Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Semana Nacional do Trânsito 2015

Semana Nacional do Trânsito 2015

Semana Nacional do Trânsito 2015

Ter um seguro auto é fundamental para quem tem um carro. Mais fundamental ainda, no entanto, é o bem-estar e saúde de todos que fazem parte do trânsito. Você já ouviu a frase “Seja a mudança que você quer ver no mundo”? Pois é nesse contexto que o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) está iniciando hoje a Semana Nacional do Trânsito (SNT) 2015.

Com o tema “Década Mundial de Ações Para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Seja Você a mudança no Trânsito”, o órgão de trânsito tenta levar para as pessoas uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito.

Sabemos que o fator humano é responsável por 90% das causas de trânsito no Brasil, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). A instituição ainda indica que apenas 5% dos acidentes são causados por falhas mecânicas no veículo e outros 5% são por problemas nas vias de tráfego.

Quando falamos em fatores humanos, nos referimos a atitudes como falta de atenção, uso excessivo de velocidade, falar no celular ou conversar no WhatsApp, dirigir alcoolizado… coisas que muitos fazem achando que não vai dar em nada e acaba elevando esses 90% mais ainda.

+ Veja também: Semana Nacional de Trânsito 2014

Programa de conscientização da ONU

 

Década de Ação pela Segurança no TrânsitoO Denatran foca ainda essa Semana Nacional do Trânsito no programa da ONU “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, onde os governos de todo o mundo se comprometem a tomar medidas para prevenção de acidentes até 2020.

Em 2011, foi definido um Plano de Ação Global para a Década, onde estão definidas as etapas para melhorias na segurança rodoviária. Entre as ações, foram previstas a melhoria na qualidade de recolhimento dos dados sobre trânsito e acidentes, o encorajamento no aumento de fundos em torno da segurança viária e a aplicação de estratégias e programas sustentáveis para redução de acidentes.

Procurando reduzir os números de acidentes – cerca de 3.400 pessoas morrem em acidentes de trânsito por dia ao redor do planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) – o programa prevê ações nos países integrantes da ONU, coordenando os esforços globais e monitorando os progressos, em níveis nacionais e internacionais.

Programação da Semana Nacional do Trânsito 2015

O Detran de cada Estado irá realizar diversos projetos para mostrar que a questão do trânsito faz parte de cidadania, e deve fazer parte do dia a dia das pessoas – seja no papel de motorista, motociclista, ciclista ou pedestre.

No Paraná, o Detran-PR já programou oito palestras com temas como “Mobilidade e Segurança Viária” e “Comportamento Defensivo”. Acontecerão por meio de videoconferências abertas ao publico, que serão exibidas em 57 telessalas disponíveis em todas as regiões do Estado. Você pode conferir a programação no link.

Na Bahia, o Detran-BA apresentará a Exposição de Educação para o Trânsito, que contará com palestras e ações educativas. Quem visitar a exposição no sábado (19), poderá conferir como funciona um simulador de direção veicular. 

Em São Paulo, o Detran-SP firmou parceria com a Honda para promover ações de conscientização, prevendo a realização de dez eventos educacionais durante a semana. Contará também com treinamentos gratuitos de pilotagem para motociclistas que utilizam moto como ferramenta de trabalho. Confira mais no site.