolsos dos consumidores: espera-se uma economia de até 50%.

Pay Per Use: ideal para todo tipo de motorista?

Mas vamos lá… será que esse novo tipo de seguro por assinatura é uma boa opção para todos os motoristas?

Ele pode ser uma opção ideal principalmente para os motoristas que dirigem pouco. Também pode ser melhor ainda para aqueles que são prudentes na direção, pois o comportamento do motorista tem impacto no preço que é pago mensalmente na assinatura.

Mas como é mensurado o comportamento do motorista na hora de fazer essa conta?

Para que seja possível apresentar essa personalização, os dados de cada motorista podem ser analisados por inteligência artificial por meio do uso de um aplicativo. Eita, mundo digital! Olha ele aí outra vez!

Só assim é possível colocar à disposição do mercado um seguro auto mais justo, adaptado ao perfil de cada motorista. Além disso, ele é totalmente alinhado aos novos tempos, quando a transformação digital influencia o modo como o consumidor compra hoje serviços e produtos.

Ah, mas como o próprio motorista controla o uso do carro para acompanhar o gasto que terá dentro do mês?

Simples! Ele só precisa baixar o aplicativo no celular e acompanhar o status com facilidade e conveniência.

Aplicativo que mede o comportamento do motorista

A dinâmica estabelecida pelo modelo de seguro por assinatura, como já foi dito, apresenta a seguinte regra: quanto menos o motorista rodar com o carro, menor será o valor que será pago do seguro. Quanto mais prudente for a forma de dirigir da pessoa, melhor será o preço final da mensalidade.

Com o aplicativo, os dados dos motoristas serão aferidos por telemetria e analisados por inteligência artificial, método para a validação do perfil. Isso contribuirá diretamente para estabelecer o preço do produto final para o consumidor.

Além de economia, trata-se de um produto que traz mais transparência do valor que é cobrado pelos seguros disponíveis no mercado.

Desta forma é esperado um aumento na quantidade de carros e motoristas com proteção de seus patrimônios.

Essa novidade também mostra a evolução do mercado de seguros no país. Tradicionalmente, as empresas colocam à disposição do consumidor produtos mais rígidos, que não levam em consideração o comportamento de quem está ao volante.

Curiosidades

Somente neste ano, no mês de agosto, a  Superintendência de Seguros Privados (Susep) regulamentou os chamados seguros personalizados que, dessa forma, podem apresentar contratos mais econômicos para os consumidores.

São opções mais acessíveis pois podem ser computados, por exemplo, por  horas, dias, meses, entre outras possibilidades.

O seguro Pay Per Use, que acaba de ser lançado no país, integra essa categoria de seguros personalizados.

Lembre-se sempre na hora da simulação de Seguro Auto…

Escolher o seguro de carro que irá atender a todas as expectativas do segurado é missão que requer tempo e atenção.

É importante avaliar, com critério, todas as condições oferecidas, trazendo à luz vários aspectos e não apenas o fator financeiro.

Faça sempre simulações de seguro auto para avaliar os detalhes de todos os produtos cotados.

Nunca deixe de analisar cada ítem, principalmente as coberturas oferecidas, além do valor da franquia, entre as demais informações presentes no contrato.

Ah, franquia e coberturas são os itens de maior peso nos preços dos seguros apresentados ao consumidor, fique atento!

Faça uma simulação online e facilite a sua vida! Afinal, cotar um seguro auto pode significar uma boa economia para o seu bolso.

+ Vale a pena manter o seguro pago por uso após a quarentena?

Última atualização em 06/11/2019