Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Meu carro está vazando óleo, o que pode ser?

o que fazer em caso de vazamento de óleo?

Meu carro está vazando óleo, o que pode ser?

Foi tirar o carro da garagem de casa e notou uma mancha de óleo no chão? Calma. O vazamento de óleo automotivo pode acontecer por vários fatores e é preciso cautela na hora de identificar a causa. E não demore para levar o carro a uma oficina para reparar o problema, do contrário já é certa uma boa dor de cabeça, ok? (se não tiver uma oficina, veja nossas dicas de como escolher um bom mecânico)

O vazamento de óleo é um problema relativamente corriqueiro e é um sintoma de que algo não vai bem com o motor do seu automóvel. A primeira coisa que se pode fazer é verificar quando foi feita a última troca de óleo. Geralmente, ela precisa ser feita anualmente ou a cada cinco mil quilômetros rodados. Óleo velho e sujo pode fazer você perder o seu motor! Veja qual é o tipo de óleo adequado para seu carro.

Algumas das causas mais comuns que provocam o vazamento de óleo são: excesso de óleo, tampa do tanque de óleo rachada, desgaste da junta do cabeçote ou ainda problemas no cárter e retentores.

Se você notar uma mancha de óleo no chão, muita calma. Pela coloração é possível saber o que está havendo.

Óleo preto

Quando o óleo vazado é da cor preta ou ainda puxado para o marrom bem escuro, pode ser que o problema esteja com o lubrificante que está sendo utilizado dentro do motor. Caso o problema seja apenas algum gotejamento, fique tranquilo. É relativamente comum que algumas gotas escapem pelo sistema, não oferecendo maiores riscos.

Já se a mancha for significativa e acontecer por mais de três dias, pode ser que o motor esteja sendo prejudicado pela má qualidade do óleo.

Grosso marrom ou vermelho fino

Neste caso, as coisas costumam complicar um pouco mais. Se o vazamento de óleo estiver muito espesso ou na cor avermelhada, é possível que esteja com vazamento no motor, mais propriamente no selo de transmissão ou na junta.

Se o seu carro tem transmissão automática ou possui algum tipo de eixo cardam, é mais comum que este tipo de vazamento aconteça, então é bom sempre ficar atento. Outro modo de notar se o fluído da transmissão automática está vazando é a percepção de trancos repentinos nas trocas de marchas. Se o câmbio estiver mole e parecendo frouxo na caixa, também pode ser um indício de problema na transmissão.

Castanho claro ou avermelhado fino

Quando acontece este vazamento (geralmente você encontra a mancha bem à frente do carro, diferente do vazamento de óleo do motor), o indício é de que a direção hidráulica do carro está com problemas. Este é um grande problema, já que a direção fica desestabilizada, podendo causar graves acidentes.

Rosa, amarelo ou verde pegajoso

Em vazamentos de óleo “colorido”, temos um problema com o líquido de arrefecimento. Identificar este vazamento de forma rápida é essencial  para evitar que o motor tenha um superaquecimento, o que pode gerar problemas graves. Este é um problema mais comum em carros mais velhos e sinalizam que o reservatório deve ser completado urgentemente.

Em todo caso, é importante levar o carro a um mecânico de confiança o mais rápido possível. Lembre-se de que vazamento de óleo é apenas um sintoma de um problema que pode se tornar um problemão por falta de manutenção.