Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Descubra como é medido o preço do seguro auto

Veja o que pode deixar o seguro do carro mais barato

Descubra como é medido o preço do seguro auto

Você sabe o que pode mudar o preço do seu seguro auto?

O preço de um seguro auto não é medido somente através do ano ou modelo do carro segurado: contam, entre vários fatores, o tipo de serviço extra que estará disponível em sua apólice, o perfil do principal motorista e terceiros, local de residência e até pernoite do carro.

Veja abaixo algumas das questões que as seguradoras levam em conta na hora de definir o valor do seguro auto!

Motivos que pesam na hora de avaliar o valor do seguro auto

Cidade e bairro

A cidade e o bairro onde o segurado reside pode contar bastante na definição do valor final de um seguro. Se um bairro for considerado perigoso, com altas taxas de criminalidade por exemplo, a seguradora pode escolher aumentar o valor do seguro, e fazer o contrário em locais mais policiados.

Se o local onde mora for distante do local de trabalho, também pode ser um motivo de acréscimo do valor do seguro, pois o motorista terá que se locomover mais com o carro, correndo um risco maior de acidente ou roubo.

Vale lembrar que segurados que moram em cidades menores ou interioranas tendem a pagar menos no seguro auto do que moradores de grandes cidades!

Perfil do motorista

Questões como tempo de experiência, idade e estado civil, contam bastante também ao se determinar o valor do seguro. Um condutor mais experiente, por exemplo, tem menor chance de se envolver em um acidente provocado por ele mesmo, se comparado com um motorista mais jovem e inexperiente.

Os casados ganham vantagem em cima dos solteiros, por esses últimos estarem mais propícios a saírem com o carro de noite e irem para festas e baladas, o que acaba aumentando os riscos de ocorrência de sinistro.

Serviços extras

Sabe aqueles serviços extras oferecidos pelas seguradoras, que você acaba aceitando e nem sabe como funciona direito? Saiba então que eles podem aumentar o valor do teu seguro, pois dependem de uma taxa de manutenção para que continuem ativos em sua apólice.

Recomenda-se, portanto, que leia atentamente todos os itens do seu contrato, e que mantenha atenção nos itens oferecidos pela seguradora, tomando o cuidado de escolher somente aqueles que terão real serventia para o seu caso específico.

Garagem

Se você deixa seu carro a noite inteira na rua, saiba que seu seguro auto certamente ficará muito mais caro por isso! Recomenda-se que o condutor deixe o veículo sempre em garagem ou estacionamentos, para que o risco de roubo seja diminuído – junto com o valor do seguro.

A regra vale também para quem utiliza o carro para ir ao trabalho com frequência: o valor do seguro auto será menor para quem manter o veículo em garagem ou estacionamento.

Dispositivo de localização

Um carro com rastreador é encontrado – em caso de roubo/furto – muito mais rápido, e com maior chance de não ter suas peças arrancadas e revendidas no mercado ilegal… e as seguradoras sabem disso!

Muitas seguradoras recomendam e até oferecem o serviço de instalação de dispositivo de localização no carro que será segurado. Com o rastreador, a seguradora tem mais confiança de que, caso o segurado seja roubado, o carro não terá perda total, fazendo com que o preço do seguro auto fique mais barato.