Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Passo a passo: Como trocar óleo do carro

imagem de um pote com óleo do motor. escrito: óleo do carro, como trocar em casa

Passo a passo: Como trocar óleo do carro

Diferentemente de trocar uma lâmpada dentro de casa, ou de trocar o para-brisa do seu carro, fazer a troca de óleo pode ser uma atividade um tanto desafiadora. Talvez até bastante confusa. Nesse sentido, por que você mesmo faria essa troca?

Bem, em primeiro lugar para economizar. Você pode calcular quanto custa esse serviço com um técnico especializado e comparar com quanto vale a sua hora de trabalho. Se você nunca fez isso e não tem uma ajuda por perto, deixe para uma próxima vez, combinado?

Se você possui algum conhecimento sobre o assunto e acha que vale a pena, acompanhe nossas sugestões e vamos logo fazer essa troca.

Confira o passo a passo para trocar óleo do carro

Passo 1 – Separando as ferramentas de trabalho

Deixe tudo previamente organizado. Separe tudo o que você precisa. Por exemplo: algum instrumento para manter o capô do carro aberto enquanto você trabalha, a quantidade de óleo necessária para o seu carro (leia o manual do proprietário), escolha o tipo de óleo correto (checar se é sintético ou convencional), o filtro de óleo (o indicado é um filtro de desempenho estendido, não compre o mais barato que encontrar). Você vai precisar também de uma chave de filtro, uma chave de caixa, um funil (que pode ser criado com uma garrafa pet cortada ao meio, simplesmente), folhas de plástico ou jornais para cobrir o chão da sua garagem, a fim de evitar manchas com o derramamento de óleo, além de luvas e alguns panos para limpeza.

Passo 2 – Alçando a frente do carro

Ligue o carro, deixe-o assim por algum tempo para esquentar o óleo. Depois, estacione em cima dos jornais ou plástico que tenha colocado no chão, para não sujar. Não deixe o carro segurado apenas por um macaco, use suportes para elevar a frente do carro. Você pode usar rampas. Certifique-se de que está garantindo, antes de qualquer coisa, a sua segurança.

3- Trocando o óleo

Abra o capô, retire a vareta, localize o plugue na bandeja de óleo. Coloque uma bandeja de captura por baixo e remova a ficha. Muito cuidado, porque o óleo pode estar bem quente.  Limpe o bujão de drenagem com um pano.

Passo 4 – Substituindo o filtro de óleo.

Retire a panela de retenção de óleo do filtro, afrouxe o filtro com a chave de filtro útil, deixando o óleo escorrer. Retire o filtro. Esfregue um pouco de óleo novo na junta do novo filtro. Feche-o.

Passo 5 – Coloque o novo óleo

Agora está fácil. Retire a tampa de preenchimento de óleo que está sob o capô. Na sequência, com o seu funil, coloque a quantidade de óleo especificada pelo fabricante no tanque. Troque a tampa de preenchimento e a vareta.

Passo 6 – Checando todo o trabalho

Enquanto o carro ainda está levantado, execute o motor por ao menos 30 segundos. Verifique agora se existem vazamentos em torno do filtro. Se identificar algum, desligue o motor, inspecione tudo. Tenha certeza de que não sobrou nenhum vazamento. Se não encontrou problemas, trabalho finalizado.

Passo 7 – Recicle o óleo

Não despeje o óleo retirado em qualquer lugar. Guarde e depois leve para reciclagem. Veja aqui como fazer o descarte ecológico dos itens do seu carro.