Quando vale a pena financiar carro

Imagem de carro e moedas para texto que fala se vale a pena financiar carro

Quando vale a pena financiar carro

Quando você pensa em comprar um carro, logo passa pela sua cabeça a frase: “quem não parcela, não tem?”. Ao ouvir essa afirmação parece que entrar em um financiamento é o único recurso para conseguir um determinado bem. Mas será que é assim mesmo? Será que sempre vale a pena financiar carro?

Um financiamento de carro é uma boa opção quando você precisa dele para hoje. O primeiro passo é o procurar uma instituição que fará uma análise do seu histórico financeiro. O valor total do carro que você deseja comprar é concedido no mesmo momento da aprovação do seu crédito.

Só que quando você entra em um financiamento, precisa ter em mente  que você está assumindo um compromisso que irá durar por alguns meses, ou anos. Então, o que você precisa considerar para decidir se vale a pena financiar carro? 

Cotação Online de Seguro Auto

Financiamento de carro: entenda melhor

Você quer comprar um carro, mas não dispõe de todo o valor hoje. Então, você logo pensa em dividir o custo total desse veículo em suaves parcelas para caber no seu orçamento mensal. 

Recorrer ao financiamento é uma saída muito comum. Financiamento de carro vale a pena quando você não tem dinheiro sobrando para pagar à vista, ao mesmo tempo em que você necessita ter acesso ao bem de forma imediata. 

Existem, basicamente, três opções de financiamento. Vamos saber um pouco mais sobre eles:

Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

O CDC funciona como se você estivesse pegando um empréstimo no banco, só que há uma grande diferença. Até que termine de pagar as parcelas, o veículo fica alienado a essa instituição. A taxa de juros é fixada no início do contrato e o valor pago mensalmente não sofre alteração no decorrer do período. 

Embora funcione como um empréstimo, na prática, esse tipo de financiamento é uma modalidade bem diferente de um empréstimo pessoal. Isso porque um empréstimo pode ser solicitado sem uma finalidade determinada, além de contar com uma taxa de juros bem menor. 

Leasing

Nessa modalidade para financiamento de carro, existe a figura de um “arrendador”, que, geralmente, é uma instituição financeira. Essa instituição compra o bem e cede seu uso ao “arrendatário”. Assim como no CDC, o veículo é propriedade desta instituição até o pagamento final de todas as parcelas.

Consórcio

É quando você faz parte de um grupo formado por outros compradores que estão interessados no mesmo veículo que você. O consórcio é organizado por uma administradora, que cobra uma taxa referente aos serviços prestados

No decorrer do período, o valor das parcelas pode sofrer reajustes de acordo com a valorização do carro desejado. Diferentemente do CDC e do Leasing, você começa a pagar as parcelas, mas só recebe o veículo quando houver a contemplação da carta de crédito. Ou seja, somente quando você for sorteado é que poderá comprar o seu carro.

+ Saiba mais sobre como funciona o financiamento de carro.

Vale a pena financiar carro?

Financiar a compra de um bem é a mesma coisa que pagar parcelado (com juros). No momento da aprovação do seu crédito, você já recebe o valor suficiente para sair na hora de carro novo.

Se você está pensando se vale a pena financiar carro, lembre-se do seguinte. Diluir esse custo total da compra do veículo em suaves parcelas pode trazer um alívio mês a mês. Mas, é preciso lembrar que nesta operação haverá a incidência juros, que irão variar de acordo com o tempo de parcelamento.

Cada instituição financeira possui regras e exigências. De modo geral, se você está pensando em contratar hoje um financiamento, será preciso ter com você aproximadamente 20% do valor total para dar de entrada.

Além disso, será preciso apresentar toda a sua documentação e comprovar renda. 

Para seguir no processo de aprovação, haverá uma avaliação do seu score de crédito: uma análise que mede sua capacidade de quitar um empréstimo ou financiamento. Quanto melhor for a sua pontuação, mais chances de conseguir negociações com juros mais baixos.

Qual a maior vantagem do financiamento de carro

O maior benefício de entrar em um financiamento de carro é a possibilidade de ter acesso imediato a ele. Isso porque, como já vimos anteriormente, após a aprovação do seu crédito, você poderá seguir com a compra.

Desta forma, se você precisa de um carro para transportar sua família ou para trabalhar, por exemplo, ter o veículo disponível para usar hoje será um grande ponto a favor.

Vai fazer Uber? Saiba se vale a pena comprar ou alugar um carro

Sempre vale a pena financiar carro?

A resposta é depende. Ao financiar um carro, você precisa considerar: 

  • Que é preciso dar entrada de, no mínimo, 20% do valor total;
  • Se as taxas do financiamento irão caber no seu bolso;
  • A desvalorização do carro, que fica em média em 10% ao ano.

Além do custo do financiamento, coloque também na ponta do lápis os custos que você terá no seu dia a dia para manter o carro em uso, como por exemplo: 

Pense também no motivo pelo qual você precisa do carro:

  • Qual o seu perfil? 
  • De que tamanho é sua família? 
  • Você irá precisar do carro para qual atividade?

+Planejamento financeiro: dicas para o primeiro carro;

Às vezes, você pode perceber que ter um carro não é uma urgência, ou então que essa necessidade pode ser suprida ao utilizar outras formas de transporte.

Financiamento de carro é uma poupança forçada?

Se você está pensando se vale a pena financiar carro como uma espécie de investimento, a resposta é que não é bem assim. Quando você financia, está pagando juros para alguém. Então, “financiar” não é a mesma coisa que “poupar”. Na verdade, são coisas opostas. 

Mas você pode inverter a lógica dos juros ao seu favor. 

Como alternativa ao financiamento, você pode esperar para comprar um carro assim que tiver o dinheiro para pagá-lo à vista. Para isso, você pode procurar investimentos de curto, médio e longo prazo e assim, fazer render o seu dinheiro.

Se você não sabe nem por onde começar, procure opções mais conservadoras como os investimentos de renda fixa. Os mais comuns são: o CDB, o Tesouro Direto, a LCI, LCA.

Uma dica básica é saber que a escolha do melhor investimento varia de acordo com a sua situação atual e o seu objetivo. 

Vai comprar um carro?

Seja com for, se você vai comprar um carro financiado ou comprar à vista, é indispensável fazer seguro auto para andar com o seu veículo protegido.

Faça uma cotação online para comprar os melhores preços e coberturas e contratar sem nenhuma complicação.

Ficou na dúvida sobre financiamento de veículo? A Bidu Corretora pode ajudar. Um de nossos consultores entrará em contato com você para fazer uma simulação. Caso o seu perfil seja aceito, já é possível seguir com a contratação. 

A liberação do crédito pode ser feita no mesmo dia da formalização dos documentos ou no 1º dia útil seguinte.

Última atualização em 02/03/2020