Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

SUV’s lideram o ranking de crescimento de vendas

Imagem do SUV's Jeep Renegade

SUV’s lideram o ranking de crescimento de vendas

Parece que os condutores estão em busca de mais espaço, conforto e segurança. Não é a toa que os SUV’s aparecem no tipo da lista dos carros mais seguros.

Pelo menos é o que indica a pesquisa realizada pela consultoria Jato Dynamics, que indica que os SUV’s são os líderes de crescimento de vendas ao redor do mundo levando em consideração os 29 mercados automotivos estudados.

Segundo o relatório, os SUVs tiveram crescimento de 20% nas vendas globais em 2016, na comparação com 2015.

Este resultado coloca os grandalhões como o segmento que mais cresceu no ano passado e também o que teve um maior número de vendas com 24,3 milhões de unidades comercializadas no mundo inteiro.

O estudo também aponta o crescimento dos emplacamentos nos segmentos C, liderado pelo Toyota Corolla, e de picapes, que há décadas tem a Ford F-Series na ponta.

Os SUV’s vêm configurando uma trajetória de sucesso e já contabilizam mais de 28% de participação no total de carros emplacados no mundo.

Nessa categoria, o Nissan X-Trail (Rogue) foi o modelo mais vendido, seguido pelo Hyundai Tucson, os médios (categoria C) com 18,3 e os compactos (categoria B), com 12,2% das vendas.

O que são os SUV’s?

O nome é a sigla para a denominação Sport Utility Vehicle, ou seja, um veículo esportivo e utilitário ao mesmo tempo.

Este é um tipo de veículo que carrega características de passeio e off-road, oferecendo mais conforto e versatilidade em um maior espaço. Geralmente, são equipados com tração 4×4, sendo também um modelo muito querido pelos aventureiros de terrenos difíceis.

A origem dos SUV’s vem da Segunda Guerra Mundial, período que demandou a fabricação de muitos veículos para fins militares. Modelos da marca Jeep surgiram neste período também.

Muito populares nos Estados Unidos entre 1990 e 2000, os SUV’s tiveram a sua decadência por lá por causa da alta dos combustíveis, mas ganhou espaço em países latino-americanos e europeus.

Os fabricantes têm investido em modelos que associam robustez a um design moderno, o que não os deixa livre de críticas, principalmente relativas ao seu peso e, consequentemente, ao aumento das chances de colisão com outros veículos.

Se você pretende ter um SUV, veja nesse artigo quais são os seguros mais baratos e vantajosos.