Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Quando preciso trocar a pastilha de freio?

Pastilha de freio

Quando preciso trocar a pastilha de freio?

Você está dirigindo seu carro em uma avenida tranquila, ouvindo uma boa música e tem como destino seu restaurante preferido. Parece tudo perfeito! Porém, não está (e não, dessa vez não é sua sogra ligando para pedir que você leve ela ao mercado). Ao parar em um sinal vermelho, você percebe que o freio do carro não está respondendo rapidamente e, ao pisar nele, um barulho estranho é feito.

Bom, é provável que a pastilha de freio do seu carro precise ser trocada. Essa peça é extremamente importante para a segurança do veículo pois ela faz parte do sistema de freio à disco. Assim, quando você pisa no freio, as pastilhas pressionam o disco de freio, realizando a parada do carro. Se a pastilha está desgastada a eficácia da frenagem será comprometida, pois o disco pode não ser pressionado corretamente.

Quando é hora de trocar a pastilha?

Existem algumas maneiras de identificar se está na hora de trocar as pastilhas de freio do seu carro:

  • Modelos de veículos novos e bem equipados, como por exemplo o Novo Jetta e o Passsat, geralmente, possuem no painel um indicador de desgaste das pastilhas, que informa a hora de trocá-las. Porém, são poucos os carros que possuem essa tecnologia.
  • Uma alternativa caso seu carro não possua o indicador dependerá da sua audição. Você precisa ficar sempre atento aos barulhos do carro, nesse caso, principalmente quando pisa no freio. Se as pastilhas estiverem gastas, é comum ouvir um ruído metálico e, então, é hora de trocá-las.
  • Outra maneira de saber a hora de trocar a peça tem relação com os quilômetros rodados. A cada 5.000 km rodados é indicado fazer uma revisão nas pastilhas de freio. Já entre 30.000 e 40.000 km é obrigatório trocar as pastilhas, pois elas já estarão gastas.

Quanto antes você trocar, melhor

É importante você ficar atento aos sinais do carro e levá-lo ao mecânico logo que perceber algo de errado. Quanto antes você trocar as pastilhas de freio melhor, já que fazendo a manutenção preventiva o disco de freio não irá ser danificado. Ou seja, quanto antes você perceber que é hora de trocar as pastilhas, menos peças irão ser comprometidas e menos você irá gastar.

A troca da peça costuma ser barata comparada com outras manutenções, algo em torno de 30 reais dependendo do modelo do carro. Porém, se você demorar para fazer a manutenção, pode ser que outras peças sejam danificadas. E aí, o preço aumenta.

Além disso, é sua responsabilidade como um bom motorista (já demos dicas aqui no blog de como ser um bom motorista) fazer sempre a manutenção preventiva do veículo. Isso pode evitar acidentes e dores de cabeça.

Algumas seguradoras, como a Porto Seguro e a Tokio Marine, oferecem desconto na troca das pastilhas de freio. Confira se na sua modalidade de seguro auto está incluso esse benefício!