Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Vai viajar de moto? Faça uma revisão e viaje seguro

Não esqueça de fazer uma revisão na moto

Vai viajar de moto? Faça uma revisão e viaje seguro

Você passa a semana inteira planejando a viagem que fará no domingo: separa o capacete, traça as rotas e chama os amigos. Chega o esperado dia e, simplesmente, sua moto não liga. Pois é, esse é o menor problema que pode acontecer com ela se você se esquecer de fazer uma revisão.

Antes de viajar com a sua moto, seja em viagens curtas ou longas, você deve levá-la a um mecânico e verificar o estado de alguns itens:

 

  •         Filtro de óleo, óleo e refrigeração

É importante você verificar o óleo do motor e o filtro dele. Eles devem ser trocados antes da viagem pois irão garantir o bom funcionamento da moto.

Se ela for arrefecida a água, o sistema deve ser abastecido até o nível indicado pela fabricante. Use sempre o produto indicado por profissionais da área.

 

  •         Kit de relação

O conjunto composto pela corrente, pinhão e coroa, que tem a função de levar a força do motor até a roda traseira, deve ser visto por um mecânico com muita atenção. Não podem existir folgas na corrente, caso exista, ela deverá ser esticada e ajustada ou substituída por outra em melhores condições. A lubrificação da corrente também deve ser verificada.

 

  •         Sistema de freios

O sistema de freios é um dos itens que garantirá a sua segurança na viagem. Como você estará andando em velocidades altas, é importante que o freio seja devidamente regulado e lubrificado, para que o tempo de frenagem seja rápido.

Se o sistema for hidráulico, é importante um mecânico checar o nível do fluído. Caso a indicação esteja abaixo do nível mínimo, sua moto pode estar com um vazamento ou desgaste excessivo da pastilha, que deverá ser trocada.

 

  •         Pneus e rodas

Confira se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do manual da moto. Lembre-se que, caso você viaje com garupa, o pneu traseiro deverá receber pressão maior.

Verifique também as condições da roda: se há objetos presos, como pregos, cacos de vidro e pedras.

 

  •         Sistema elétrico

A inspeção do sistema elétrico consiste em conferir o funcionamento das luzes e freio, da sinalização, da lanterna, do farol e do painel. Qualquer problema nesses itens, por mais simples que pareça ser, deve ser consertado antes da viagem pois podem resultar em multas e, pior, em acidentes graves.

Esses são os principais itens que devem ser verificados antes de pegar a estrada com sua companheira de duas rodas. É importante você fazer uma revisão geral na moto, para evitar problemas e acidentes. Verifique também, se o seu seguro moto oferece serviços de guincho e assistências no percurso que você fará.

Com essas dicas sua moto está pronta para a viagem 😉 Agora escolha uma estrada linda no Brasil para explorar! E atenção: se for viajar na garupa, confira essas dicas.

E não esqueça de conferir seguro para motos!

+ Veja também: O retorno da Vespa