Está na hora de trocar de Seguro Auto?

foto de carros na rua para texto sobre trocar de seguro auto

Está na hora de trocar de Seguro Auto?

Você está pensando em trocar de seguro auto e não sabe se é o momento certo ou mesmo se vale a pena fazer isso? Esse conteúdo pode contribuir para a sua decisão.

Será que trocar de seguradora pode trazer vantagens ou desvantagens? Será que há outros tipos de seguro auto que são melhores para você? Vamos avaliar?

Cotação online de Seguro Auto

Trocar de Seguro Auto é uma boa?

Em geral, trocar de seguro auto é uma ideia que surge em virtude de vários fatores.

É verdade que mudanças como essa são comuns e ocorrem rotineiramente. Porém, elas são, sim, motivadas pela insatisfação com os serviços prestados pela seguradora que responde pelo atual seguro. 

Ou então a vontade de trocar de seguro auto surge quando quando a questão financeira pesa. Aí, é hora de buscar alternativas mais acessíveis ou então que ofereçam mais benefícios.

Dentre tantas outras possíveis razões para trocar de seguro auto uma coisa é certa e deve ser ponderada em 100% dos casos. É essencial, antes de fazer qualquer tipo de movimento, pesquisar e depois avaliar os prós e os contras que envolvem essa mudança.

Avaliando as vantagens e desvantagens de trocar de Seguro Auto

Trocar de seguro auto requer, inicialmente, fazer uma criteriosa pesquisa entre as empresas de seguro do mercado. Conhecer a idoneidade dessas empresas é imprescindível.

O próximo passo para avaliar se vale a pena fazer a troca do seguro auto é buscar cotações das empresas. Para isso, é preciso ter em mãos a cobertura que o seu veículo tem atualmente. Assim, a avaliação das propostas recebidas será equilibrada, feita mediante os mesmos parâmetros.

Ao receber as propostas, é hora de avaliar para escolher a que melhor atenda as necessidades de cada perfil de cliente. Quem preferir, um corretor de seguros pode contribuir para que essa avaliação seja feita com critério.

Ao optar por trocar de seguro auto, o passo seguinte é fazer contato com a seguradora atual e pedir um endosso de cancelamento. Esse documento deve apresentar todas as informações sobre o perfil do segurado e do cancelamento da apólice.

Uma informação é de extrema importância e não pode faltar nesse documento: a classe de bônus do segurado. Só assim para ter a garantia de um bom desconto na contratação da nova apólice de seguros na nova seguradora.

Importante saber: a mudança de seguro auto pode ser feita a qualquer momento, quando o cliente desejar. Porém, é sempre válido dizer que o mais adequado para realizar essa mudança é sempre no período de renovação do contrato.

Há vantagens ao mudar de Seguradora?

Já que a mudança ideal de seguradora deve ser feita quando chega a hora de renovar o seguro, será que há vantagens de fazer essa troca antes? Além do valor mais baixo de um novo seguro, quais são os outros benefícios?

Ao optar por trocar de seguro auto, é possível sim agregar benefícios. Então, é importante avaliar também se o novo seguro contempla:

  • Assistência completa 24h: serviço que vai desde guincho até troca de pneus e manutenção na residência do segurado;
  • Benefícios diferenciados para mulheres, consideradas, de acordo com as estatísticas, mais cuidadosas com os carros e cautelosas ao dirigir;
  • Outros benefícios como, por exemplo, carro reserva, auxílio em caso de pane seca ou mecânica, etc.

Há desvantagens ao trocar de Seguro Auto?

Caso opte pela mudança do seguro auto é importante estar preparado para a burocracia que cerca esse movimento.

Cada seguradora tem critérios próprios mas, em geral, os procedimentos padrões devem ser feitos como a vistoria do veículo, por exemplo.

O que é bônus do Seguro Auto?

Uma dúvida recorrente de clientes que desejam trocar de seguro auto se refere ao bônus do seguro. Será que é perdido em virtude da mudança?

O bônus do seguro é uma premiação que é oferecida ao cliente/segurado quando ele não aciona o seguro para usar a cobertura em casos de sinistro, acidentes que necessitam de conserto, etc. Se o seguro não for acionado durante todo o ano de vigência do contrato estabelecido com a seguradora, há essa premiação.

Esse bônus cresce a cada ano de seguro renovado sem sinistro e isso faz com que o cliente tenha descontos no valor da renovação do seguro.

É possível já ter esse desconto a partir do segundo ano de seguro. Trata-se de um benefício pessoal e intransferível, que o segurado leva para qualquer seguradora, ou seja, é um bônus que não é perdido.

É possível economizar ao contratar uma nova seguradora?

Sim, é possível economizar!

Para isso, entretanto, é necessário fazer a pesquisa com o máximo de seguradoras possíveis. Além disso, procure por aquelas que oferecem descontos ou mesmo promoções para novos clientes.

Caso a seguradora não tenha esse benefício, uma dica para baratear o preço do seguro auto é instalar um dispositivo antifurto no veículo como, por exemplo, rastreador, bloqueador e alarme. Todos fazem cair o valor da apólice.

Última atualização em 19/12/2019