Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Vale a pena colocar ar-condicionado no carro?

como instalar ar-condicionado

Vale a pena colocar ar-condicionado no carro?

Colocar ar-condicionado no carro é a melhor opção para diminuir as altas temperaturas registradas no verão. Hoje em dia, colocar ar-condicionado no carro deixou de ser luxo para ser uma necessidade. Por isso, o número de vendas de veículos novos com o item é cada vez maior.

Mas aí surgem algumas dúvidas sobre como colocar ar-condicionado no carro: todos os veículos antigos suportam a instalação do ar-condicionado? Quanto custa a instalação? O consumo de combustível aumenta? Neste post, vamos tirar algumas dúvidas sobre esse item cada vez mais usado nos automóveis brasileiros.

Como instalar o ar-condicionado no carro

Para se ter um aparelho de ar-condicionado no carro existem duas maneiras. A primeira é comprar um veículo que já tenha o item instalado de fábrica. Assim, o motorista faz um investimento um pouco maior. Em compensação, tem a tranquilidade da qualidade do serviço e a certeza de que não haverá problemas de espaço e compatibilidade do sistema de ar com o modelo do carro.

Já a segunda maneira é colocar ar-condicionado no carro procurando o serviço em uma oficina autorizada e negociando o valor de instalação. Assim, o motorista pode conseguir reduzir o valor final de instalação – principalmente quando comparado aos valores de uma concessionária. Entretanto, o dono do veículo fica sujeito a riscos, principalmente em relação a qualidade da instalação. Problemas futuros após a instalação também podem aparecer, como o ar-condicionado não estar gelando o suficiente, ou outros problemas com o ar-condicionado.

Mesmo em oficinas de qualidade, a instalação de ar-condicionado em um carro que não foi planejado para isso pode alterar a estrutura do veículo. Isso pode aumentar seu peso e comprometer o desempenho do carro.

Especialistas explicam que um carro que sai de fábrica sem ar-condicionado ou outros acessórios, como direção hidráulica, podem não ter espaço suficiente para a sua instalação. Isso acaba desvalorizado o carro caso o dono escolha instalá-los depois. Ou seja, você vai gastar mais para fazer a instalação, e ainda perderá dinheiro na hora da venda.

Quanto custa instalar um aparelho de ar-condicionado no carro?

O preço de colocar ar-condicionado no carro varia de acordo com a marca de modelo do veículo. Uma dica é verificar no site dos fabricantes qual é o preço de tabela para cada modelo. O bom de saber os preços antes é que permite uma melhor negociação quando o cliente está na concessionária.

Agora, para quem quer colocar ar-condicionado no carro seminovo ou usado, é um pouco mais difícil negociar. Aqui, a dica é escolher uma oficina autorizada pela marca ou escolher um mecânico de confiança e, principalmente, qualidade. Uma instalação de qualidade não costuma sair por menos de R$ 3 mil e leva no mínimo uma semana. Mas isso varia de acordo com modelo, veículo e qualidade do instalador.

Vale a pena colocar ar-condicionado no carro?

Ar-condicionado não é mais sinônimo de riqueza. Os tempos mudaram e o ar leva conforto e segurança (por não precisar rodar com os vidros abertos) ao motorista e família.

Quanto ao gasto após a instalação, geralmente o consumo de combustível aumenta entre 10% a 20%, o que não é muito, considerando o benefício do ar. Para se ter uma ideia, se o carro está em velocidade superior a 80Km/h, e de janela aberta, o ar que entra no carro afeta a aerodinâmica do veículo, fazendo com que o veículo necessite de mais potência para manter a velocidade contra a nova resistência do ar.

Com essas informações e dicas, fica mais fácil para você decidir se vai colocar ar-condicionado no carro, ou não. Além disso, com os dias quentes se aproximando, além do ar-condicionado, é importante conhecer alguns cuidados com o carro no calor.