Quais são os Tipos de Pneu que existem?

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Quais são os Tipos de Pneu que existem?

Costuma-se dar atenção ao pneu somente quando ele nos deixa na mão. Ou, para ser justo, no momento que não o cuidamos da maneira correta. O que podemos evitar, é claro. Para isso, precisamos conhecer um pouco mais sobre os pneus para utilizá-los como se deve e impedir qualquer surpresinha inesperada. Por exemplo, você sabe identificar qual o pneu do seu carro? Não? Fique tranquilo, vamos explicar quais são os tipos de pneu usados hoje em dia!

Então, quais são os Tipos de Pneu?

Cada pneu tem a sua peculiaridade, desde a composição até a sua função. Por isso, é fundamental entender sobre ele, já que é um item de segurança e garante a estabilidade do veículo. Falando especificamente de carros, existem quatro tipos de pneu disponíveis no mercado. Vamos a eles: 

Pneu On Road

Sabe aquele pneu conhecido como convencional? Pode ser chamado de on road também. Ideal para ser usado no asfalto, é o pneu utilizado em carros de passeio.  

O pneu on road tem características apropriadas para o uso em pistas pavimentadas. O formato do pneu conta com sulcos menores (um “canal” localizado na parte da borracha do pneu que serve para escoar água), o que ajuda a garantir um contato maior com o solo. 

Não só isso: melhora o desempenho do veículo, traz maior aderência e, nos dias de chuva, é bem útil no escoamento da água

Pensou no seu carro? Pois é, se usa o automóvel para o dia a dia e viagens em pistas asfaltadas, o pneu on road é a escolha certa. Evite dirigir com frequência em locais com estradas acidentadas ou de terras, isso pode causar a diminuição da vida útil do pneu. 

Pneu Off Road

O nome entrega um pouco, não é mesmo? O pneu off road é o oposto do on: não recomendado para o asfalto, mas sim para terrenos de terra, cascalho e lama. Entre os tipos de pneu, esse é perfeito para os que têm um perfil mais aventureiro.  

Em sua composição, o pneu tem sulcos mais largos que são mais adaptáveis a enfrentar pistas irregulares – ninguém quer ficar atolado, certo?. Outro aspecto importante: o pneu tem uma estrutura mais resistente, sobretudo por ter um carcaça mais reforçada que o pneu convencional.  

Se gostaria de usá-lo no asfalto constantemente, saiba que não é uma boa ideia. Em vias, o pneu tende a sofrer com desgastes irregulares, superaquecer e pode provocar barulhos na cabine. Tem mais: eleva o consumo de combustível ao trafegar nas áreas urbanas. Incômodos para dar uma enxaqueca daquelas. 

Dica: não esqueça de calibrar o pneu conforme o solo que for percorrer. 

Pneu Misto

Entre os tipos de pneu, o misto é indicado para quem dirige nos dois locais: seja no asfalto como na terra. Mas cuidado: não abuse o pneu em terrenos muito irregulares. O misto é, entre os tipos de pneu disponíveis, voltado para quem pega pista e, às vezes, encara uma estrada de terra pelo caminho. 

O misto contém sulcos maiores que os encontrados no on road, embora não tão largos como o off. Ainda que ofereça um bom desempenho e é bastante resistente, o pneu misto pode sair caro se utilizado de forma errada. Por quê? Tem um preço mais salgado se comparado aos pneus on e off, aumenta o gasto de combustível no asfalto, fora que produz mais ruídos em altas velocidades. 

Por isso, escolha o misto no caso de ter certeza que será vantajoso para o seu veículo. Além de dirigir na cidade, tem o hábito de ir ao sítio de sua avó aos fins de semana? Pronto, o misto é uma boa opção.  

Pneu Verde

Verde? Claro, o pneu não é da cor verde, aliás, a aparência é semelhante aos demais pneus. O nome se refere ao fato de ser um pneu ecológico, ou seja, produzido com materiais benéficos ao meio ambiente. Ok, o que isso significa? Esse pneu é um ótimo aliado na economia de combustível e, também, em diminuir a emissão de poluentes no ar. 

Diferente dos outros tipos de pneu, o verde contém em grande quantidade um composto chamado sílica, substância que reduz a resistência ao rolamento. Isso torna o pneu mais durável, leve e com menos barulhos. O ponto negativo é ter um custo um pouco mais alto, já que falamos de um pneu com tecnologia distinta dos outros. 

Como escolher o melhor entre os tipos de pneu quando for trocá-lo?

Quando chega a hora de se fazer a troca dos pneus, não tem jeito: o motorista precisa estar bastante atento aos detalhes para não sair no prejuízo. É importante lembrar, acima de tudo, que o pneu não é um item estético ou algo a ser menosprezado. Ele é, sim, uma questão de segurança não somente para o carro, mas para todas as pessoas nele. 

Agora que você já conheceu os tipos de pneus, veja quais os momentos que se deve trocá-los.

  • Quando o pneu estiver careca;
  • Quando o pneu der sinais claro de desgaste; 
  • Estar com o prazo de validade do pneu vencido; 
  • Estar em condições inviáveis para o uso, como rasgos, ressecamento na lateral ou ranhuras. 

Pois bem, entre os vários tipos de pneu, como escolher o melhor para o meu carro? O ideal, à princípio, é seguir os modelos originais de fábrica, evitando qualquer novo problema. 

Porém, é preciso avaliar o seu perfil como motorista: por quais lugares anda com o automóvel? Pega alguma estrada de terra, mora numa cidade com clima úmido, utiliza o meio de transporte apenas nas pistas? Este momento é crucial para identificar as suas necessidades e não passar certos apuros.  

Por acaso, se o pneu que estiver no carro não for original, procure o manual do proprietário para saber informações como o tipo, tamanho e calibragem. Mais um detalhe: esteja ciente da carga máxima do veículo, uma vez que os pneus escolhidos podem ser insuficientes para o peso total do carro. 

Mesmo que um dos tipos de pneu desperte o seu interesse, não esqueça: os fabricantes indicam para usar os quatro pneus da mesma marca e modelo na hora da troca. Dessa forma, não se cria dimensões diferentes e impede possíveis danos no controle do automóvel. 

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Última atualização em 12/12/2019