Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Sinalização de trânsito com emojis – Sinais dos novos tempos

Imagem de dois emojis com carinha feliz dentro de uma caixa de emoji com a descrição: sinalização de trânsito com emojis

Sinalização de trânsito com emojis – Sinais dos novos tempos

Uma pesquisa curiosa realizada na Grã-Betanha chegou a um resultado surpreendente, demonstrando que dois terços dos motoristas (61%)  com idade entre 17 e 25 anos, compreendem a sinalização de trânsito com emojis do que o equivalente do “mundo real”.

O condutores encontraram dificuldades em acertar na sinalização de trânsito original, que incluiu cruzamento de zebra, colinas íngremes, por exemplo, mas não tiveram esse problema quando a mesma sinalização era apresentada em forma de emoji.

+ Placas de Trânsito: Você sabe o significado de casa uma?

Cerca de um terço dos motoristas disse preferir os emojis nas estradas.

Se por um lado pessoas mais velhas têm dificuldade em compreender o significado desses rostos sorridentes, macacos sábios ou gestos diversos reproduzidos pelos emojis, para a geração jovem essa linguagem está presente no cotidiano.

Poderíamos até dizer que aos poucos se torna um novo idioma entre eles.

A pesquisa foi realizada entre mil jovens motoristas com o objetivo de descobrir também suas dificuldades em relação aos termos de aviso e notificações nas rodovias.

Sinalização de trânsito com emojis: O que foi testado?

Para a pesquisa, foram considerados 12 sinais de trânsito existentes nas estradas, e selecionados 12 sinais equivalentes com projeções de emoji. Feito isso, o grupo de jovens tinha que identificar os significados dos sinais e explica-los.

Dos 12 sinais, 7 eram compreendidos com mais facilidade quando aplicado com emoji pelos condutores jovens.

A pesquisa revela também que, entre todos os que participaram, 68% não foram capazes de identificar o autêntico letreiro que representa passagem para pedestres.

Surpreende também a constatação de que 80% dos respondentes não foram capazes de colocar o sinal para “sem veículos” e 75% errou  o sinal utilizado que significa “sem bicletas”. 

Sinais autênticos versus os sinais com emojis

Por sorte, a maioria dos jovens que participaram da pesquisa (63%) não veem sentido para utilizar emojis nos sinais rodoviários na Grã-Bretanha.

Eles mantiveram a opinião de que esse tipo de “brincadeira” não deve ter papel em algo tão importante e que seria confuso demais para condutores mais velhos.

O que chamou atenção de verdade foi é 37% ter respondido que realmente gostaria de ver a sinalização atualizada pelo governo, com sinais que sejam mais parecidos com os emojis do que com as notificações atuais. Eles acreditam que seria mais fácil a compreensão.

Outra questão a ser considerada é que enquanto na pesquisa os emojis eram fictícios, é possível encontrar em algumas estradas da Brã-Bretanha “emojis reais”, isto é, essas imagens sendo aplicadas em sinalizações.

Veja também:

+ Aumenta o recall em 4x durante 10 anos

+ Drones e Carros autônomos