Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Sinais de que o mercado carros usados está para compradores

imagem de um carro usado com a legenda "mercado de carros usados"

Sinais de que o mercado carros usados está para compradores

Crise econômica, demanda variável, mercado em baixa. Muitos são os fatores que alteram a dinâmica da compra e venda de carros usados e é importante ficar atendo a isso na hora de comprar o carro usado.

O fato é que nos últimos meses, enquanto o cenário foi desfavorável para quem quer vender, ele está sendo extremamente positivo para quem quer comprar, já que os preços foram derrubados pela alta oferta e baixa procura. Se você tem o dinheiro na mão, este pode ser o melhor momento para fazer um negócio, já que garagens estão mais propensas a negociar bons descontos. Pode ser que seja vantajoso até solicitar um empréstimo pessoal para fazer a compra por um preço mais baixo.

Se você se encaixa neste perfil de comprador e quer fechar negócio o mais breve possível, confira se o mercado está favorável aí na sua cidade com os indicativos abaixo.

+ Posso comprar carro em países vizinhos? 

Mercado favorável para compradores

Mais carros novos nas ruas

Caminhões-cegonha em grande fluxo pelas ruas são um sinal de que há entrega de veículos novos e que, portanto, esta é uma tendência de consumo. Enquanto isso, o mercado de usado pode estar em baixa, o que significa mais possibilidades de fazer um bom acordo.

Publicidade

Concessionárias e garagens que precisam vender seu semi-novos costumam fazer bastante barulho, seja com faixas e cartazes, anúncios em jornais, propaganda no rádio, etc. Fique de olho nestas ofertas e sempre pechinche o valor final.

Queda de impostos para novos

Quando a opção de ter seu carro novo se torna mais fácil, o mercado de usados sobre uma leve queda também. Redução de impostos e juros, facilidade em parcelamento e coisas do tipo alavancam as vendas de 0 km, fazendo com que usados fiquem mais “encalhados”. Este também é um bom momento de compra de seminovo.

E antes de tudo, não esqueça de avaliar bem o local onde realizará o negócio. Concessionárias e lojas têm em sua política uma avaliação geral dos automóveis, tanto em relação a condições físicas, resquícios de batidas, até se a documentação está totalmente ok. Também confira as nossas dicas de como comprar carro usado sem cair em nenhuma armadilha e como tomar cuidado para não comprar um carro usado roubado.

E nunca se esqueça que em meio à crise podem surgir excelentes oportunidades. Fique de olho e bons negócios!