Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

8 itens simples que todo carro deveria ter

Itens que todo carro deveria ter

8 itens simples que todo carro deveria ter

Quem depende de um carro para a correria do dia-a-dia sabe que, muitas vezes, a rotina ao volante pode ser estressante e muito cansativa. Nós selecionamos 12 equipamentos super simples que ainda não estão presentes em todos os modelos automotivos e que podem fazer toda a diferença. Além disso, são itens baratos e que podem influenciar bastante na hora da compra.

Quem sabe um dia as montadoras não se atentam para essas pequenas mancadas?

Regulador de cinto de segurança

Pessoas muito altas ou baixinhas demais sofrem com os carros que não possuem reguladores de altura de cinto de segurança. Ou o cinto começa a machucar o ombro ou então a enforcar, causando um imenso desconforto. Este item não está incluso nos modelos Volkswagen Up!, Chevrolet Cruze e Land Rover Discovery, por exemplo.

Botão giratório de volume

Com a tecnologia touch, muitos painéis e equipamentos de sons foram poupados de botões de comandos. Isso pode ser prejudicial para o motorista, que precisa desviar a atenção do trânsito para identificar o local certo de tocar para trocar, tudo porque ele não tem mais o estímulo tátil, apenas o visual. Um botão giratório evitaria que o condutor desviasse sua atenção apenas tateando o local certo para dar o comando desejado.

Identificação da marcha utilizada em painel

Muitos modelos de automóveis não mostram em seus painéis a marcha que está sendo utilizada, fazendo com que o condutor desvie sua atenção para o câmbio. Geralmente, isso acontece em veículos com transmissão automática, porém isso faz falta quando o motorista deseja analisar mais profundamente o funcionamento do conjunto de motor e câmbio.

Seta nos retrovisores

Item obrigatório na Europa, os repetidores de seta nos retrovisores ainda não são uma unanimidade aqui no Brasil. Esta opção ajudaria muito já que nem sempre o motorista tem em seu campo de visão a seta do carro ao lado, que fica nas laterais dos faróis traseiros. Com esta opção em série, muitos acidentes seriam evitados.

Ajuste de bancos por comando giratório

Muita gente sente um terrível incômodo quando o banco não fica exatamente do jeito mais adequado para o seu corpo. Muitos carros hoje deixaram de lado o comando giratório e o substituíram por alavancas. Neste caso, precisa-se usar o próprio corpo para puxar ou empurrar o banco para posições pré-determinadas. O comando giratório é mais simples e permite ajuste exato, com muito mais conforto.

Seta de um toque

Modelos da Fiat e Jeep já possuem esta facilidade, que é o toque simples na seta para 3 ou 5 piscadas. Esta opção é útil em casos de ultrapassagens e evita que a seta fique ligada em caso de o condutor esquecer de voltar.

Desligamento de faróis na chave

Quem já ficou sem bateria sabe o transtorno que é esquecer os faróis acesos. Chaves com desligamento automático dos mesmos ainda não são uma realidade para todos os modelos de carro, mas poderiam resolver um problema tão comum, não é mesmo?

Mas, se ficar sem bateria, veja no nosso post como fazer chupeta de carro.

Marcador de temperatura

Apesar de muitos fabricantes estarem extinguindo a luzinha da temperatura nos painéis dos carros, esta é uma opção bastante necessária. A sua função é alertar as variações de temperatura e evitar danos mais sérios no motor. Atualmente, a luz só indica quando a temperatura está muito alta, fazendo com que o condutor só descubra o problema quando ele já está consumado.