Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é sensor de ponto cego?

imagem de um estacionamento com a descrição: sensor de ponto cego

O que é sensor de ponto cego?

Você já ouviu falar em sensor de ponto cego? Ele pode ajudar qualquer motorista, mesmo os mais habilidosos, a evitar os perigos que encondem em lugares que nem os espelhos do carro encontram.

Esse ângulo de visibilidade completamente nula está presente em todos os veículos, independente do preço ou da qualidade.

Porém com o desenvolvimento da tecnologia a nosso favor surgiu no mercado automotivo o sensor de ponto cego. 

Veja abaixo como funciona esse sensor e como ele pode ajudar você a dirigir melhor  evitar perigos.

Como funciona o sensor de ponto cego?

O equipamento é um sistema que monitora os pontos visibilidade zero do veículo, através de sensores e até câmeras para captar o movimento de outros veículos.

Avisando o condutor, por meio de uma pequena luz que é acesa no espelho retrovisor, se há ou não algum veículo ou objeto em movimento se aproximando fora do seu campo de visão.  

Nos sensores de ponto cego são posicionados dois leds, que piscam nas cores verde, quando não há obstáculos e vermelha, alertando sobre a presença de outros corpos na via.

Um aviso sonoro também é emitido quando algo é detectado. Evitando assim uma colisão, mesmo sem o motorista poder ver o objeto.

Quais vantagens de ter um sensor?

As vantagens de adquirir um carro com sensor de ponto cego ou fazer a instalação de um estão ligadas ao conforto e a segurança do motorista.

Além de facilitar manobras para estacionar e de ultrapassagem, reduz o índice de acidentes.

+ Veja como desembaçar o vidro do carro e evitar acidentes

Principalmente os atropelamentos, que infelizmente, ainda são comuns e causados por desatenção ou falta de visão. Acontecem com frequência dentro de garagens tornando crianças e os animais de estimação as maiores vítimas.

Para veículos utilitários e os com pouca visibilidade traseira o sensor é uma ferramenta válida para diminuir esses incidentes.

Quais são os modelos de sensores disponíveis no mercado

O motorista que optar por inserir esses acessórios no seu carro, vai encontrar diversos modelos e preços em lojas especializadas.

No Brasil os fabricantes oferecem sistemas de 4 pontos, para serem instalados na parte traseira ou o de 8 pontos, para também podem serem instalados na parte dianteira do carro.

Entre os modelos mais comuns no mercado brasileiro, estão os sensores com sinais sonoros. Quando o veículo se aproxima de um obstáculo, o motorista é avisado a partir de “bips”, que se tornam mais intensos com a aproximação do objeto.

Há também o sensor de estacionamento que conta com um display, instalado no painel do carro, e no qual o motorista pode ver a distância e a direção dos obstáculos mais próximos.

Além desses existem os modelos mais sofisticados, onde o motorista vai conseguir ver o obstáculo com o auxílio de uma câmera de vídeo. Custam um pouco que os anteriores, porém o benefício é grande e a segurança maior.