Vale mesmo a pena instalar o Sem Parar?

Pedágio, fila, carros se acumulando, o seu tempo precioso passando depressa. Eis uma rotina que muitos costumam enfrentar ao viajar ou voltar para casa. Já falamos bastante aqui sobre os serviços de pagamento eletrônico de pedágio, como o Sem Parar. Mas… Você sabe ao certo se o Sem Parar vale a pena? Quais são as suas vantagens e desvantagens? Nós contaremos a você aqui neste texto!

Foto de pedágios com carro para texto que fala se sem parar vale a pena

É preciso analisar as vantagens e desvantagens do Sem Parar antes de decidir contratar o serviço.

Cotação Online de Seguro Auto

Recapitulando…como funciona o Sem Parar?

Antes de chegarmos a conclusão de se o Sem Parar vale a pena ou não, vamos relembrar um pouco como é o seu funcionamento. 

O Sem Parar é um serviço de pagamento eletrônico para motoristas não precisarem parar o veículo para pagar pedágios em estradas. Mas não apenas nas estradas: quem frequenta grandes estacionamentos, como os de shoppings, também podem passar apertos nos dias movimentados. 

Com o aparelho instalado, o motorista realiza o pagamento desses locais apenas uma vez no mês. Pode ser feito por meio de débito automático ou cartão de crédito. Há, também, a possibilidade de carregar créditos no dispositivo, novamente cobrado mensalmente. 

Mas como o aparelho funciona? É simples: instalado próximo ao retrovisor do veículo, o dispositivo usa uma identificação via radiofrequência ao se aproximar das cancelas dos locais habilitados, o que faz elas se abrirem. É neste momento que ocorre o pagamento eletrônico. 

Em casos que não existam a cancela (como em postos de gasolina), basta informar ao funcionário que pagará com o Sem Parar, o pagamento já é realizado automaticamente.

O serviço do Sem Parar é disponibilizado em pedágios, shoppings, estacionamentos, postos de gasolina, lava rápido, entre outros locais. 

Vamos ao que interessa: quais as vantagens do Sem Parar?

Para descobrirmos se o Sem Parar vale a pena, vamos conhecer suas principais vantagens.

Economia de tempo

Certamente, esse é um dos principais pontos positivos do Sem Parar. O tempo de cada pessoa vale ouro. Ninguém quer ficar preso no pedágio ou demorar mais do que o necessário no estacionamento. De pouco em pouco, perde-se um tempo considerável em filas quando, na realidade, deixamos de estar em casa ou em outro lugar mais agradável. 

Com o Sem Parar, você garante pistas exclusivas de pedágios com passagem automática nas estradas, maior agilidade nas viagens e facilidade para passar em cancelas que estejam credenciadas. 

Pagamento mensal 

Este é outro benefício assegurado pelo serviço. Em vez de precisar pagar a cada vez que estacionar ou parar no pedágio, você paga de acordo com o plano escolhido mensalmente. 

O Sem Parar disponibiliza o pagamento de uma vez só por débito em conta, cartão de crédito ou a recarga de créditos no próprio dispositivo. 

Sem contar que os valores costumam ser acessíveis, levando em conta o seu perfil e plano, é claro. 

 Dessa forma, é possível se planejar melhor para efetuar o pagamento uma vez ao mês, sem precisar passar o aperto de última hora ao pagar o pedágio ou estacionamento. Pensando por essa vantagem, o Sem Parar vale a pena sim.

Grande cobertura

Um diferencial do Sem Parar é o quanto o serviço consegue alcançar diferentes estados, cidades e lugares. O Sem Parar está, atualmente, disponível em 12 estados mais o Distrito Federal. 

Não é só: o serviço alcança mais de 1300 estacionamentos, mais de 650 postos de gasolina e mais de 400 shoppings, hotéis, faculdades e hospitais. 

Abastecimento

Sim, isso mesmo que você leu. Quer pagar com o Sem Parar quando for abastecer? É possível, desde que o posto de gasolina esteja habilitado a receber o serviço. Para isso acontecer, é necessário avisar o frentista que pagará com o Sem Parar antes do abastecimento. 

Pronto, o sistema libera a bomba de combustível e, ao final do processo, chega a você um SMS no celular cadastrado notificando sobre a confirmação do débito.  

Os postos de gasolina credenciados pelo Sem Parar são os da rede Shell e Petrobras. Eles estão localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Para conferir se o posto próximo a você é habilitado, entre no site do Sem Parar

O Sem Parar está em drive-thru?

Sim, é uma das novidades do Sem Parar! O serviço fechou uma parceria com o McDonald’s e oferece a opção do pagamento eletrônico quando você estiver no drive-thru. 

Não tem mistério: ao chegar no drive-thru, faça o pedido e avise que irá pagar com o Sem Parar. É preciso aguardar a confirmação do sistema e, depois, retirar o pedido. 

Com isso, não será preciso usar dinheiro e nem cartão para comprar no drive-thru do McDonald’s. Já são mais de 300 drive-thru cadastrados com o Sem Parar, incluindo todos do estado de São Paulo. 

E quais são as desvantagens do Sem Parar?

Nem tudo são flores, Há algumas desvantagens que podem fazer você pensar melhor se o Sem Parar vale a pena mesmo.

Problemas no sistema

Como falamos de um serviço eletrônico, ele está sujeito a falhas. Ainda mais, quando é necessária a identificação na cancela do pedágio em um curto espaço de tempo. 

De vez em quando, ocorre de usuários passarem pelo pedágio, mas o sistema não reconhece o dispositivo e a cancela não abre. É preciso esperar a chegada de algum funcionário do pedágio até o veículo para a cobrança ser realizada. Lá se foi embora o tempo que se espera ganhar com o Sem Parar. 

Em outra situação, a cancela levanta, você vai embora e, dias depois, descobre que foi multado. O que aconteceu? O aparelho não foi reconhecido pelo sistema e isso causa uma infração por evasão de pedágio, levando uma multa grave de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH.  

Neste caso, é fácil recorrer da infração, porém ninguém gostaria de passar por isso, não é mesmo? Fique atento às suas faturas do Sem Parar e nas cobranças enviadas por SMS para não precisar pagar além do combinado. 

Perfil incompatível 

Caso você não pegue estradas com frequência, viaja pouco e não utiliza estacionamentos de grandes centros, o serviço do Sem Parar não será tão útil para você. É claro que, mesmo assim, é possível usá-lo em postos de gasolina e drive-thru como forma de pagamento. 

Pelo aspecto financeiro, pagar um serviço mensalmente que pouco usa não é viável e nem recomendável para o seu bolso. 

Nem todas regiões têm planos estaduais

Enquanto o estado de São Paulo tem quatro planos oferecidos pelo Sem Parar, há estados que não possuem um plano personalizado para si. No geral, a empresa oferece o plano Sem Parar Automático a todos, embora os planos estaduais garantem maiores serviços e opções ao motorista. 

Como saber se o Sem Parar vale a pena para mim?

Para responder se o Sem Parar vale a pena, tudo depende do seu perfil. 

Você viaja muito ou pouco? Com qual frequência vai a shoppings e aeroportos? Costuma pegar estrada para trabalhar? Aos poucos, consegue ter uma noção se o serviço do Sem Parar será útil ou não a você. 

Se você está sempre na estrada ou em estacionamentos de grande porte, o Sem Parar vale a pena, sim. Dirigindo bastante, já pode utilizar o serviço para encher o tanque sem precisar abrir a carteira também. 

Pelo contrário, se não usa o carro para viajar com tanta regularidade, costuma andar somente em sua cidade e nem enfrenta muitos estacionamentos, o serviço não é compatível com você. 

Lembrando: ainda que o Sem Parar se encaixe com o seu perfil, esteja atento se os lugares credenciados estão próximos à você. 

Quer calcular seguro auto online? Faça uma cotação de seguro auto na Bidu e saiba os melhores preços através de nosso simulador de seguro auto. Não deixe de ter um seguro de carro para evitar maiores problemas no futuro. 

 

Última atualização em 09/10/2019