Seguro por Comportamento? Sim, veja que sacada!

Mesmo quando a gente precisa economizar, é complicado abrir mão de certas coisas. Imagina não contar com o seguro de carro, por exemplo? Arriscado, não? A boa notícia é que hoje há opções de seguros de veículos com custo mais acessível e, principalmente, justo. E uma dessas opções é o seguro auto por comportamento?

Imagem de pessoa dirigindo para texto sobre seguro por comportamento

O Seguro por Comportamento oferece uma forma mais personalizada de consumir seguro.

Sabemos que o prejuízo em caso de roubo ou batida geralmente será bem maior do que o valor gasto na contratação de um seguro auto. Mas mesmo assim, muita gente ainda não contrata seguro de veículo por diversos motivos. Seja porque usa pouco o veículo ou porque acha os valores de seguro muito alto. 

Por isso, novos tipos de seguro de carro estão entrando no mercado. E um deles é o seguro por comportamento. 

Caso não conheça, não se preocupe. De fato, é um produto novo no mercado, mas que merece sim a sua atenção.  Afinal, pode fazer a diferença tanto no seu bolso quanto no atendimento às suas necessidades já que é um seguro de carro mais personalizado.

Ficou curioso para saber mais? Vamos lá!

Cotação Online de Seguro Auto

O que é o Seguro por Comportamento?

Em agosto de 2019, a  Superintendência de Seguros Privados (Susep) regulamentou os chamados seguros personalizados. São os produtos que apresentam para os consumidores contratos reduzidos.

Sim, são reduzidos pois podem ser computados por  meses, dias, horas. Ou até mesmo podem ser vinculados a viagens e trechos, sendo acionados somente durante o tempo de uso pelo consumidor.

Um exemplo é o seguro Pay Per Use (pague pelo uso) lançado no Brasil pela Thinkseg, em parceria com a seguradora Generali. Ele oferece custo determinado pelo uso que o segurado faz do veículo. Uma combinação dos quilômetros rodados com a forma de condução do motorista, mais uma assinatura mensal.

Isso significa que quanto menos o carro for usado, mais econômico será o seguro por comportamento. 

Como é feito o controle de consumo para o consequente pagamento? Simples! Basta baixar o aplicativo no celular e acompanhar o status com facilidade e conveniência.

Uso simples

Essa nova modalidade de seguro por comportamento traz também muitas outras novidades para a rotina dos motoristas.

Ao fazer esse acionamento da cobertura, o segurado pagará o valor correspondente à quilometragem, que vai variar conforme o perfil de motorista. 

Esse controle é todo monitorado pelo aplicativo que, simplesmente, faz a leitura das viagens mediante a identificação do carro/motorista.

Essa questão, além de todos os demais detalhes que envolvem a aquisição desse tipo de seguro, deve estar muito bem explicada no ato da contratação, evitando dúvidas do consumidor.

Inovações para atrair os consumidores

O seguro por comportamento é mais uma opção de produto que o setor de seguro de veículo oferece no mercado e que visa conquistar novos clientes.

Os jovens devem representar uma grande parcela de consumidores para esse tipo de produto. Isso ocorre justamente pelas características do seguro personalizado, em sintonia com o comportamento desse perfil de consumidor que preza pela economia e, claro, pela praticidade do mundo digital.

A escolha do Seguro Auto para cada um

Optar pelo seguro de carro mais adequado ao perfil de cada um é uma tarefa complexa, que demanda tempo e cuidados.

Todo consumidor deve avaliar as condições oferecidas com muita atenção, levando em conta vários aspectos e não apenas o financeiro.

É preciso, sobretudo, fazer simulações de seguro auto e analisar os detalhes de cada produto cotado.

Sim, a cotação do seguro auto deve apresentar as coberturas oferecidas, valor da franquia, entre os demais termos do contrato que devem ser comparados para a definição do melhor produto.

Aliás, são justamente esses itens – coberturas e taxa de franquia – que têm mais influência nas diferenças de preços dos seguros de veículos.

Nessas horas, o seguro auto online contribuem para a economia de tempo e praticidade.

É no ambiente online que o consumidor também pode obter informações sobre as empresas que comercializam os seguros de carros. Assim, é possível obter toda a segurança necessária na aquisição.

Algumas vantagens de um Seguro Auto

Vale lembrar aqui quais são as principais vantagens ou mesmo características de um seguro auto.

Afinal, estamos falando de um produto cada vez mais necessário, principalmente para quem vive em grandes cidades.

Para começar, é um seguro de veículo que trará mais tranquilidade aos motoristas. Ele oferece coberturas para situações de acidentes e batidas, além de indenizações caso ocorram roubo ou furto.

Há ainda coberturas para situações específicas como incêndios ou mesmo desastres naturais como enchentes e alagamentos. Há, também, coberturas por danos a terceiros quando o segurado é o agente do incidente.

Isso tudo sem contar serviço de guincho, assistência 24 horas para certos tipos de problemas mecânicos, etc.

 

  

Última atualização em 08/10/2019