Como funciona o Sensor de Chuva do seu carro

Imagem de carro na chuva para texto sobre sensor de chuva

Como funciona o Sensor de Chuva do seu carro

Você já ouviu falar de sensor de chuva para carros? Este dispositivo é o responsável por acionar, automaticamente, os limpadores do para-brisa quando há presença de água.

Mais que um conforto para motoristas, o sensor de chuva é uma tecnologia que virou uma aliada da segurança. Afinal, ele se encarrega de fazer uma leitura rápida das condições que podem interferir na qualidade da visibilidade do condutor. 

A grande vantagem de dirigir um veículo com esse dispositivo é ter uma resposta ágil no funcionamento dos limpadores de para-brisa. E isso pode fazer uma grande diferença em situações inesperadas como chuvas fortes ou, até mesmo, ao passar por uma grande poça de água. 

Vamos agora saber mais sobre os sensores, sua importância e, também entender como funcionam.  

Cotação Online de Seguro Auto

O que é Sensor de Chuva? 

OEle é um dispositivo que faz o acionamento automático do limpador de para-brisas nas situações em que é detectada a presença de água. 

O sistema entra em ação rapidamente, sem a necessidade de intervenção instantânea do motorista. Mas para que isso aconteça, é preciso colocar a alavanca do limpador na posição “auto”, ou, programar essa opção na central eletrônica do carro.

O sensor de chuva pode ser encontrado, atualmente, como equipamento de série, como item opcional ou pode, até mesmo, ser instalado posteriormente como um acessório. 

A indústria automotiva avançou muito nos últimos anos e a tecnologia virou uma aliada da segurança. Antigamente, esse dispositivo ficava restrito aos modelos importados. Hoje essa realidade mudou, sendo possível encontrar também em carros nacionais e populares.

Podemos verificar o sensor de chuva em veículos como Focus, Golf, Cruze, Vectra e UP!, entre outros. 

+ Saiba como funciona o sensor de estacionamento

+ Sensor de presença PET, você sabe o que é?

Como funciona o Sensor de Chuva?

O sensor de chuva funciona a partir dos conceitos da física de reflexão e refração da luz. O dispositivo trabalha emitindo uma luz infravermelha, que é rebatida no para-brisa. 

Quando há presença de água, a quantidade de luz recebida diminui, alterando a leitura desse infravermelho. O componente, então, percebe essa nova situação e envia a informação para a central eletrônica do veículo, que aciona o limpador de para-brisa. 

Ele também controla a velocidade dos limpadores, que varia de acordo com a quantidade de água que está caindo contra o vidro. Essa inteligência garante que o motorista tenha a melhor visibilidade em qualquer situação: seja em uma garoa, ou diante de uma chuva mais forte.

Como o dispositivo é sensível às variações de luz, qualquer alteração de luminosidade, como entrar em um túnel, por exemplo, pode acionar o seu funcionamento. Entretanto, se isso acontecer, basta desativá-lo pela alavanca. 

+ Saiba o que fazer em caso de aquaplanagem do veículo

Onde ele fica instalado?

O sensor de chuva fica instalado no centro do para-brisa, na parte superior. Deve estar afixado na parte interna do veículo, atrás do espelho retrovisor. 

Essa é a posição ideal para que ele possa atuar e fazer a leitura das condições externas. 

Qual a importância do Sensor de Chuva?

O sensor de chuva hoje em dia deixou de ser uma exclusividade dos veículos mais caros ou importados. É por isso que esta tecnologia pode beneficiar, atualmente, um maior número de motoristas. 

Sua importância não se resume apenas ao conforto e praticidade. O sensor de chuva passou a ser dispositivo relevante no quesito segurança. Afinal, ele fica preparado para entrar em funcionamento ativamente, sem que o condutor precise se preocupar em tomar qualquer atitude. 

Lei do limpador de para-brisa: evite multas

Item de segurança indispensável, o limpador de para-brisas, ou palhetas, são fundamentais para a qualidade da visibilidade do condutor. Você já deve saber que trafegar em dia de chuva sem acionar o limpador de para-brisa é considerada uma falta grave, de acordo com o artigo 230 do Código Nacional de Trânsito,. 

A punição para quem for flagrado nesta situação é a perda de cinco pontos na carteira (CNH) e uma multa no valor de R$ 130,16.

E falando em para-brisas, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) exige que a área do vidro onde atuam os limpadores não possuam riscos ou trincas. Rodar por aí sem estar atento a isso, pode render uma multa, por isso, atenção!

Para-brisa trincado? Não tome multa, saiba o que fazer

Dá para instalar o Sensor de Chuva? 

Quando um modelo de veículo não possui o sensor de chuva como equipamento de série ou como opcional, é possível instalá-lo, posteriormente, como um acessório. 

Existem diversas opções de produto no mercado a preços variados. Contudo, é importante contar com a avaliação de um especialista antes de fazer a compra para se certificar se o sensor escolhido está apto a fazer a conexão junto à central do veículo. 

Sensor de Chuva não funciona, o que pode ser?

Caso o sensor de chuva do seu veículo não esteja lhe dando melhor resposta ou, até mesmo, esteja apresentando falhas no funcionamento, verifique se o dispositivo está corretamente fixado ao vidro.

Em muitos casos, pode haver desgaste da cola ou gel, deixando-o “frouxo”. Este é um dos motivos que podem interferir diretamente no seu desempenho. 

Caso não seja esse o problema, procure o auxílio de um profissional. Ele poderá fazer os testes adequados e identificar qualquer eventual falha entre as informações recebidas pelo sensor e a central eletrônica do veículo. 

Aliás, fique atento sempre a todos os equipamentos de segurança do seu carro! Conheça a importância da manutenção preventiva.  

Saiba também quais são os carros com menor custo de manutenção

Dirigir com segurança sempre!

A tecnologia é mesmo uma aliada para os motoristas. Mas para estar sempre em segurança, é preciso contar com um seguro auto. 

Com seguro de veículo, seu carro rodará sempre protegido e preparado contra situações como roubo, furto, batidas e acidentes e você ainda pode contar com serviços de assistência 24h. Vai que você encontre uma situação de alagamento por aí?

O melhor é que dá para simular seguro auto online, sem sair de casa.  Com a Bidu, você encontra um seguro barato e que irá atender todas as suas necessidades.

Peça agora uma cotação online e veja o simulador de seguro auto com as coberturas básicas e diferenciais. 

Você vai ver que o seguro auto cabe no seu bolso!



Última atualização em 08/11/2019