Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Vai dirigir à noite? Veja essas dicas!

Dicas para dirigir à noite

Vai dirigir à noite? Veja essas dicas!

Os motoristas sabem: dirigir à noite e de dia não é a mesma coisa. De noite a visão é afetada pela baixa quantidade de luz, existem condutores que ligam os faróis altos e desregulados de frente com outros motoristas e, em algumas cidades, as ruas são mais perigosas e com maior risco de assaltos (inclusive, no nosso blog, já contamos quais são as 20 ruas mais perigosas de São Paulo).

Mas dirigir sem a luz do sol não é tão complicado quanto parece. Separamos algumas dicas para quem vai dirigir à noite, confira:

– Redobre a atenção

Parece óbvio, mas é importante redobrar a atenção logo que começa a anoitecer, quando acontece um fenômeno conhecido por lusco-fusco – que atrapalha a visão, pois é quando o olho se adapta à mudança de luminosidade. Portanto, fique mais atento quando está dirigindo sem a luz solar.

– Não acenda a luz interna do carro

Evite acender luzes internas do carro quando estiver à noite. Isso pois quando ligamos essas luzes, a percepção das luzes externas, como faróis e semáforos, é prejudicada.

Além disso, para te ajudar a manter uma distância segura do carro à frente, você pode baixar o aplicativo Safety Sight (criado pela Sompo Seguros para aumentar a sua segurança).

– Não confie totalmente nos semáforos

De madrugada, os semáforos não são totalmente confiáveis. Algumas pessoas não seguem a sinalização corretamente de madrugada por acharem que o movimento é baixo e acabam passando em sinais vermelhos ou ignorando por completo as sinalizações. Portanto, em cruzamentos, fique atento e verifique se não há perigo de colisão e motoristas infringindo as sinalizações.

– Planeja sua viagem com antecedência

Programe suas paradas, hospedagens no meio da estrada e verifique o caminho que irá fazer. Durante a noite, você pode ter mais dificuldade para identificar e encontrar o caminho, por isso é interessante planejá-lo antes. Além disso, não insista em dirigir se estiver com sono, pois a baixa luminosidade pode agravar essa situação e você pode perder o controle do carro. Se estiver cansado, pare em algum lugar ou adie a viagem.

– Mantenha os faróis regulados

É óbvio, mas importante. Durante a noite, os faróis serão os seus melhores amigos, proporcionando que você enxergue o que está a sua frente. Portanto, lembre-se de fazer uma revisão no carro e mantê-los regulados e ligados.

– Ajuste o retrovisor

Alguns carros são equipados com escurecimento automático do retrovisor, mas alguns modelos ainda não possuem a tecnologia. Então, ponha-o no modo noturno ajustando a aba na base no espelho. Assim, as luzes dos carros parecerão menos brilhantes e você conseguirá enxergar melhor.

Por fim, mas não menos importante, verifique a situação e coberturas do seu seguro auto. Caso algum imprevisto aconteça durante à noite, o seu seguro de carro poderá ser muito útil! Veja se ele está em dia e se as coberturas estão de acordo com suas necessidades.