Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Volante multifuncional: o que é, para que serve e quais as suas vantagens

Imagem de um volante multifuniconal

Volante multifuncional: o que é, para que serve e quais as suas vantagens

São muitas as novidades no mercado automobilístico. A cada ano, novas tecnologias são apresentadas ao seu público. Fica até difícil acompanhar, não é mesmo? E, pensando nisso, você já ouviu falar em volante multifuncional?

Imagem de um volante multifuniconal

O volante multifuncional facilita o acesso a outros dispositivos e aumenta a segurança ao dirigir.

A verdade é que todo mundo sabe que tecnologia quer dizer mais vantagens, segurança e conforto para quem usa. Então, conheça mais sobre o volante multifuncional e as suas vantagens em tê-lo.

 

O que é um volante multifuncional?

Quando você começou a dirigir, se você tem, talvez, mais de 30 anos, como eram os volantes? Antiquados, muitas vezes bem duros para manusear e sem qualquer outra função a não ser girar as rodas, certo?

Hoje o cenário é outro. Além de girar as rodas, com o volante multifuncional você consegue fazer múltiplas funções. Entre elas estão:

  • Atender a um telefonema;
  • Controlar o painel de entretenimento do carro, como volume do som;
  • Acessar os botões da tela de vídeo;
  • Checar o sistema de velocidade, também conhecido como piloto automático ou cruise control;
  • Até mesmo, para alguns modelos, mudar a marcha.

Parece até difícil entender como todas essas ideias têm como principal objetivo facilitar a sua vida como motorista. As novas funções do volante multifuncional tentam, ao máximo, reduzir a sua capacidade de distração na hora de dirigir.

Parece impossível? Pois bem. Quantas vezes você já não mudou a estação do rádio enquanto dirigia? Aposto que várias vezes.

Pense em qual o movimento você precisava fazer antes do volante multifuncional existir. Viu só? Dá para entender o quanto isso poderia significar mais distração e uma ocupação desnecessária para as suas mãos.

A mesma coisa acontece com o telefone celular. Eles também evoluíram, se tornaram equipamentos que servem muito além de apenas fazer uma ligação para alguém. Com isso, aumentaram a nossa capacidade de distração.

Há alguns aspectos que o volante multifuncional não conseguiu resolver ainda. Entre eles estão mandar mensagens de texto ou acessar a sua rede social favorita. Mas, pelo menos, você não precisa mais tirar as mãos do volante para atender a uma chamada.

Quais as vantagens de um volante multifuncional?

Como você está percebendo, as vantagens do volante multifuncional são inúmeras. Principalmente no que diz respeito à segurança e praticidade.

É comum algumas pessoas mais velhas se assustarem com tantas ideias novas e até acharem desnecessárias certas funções. Mas, o principal ponto aqui é que esses aspectos tem como principal objetivo facilitar a vida de quem está dirigindo.

Outro aspecto vantajoso é que muitas dessas atividades, como mexer no celular enquanto dirige, por exemplo, pode gerar muita dor de cabeça. Além da multa por infração grave, há o principal risco, que é de acidente, claro. Então, além da segurança há um certo tom de economia!

E, vale lembrar, assim como muitas coisas na nossa vida, tudo é uma questão de costume. Experimente começar a dirigir um carro com volante multifuncional e depois de alguns quilômetros você já nem vai lembrar de como era sua vida sem essas novidades tecnológicas.

Como eu encontro um automóvel com volante funcional?

Essa questão é bem fácil. Afinal, os principais modelos novos do mercado de hoje já oferecem os seus carros com o volante multifuncional incluso.

Ou seja, pode até ser que o seu volante não tenha a opção de troca de marcha inclusa. Mas, facilmente, você poderá ter a função de acesso ao painel de entretenimento e telefonia.

Aqui vale você entender, considerando o seu perfil como motorista, qual dessas tecnologias facilitaria mais o seu dia a dia. A partir daí, busque no mercado modelos que as apresente.

Outras tecnologias

E ainda no assunto tecnologia, não foi apenas o volante que ganhou essas novidades tornando-se um volante multifuncional. Os modelos mais novos do mercado oferecem, por exemplo, acendimento automático de farol e acionamento do limpador de para-brisa.

Esses são mais itens que foram desenvolvidos para que a sua atenção esteja, praticamente, 100% de olho na direção. Assim, é possível evitar mais acidentes por pequenos descuidos.

É claro que quanto mais o tempo avança, outras novidades surgem. Algumas ficam até desatualizadas. Mas o mais importante é você abrir a mente para essas tendências e seguir as que mais te deixam confortável para a prática de direção.

Como garantir ainda mais segurança para dirigir?

Além de todas essas tecnologias e facilidades que o mercado oferece, sem dúvidas, a opção de ter um seguro para o seu carro também irá contribuir muito para a sua vida como motorista.

São diferentes tipos de seguro que existem hoje no mercado. Eles oferecem desde uma contratação simples, contra roubos e furtos, até mais elaboradas, com outros serviços de atendimento.

Não deixe de fazer uma pesquisa online sobre seguros auto. Torne a sua experiência automotiva mais segura, para que você possa desfrutar de todas as novidades tecnológicas do mercado.

 

Última atualização em 12/02/2019