Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Conheça os tipos de carroceria de carro

Esquema de Carroceria de Carro

Conheça os tipos de carroceria de carro

“Como seu carro é bonito!”

Geralmente essa frase é dada não para o conjunto de válvulas do motor, ou para o sistema de injeção, e muito menos para a suspensão. Essas palavras fazem menção única e exclusivamente para a carroceria do seu veículo.

Podem ser separada do chassi do carro, podem fazer parte de uma estrutura única (conhecida como monobloco). Pode ser feita de aço, alumínio ou até mesmo com fibra de carbono (o que aumenta sua segurança e reduz seu peso).

Além disso, existem carrocerias dos mais variados tipos e formatos, de acordo com o gosto do freguês. Confira abaixo uma explicação sobre cada tipo de carroceria e não se perca na hora de comprar seu carro novo!

Modelo Hatchback Compacto

 

Hatchback compacto da Honda

Hatchback compacto da Honda

Costumam ser os modelos de entrada no mercado brasileiro, por serem mais simples e baratos que os demais. Podem vir na versão de 2 ou 4 portas, um porta-malas integrado e a maioria possui um motor bicombustível. Costumam ter a traseira mais curta  que os demais, fazendo com que seu porta-malas seja menor. 

Os modelos Hatch Compacto mais vendidos no Brasil, segundo o índice da Fenabrave, são o Ford Fiesta, Toyota Etios, Honda Fit, Citroën C3, Fiat Punto, Peugeot 208 e Renault Sandero.

+ Confira também – Seguro Honda Fit | Seguro Fiesta | Seguro C3 | Seguro Punto | Seguro Sandero

 

Modelo Hatchback Médio e Esportivo

 

Modelos de Hatchback médio

Modelos de Hatchback médio

Maior que o hatch compacto, o hatchback médio costuma também possuir um motor mais potente do que os comuns 1.0 dos modelos de entrada. Seu acabamento costuma ser mais detalhado e possuir mais itens de série, o que faz com que seu valor de mercado seja mais alto. Os modelos esportivos também possuem melhor desempenho e velocidade.

Os Hatch Médios mais vendidos no Brasil são o Ford Focus, Volkswagen Golf, Chevrolet Cruze Hatch, Fiat Bravo e o Peugeot 308.

+ Confira também – Seguro Focus

Modelo Sedan

Modelo de carro sedan

É o modelo com que as pessoas mais associam os carros modernos. Costumam ter mais espaço interno do que os modelos Hatchback, com duas fileiras de bancos dianteiros e um espaço traseiro que comporta três adultos. Diferente dos hatch, o compartimento de porta-malas é externo ao habitáculo (ou seja, sua tampa não está integrada com o vidro traseiro).

O sedan típico é conhecido também como três volumes, por ser composto por 3 compartimentos separados e claramente distintos (compartimento do motor, compartimento dos passageiros e compartimento de bagagens). Os modelos mais populares são o Chevrolet Prisma, Ford Siena, Hyundai HB20s, Ford Ka Sedan e Volkswagen Voyage.

Existe também o modelo de carroceria de dois volumes e meio (conhecido como notchback ou fastback). Esse modelo tem uma carroceria sedan em que o teto “desce” até o porta-malas, sem que a tampa inclua a janela traseira. Este modelo possibilita vantagens aerodinâmicas, fazendo com que o carro seja mais rápido e com menor consumo de combustível. Os modelos mais conhecidos são o Ford Mustang, Chevrolet Astra e Fiat Stilo.

+ Confira também –  Seguro Siena | Seguro Ford Ka | Seguro Prisma

Modelo Coupé

Modelo de carro coupé

Geralmente o coupé (ou cupê) é um modelo de carro com capota fixa para 2 ocupantes – com variações para 4 ocupantes) e que possui 2 portas. Geralmente são carros mais baixos, com menor espaço interno e maior velocidade, reunindo boa aerodinâmica com alto desempenho. Os modelos mais comuns são o Kia Cerato e o Hyundai Veloster.

Modelo Minivan/Monovolume (MPV)

 

Modelo de carro Minivan/monovolume

Essa categoria reúne grande espaço interno e conforto, vidros grandes e bancos modulares, que podem ser baixados e utilizados para ampliar o espaço de carga, por exemplo. Tem características externas mais similares com os carros de passeio comuns.

  • Os modelos mais vendidos no Brasil em 2014 foram Chevrolet Spin, Fiat Doblo e Citroën C3 Picasso (para o primeiro semestre de 2015 ainda não foram publicados dados consolidados). 

Modelo Van/Furgão

Modelo de carro Van

Modelo com dimensões maiores do que das minivans, geralmente destinado ao transporte de mais passageiros e com maior aproveitamento de espaço interno. O furgão pode ser também usado como utilitário comercial, com destinação especial para o transporte/entrega de cargas.

Os modelos mais vendidos no Brasil são a Renault Master, Fiat Ducato, Iveco Daily, Peugeot Boxer e Citroën Jumper.

Modelo Perua/Station Wagon (SW)

Modelo de carro Station Wagon/Perua

Geralmente são os modelos com maior espaço interno, ótimo para famílias numerosas ou para quem necessita de muito espaço interno para bagagem. São basicamente sedans com habitáculo estendido sobre o porta-malas, cuja tampa é envolvida pela janela traseira. É o tipo de carroceria com maiores designações variadas, como Weekend, Avant, Break, Station Wagon, Touring, etc…

Modelos mais vendidos no Brasil são Fiat Palio Weekend, Volkswagen Spacefox, Volkswagen Golf Variant e Audi A4 Avant.

+ Confira também – Seguro Palio Weekend

Modelo Pick-up

 

Modelo de carro Pick up

Conhecidas popularmente como caminhonetes, as pick-ups foram criadas como veículos de trabalho, com transporte de carga em compartimento aberto. Geralmente costuma ser um modelo mais adotado por pessoas mais jovens e esportivas, já que combinam o fator de carga junto com uma robustez maior de motor. Pode ter cabine com dois ou quatro lugares e uma caçamba grande na parte traseira.

+ Conheça a importância da capota marítima para pick ups

Modelos mais vendidos no Brasil são Fiat Strada, Volkswagen Saveiro, Toyota Hilux e Ford Ranger.

+ Confira também – Seguro Strada | Seguro Saveiro | Seguro Hilux

Modelo Jipe

Modelo de carro Jipe

Projetado para enfrentar terrenos acidentados e que possuem difícil acesso. Costuma ter uma carroceria curta, motor robusto e tração nas quatro rodas, tornando o veículo comum para uso off road.

Os modelos mais vendidos no Brasil são Troller T4, Suzuki Jimny, Jeep Wrangler e o Agrale Marruá (utilizado pelo Exército Brasileiro).

Modelo Utilitário Esportivo (SUV)

Modelo de carro SUV

Esse modelo é como uma perua estruturada a partir de uma pick-up. Possui carroceria alta e robusta e geralmente vem com opção de tração nas quatro rodas. Geralmente são carros grandes, sofisticados e com preço de mercado bastante elevado. Possuem bom desempenho tanto nas cidades como em terrenos off-road.

Modelos mais vendidos no Brasil são Audi Q3, Land Rover Evoque, Honda HR-V e Jeep Renegade.

+ Simular seguro Jeep Renegade

Modelo Crossover

 

Modelo de carro Crossover

São modelos que estão cada vez mais comuns no mercado brasileiro. Originalmente, eram veículos com a carroceria variável entre o formato SUV e SW, mas hoje pode ser definido desde os SW com pequenas modificações off-road (como o Palio Weekend Adventure) a hatchs com pneus mais altos (como o Volkswagen Crossfox).

+ Qual a diferença entre o veículo leve e veículo pesado?

Seja qual for a carroceria do seu carro, é importante manter ele protegido com um seguro automotivo.