COTAR SEGURO ONLINE

Dicas de trânsito para a volta às aulas

Dicas de trânsito para a volta às aulas

A volta às aulas, para muitos, pode ser sinônimo de filas intermináveis de carros e estresse no trânsito. Mas, não precisa ser assim. 

Com o fim das férias escolares, a rotina volta ao normal. E nesta época de readaptação, é comum os pais terem que tomar uma boa dose de paciência. Prestar mais atenção aos hábitos neste momento é importante para que o impacto do retorno seja suave e, até mesmo, motivador para o estudante.

Em nome da boa convivência e, claro, da segurança no trânsito, separamos algumas orientações para que a rotina da escola seja restabelecida de forma mais tranquila. 

Quer saber como? Pegue papel e caneta e tome nota! 

E no final do texto ainda tem uma lista especial com 10 dicas rápidas para você fazer sua lição de casa e contribuir para que o trânsito na volta às aulas fique cada vez mais gentil e seguro.

Cotação online de Seguro Auto

Volta às aulas: programe-se para sair de casa mais cedo

Muitos pais têm que levar os filhos para a escola antes de seguir em frente para o trabalho. E, no momento em que o ano letivo começa, esquecem de reajustar esse tempo a mais no trajeto. Por isso, para evitar “atropelos” logo no começo do dia, a melhor dica é se programar para sair de casa com o máximo de antecedência. 

Quanto mais próximo do horário de entrada e saída, maior é o fluxo de veículos nas proximidades das escolas. Isso pode significar lentidão no trânsito. Sair mais cedo irá contribuir para que essa situação não se agrave, gerando transtornos e situações estressantes que poderiam ser evitadas

E aqui também cabe uma dica para quem mora perto de uma área escolar, mas não tem como destino uma instituição de ensino.  Se possível, evite essas regiões nos horários mais críticos. 

E, fique atento. Principalmente na época de volta às aulas, os agentes de trânsito aumentam a fiscalização. Eles podem, inclusive, bloquear as vias na tentativa de organizar melhor o fluxo de carros. 

O motorista desavisado pode acabar em uma fila indesejada.

Segurança no veículo em primeiro lugar

A pressa não é motivo para se esquecer da segurança. Antes de sair de casa, verifique se todos os passageiros do carro estão com cinto de segurança. Veja também se as crianças estão nos assentos adequados para o veículo particular:

  • Crianças de até um ano devem ser transportadas no bebê-conforto, com o assento voltado para o vidro traseiro;
  • De um a quatro anos devem fazer as viagens na cadeirinha;
  • Entre quatro e sete anos e meio, devem ser transportadas no assento de elevação;
  • Entre sete anos e meio e 10 anos de idade, devem ficar no banco de trás com o cinto de segurança.

O descumprimento das regras de transporte de crianças está descrito no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ele pode resultar em penalidades como multas e desconto de pontos na carteira nacional de habilitação

Atenção redobrada com os pedestres nas áreas escolares

Não transite em alta velocidade nas proximidades das áreas escolares. Esses locais onde há um grande fluxo de pessoas exigem maior atenção do motorista. 

Deixar de reduzir a velocidade no entorno dessas regiões é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade passível de multa e pontuação na CNH. Fique atento à sinalização!

Respeite as faixas de pedestres não parando sobre elas. 

+ Você conhece o significado das placas de trânsito?

+ Quer melhorar na hora de fazer a baliza? Veja esse passo a passo.

Também fique atento aos sinais luminosos que auxiliam a travessia nas ruas. Se você estacionou o carro e vai à porta da escola caminhando, lembre-se de andar com as crianças na parte interna da calçada. Se possível, sempre segurando-a pela mão ou pulso, principalmente, na hora de atravessar. 

A pressa também é inimiga do pedestre: nunca atravesse a rua correndo. 

Marque um ponto de encontro afastado do trânsito intenso

Se possível, arranje um ponto de encontro que seja mais afastado da porta das escolas, onde você possa aguardar seus filhos com o carro parado. 

Isso ajuda a desafogar os locais onde há maior quantidade de carros. Além disso, permite que as crianças embarquem sem pressa e com maior segurança no veículo.

Evite parar ou tentar andar em fila dupla nas ruas. O indicado é manter-se sempre em fila indiana. Nunca pare o veículo sobre as calçadas. Isso pode gerar penalidades se o condutor for pego. Sem falar o quanto prejudica o fluxo de pedestres.

Por fim, seja gentil com outros condutores e respeite as leis de trânsito. Em um ambiente que todos estão apressados com a volta às aulas, manter a calma é o melhor remédio para não ter estresse e evitar acidentes.

+ Educação no trânsito: é possível colocar a gentileza na direção?.

Carona: reduza o volume no trânsito perto da escola 

Em tempos de economia colaborativa, porque não fazer uso da boa e velha carona? Vale criar um grupo de pais para que seja possível articular um esquema de revezamento de caronas. 

Assim, é possível intercalar a responsabilidade de levar e buscar as crianças. Além disso, melhora a fluência do trânsito com menos veículos circulando na volta às aulas. 

Volta às aulas com mais consciência no trânsito

A gente sabe que voltar às aulas é um exercício que exige paciência até que a rotina retorne ao normal. 

Para te ajudar nesta tarefa, anote agora essa lista com 10 dicas rápidas para tornar essa readaptação mais tranquila e, assim, melhorar a qualidade do trânsito. 

10 Dicas rápidas para melhorar o trânsito perto das escolas

  1.  Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares;
  2. Certifique-se sobre a rotina do trânsito nas proximidades da escola do seu filho com antecedência. Não deixe para fazer isso no primeiro dia de aula;
  3. Verifique os locais onde é possível estacionar de forma segura para o embarque e desembarque dos estudantes. Conheça o entorno e não se concentre apenas em opções de estacionamento em frente à escola; 
  4. Não pare em fila dupla e nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua. O desembarque deve ser feito sempre pelo lado da calçada;
  5. Não estacione em local proibido. Nunca pare sobre a faixa de pedestre ou em cima de calçadas;
  6. Utilize a seta: sinalize sua intenção aos demais motoristas!
  7. Utilize também a gentileza. Dê a passagem ao outro;
  8. Use sempre a faixa de pedestre. Antes de atravessar, olhe sempre para os dois lados. Não atravesse correndo ou distraído ao celular;
  9. Você também não deve utilizar o celular quando estiver dirigindo; 
  10. Certifique-se de que seu o filho entrou na escola em segurança.

E por último, mas não menos importante, fique atento à segurança no veículo:

  • Use o cinto de segurança;
  • Nas motos, utilize o capacete, e lembre-se de que somente crianças acima de sete anos devem ser transportadas em motocicletas;
  • No transporte escolar observe a conduta do motorista no trânsito e a documentação do veículo. 

Anotou? Então, agora é só colocar em prática. Melhorar a qualidade no trânsito na volta às aulas é uma tarefa de todos. Faça a sua parte e dê uma lição de cidadania e bom exemplo para o seu filho. 

Leia também: Código de Trânsito Brasileiro: estamos em um lugar seguro?

Última atualização em 16/02/2020