Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Tipos de seguro auto – conheça os diferentes tipos e entenda mais

Saiba quais são os diferentes tipos de seguro auto com a Bidu Corretora.

Veja os diferentes tipos de seguro de carro nesse guia da Bidu Corretora

Seguro de terceiros, seguro popular, seguro compreensivo, DPVAT… Mesmo tentar listar os vários tipos de seguro auto que o seu carro pode ter já é uma tarefa árdua. Imagine, então, entender qual é a diferença entre cada um deles. Complicado, não é?

Mas a Bidu Corretora entende desse assunto e vai ajudar você a entender os diferentes tipos de seguro auto, o que cada um oferece e descubra qual é o melhor para você. Acompanhe!

Seguro compreensivo

É o seguro de carro que todo mundo imagina quando fala do assunto: protege seu veículo contra incêndio, roubo, furto, colisões e várias outras coisas, com indenização parcial ou total. Além dessas coberturas, geralmente inclui proteção contra terceiros, danos morais, coberturas de vidros, assistência e mais. Realmente é uma solução mais completa.

Seguros desse tipo oferecem um leque mais amplo de proteções e é indicado para a maioria dos casos. O outro lado é que esse seguro, por ser bem mais completo, costuma pedir um investimento mais alto que as demais opções.

Além disso, quanto mais antigo o seu carro, mais caro fica para repor peças em caso de algum problema. Por isso, o seguro vai ficando mais caro e piora a relação custo-benefício. Geralmente, ele começa a ficar menos atrativo para modelos a partir de 5 anos e dificilmente está disponível para carros com mais de 10 anos.

Quer dar uma olhada em preços de seguros compreensivos? Faça uma cotação de seguro online com a Bidu Corretora.

Seguro contra roubo e furto (ou rastreador com seguro)

Essa cobertura oferece proteção, como você pode adivinhar pelo nome, contra roubo e furto. Algumas seguradoras oferecem essa modalidade junto com a instalação de um rastreador em comodato, como a Porto Seguro.

Também chamado de “seguro básico”, já que as duas categorias de cobertura básica dos seguros de carros devem ter, obrigatoriamente, uma proteção contra roubo e furto. Algumas seguradoras adicionam mais coberturas, como perda total por colisão.

É importante ter atenção em um ponto: você só é indenizado caso seu automóvel não seja encontrado ou, caso encontrado, com danos superiores a 75% do valor do carro. Se, por exemplo, seu carro for encontrado sem os pneus ou sem uma porta, por exemplo, você deverá pagar pelo conserto do seu bolso.

Ele costuma ser mais barato, mas também oferece uma proteção menor e, diferente do seguro compreensivo, ele não tem classe de bônus.

Esse tipo de seguro se assemelha mais a um serviço de assinatura mensal do que a renovação anual do seguro compreensivo e, por isso, costuma contar com opções atrativas de parcelamento, em muitos casos chegando em até 12 vezes sem juros.

Uma das empresas parceiras da Bidu que oferece esse produto é a Ituran. A cobertura básica desse produto é contra roubo e furto, com a opção de contratar duas coberturas adicionais: contra perda total em colisão e responsabilidade civil facultativa. Faça uma cotação e veja o valor da mensalidade para proteger o seu carro:

 

+ Saiba o que fazer caso seu carro seja roubado ou furtado

Seguro popular

Esse tipo de seguro tem um nome chamativo e geralmente é confundido com o seguro contra roubo e furto, mas é importante saber que essa cobertura ainda não é comercializada!

Ele ainda está em debate entre as entidades reguladoras do seguro (entenda melhor sobre esse sistema aqui) e as seguradoras. Até o momento, a cobertura básica será colisão parcial e o segurado poderá realizar consertos no seu carro com peças de reúso.

Saiba mais sobre o assunto no nosso guia de seguro popular.

Seguro de terceiros

Esse tipo de seguro é um pouco diferente dos demais: o foco da cobertura não é exatamente reparar danos ao seu veículo, e sim, cobrir danos materiais, corporais e morais causados a terceiros.

Nesse caso, terceiros podem ser tanto outras pessoas, sejam outros motoristas, pedestres, etc, e tanto patrimônio alheio, como carros, muros, postes e outras coisas. Essa cobertura geralmente está presente dentro do seguro compreensivo e faz uma boa diferença.

Caso contrário, se você causar um acidente envolvendo terceiros, o prejuízo da outra pessoa sairá do seu bolso.  Ele também é bastante atrativo para carros mais antigos, assim como o roubo e furto, pois garante que pelo menos os danos causados a outras pessoas estarão cobertos.

Seguro de acidentes de passageiros

Assim como o seguro de terceiros, o seguro de acidentes de passageiros também foca em outras pessoas. Nesse caso, os passageiros do seu veículo.

Geralmente, essa cobertura inclui indenizações no caso de morte acidental e invalidez permanente de passageiros.

Essa cobertura é muito importante para quem usa o veículo para transportar pessoas, como motoristas de táxi e motoristas do Uber – inclusive, essa cobertura é exigida pelo aplicativo.

Seguro DPVAT

Também conhecido como seguro obrigatório, o DPVAT é um tipo de seguro diferente, que é administrado pelo Estado e que beneficia vítimas de acidentes de trânsito.

Esse seguro é pago anualmente, geralmente junto com o licenciamento e o IPVA. Não tente fugir, já que  o recolhimento é obrigatório para circular com o seu carrão. Saiba mais sobre esse seguro no nosso guia.

+ Conheça também as opções de rastreador: rastreador Porto Seguro | rastreador Tokio Marine | rastreador Siggo Sascar