Volante tremendo? Saiba o que pode ser!

volante tremendo o que pode ser

Volante tremendo? Saiba o que pode ser!

Você está dirigindo em linha reta, passa por lugares sem irregularidades na pista, mas percebe o volante trepidando. Nesse caso, é fácil entender a preocupação. Volante tremendo o que pode ser? É grave?

A verdade é que existe mais de uma resposta para essa pergunta. E elas estão sempre ligadas ao sistema de direção e suspensão do veículo! Separamos para você, alguns sintomas que podem causar tremedeira no volante do seu carro.

O volante é uma parte da composição do sistema de direção do automóvel. Todos os modelos de carro, dos mais populares aos luxuosos, possuem um.

A principal tarefa do sistema de direção é transmitir o movimento de rotação do volante a caixa e colunas de direção. Assim, possibilita que as rodas e pneus girem em torno de seu eixo de forma adequada, resultando no movimento do carro.

Ao executar um comando de direção, o volante é levado para um dos lados da direção do veículo. Este movimento de rotação acontece a partir da coluna de direção até a caixa de direção.

Para isso acontecer em diferentes pisos, o sistema de suspensão entra na jogada. Assim, mesmo em terreno irregular, o seu veículo mantém a estabilidade.

Volante tremendo o que pode ser?

Às vezes, o volante faz muitas vibrações, principalmente à velocidades superiores a 50km/hora.

Se o motorista tem dificuldade em manter o veículo na trajetória (perda de estabilidade) – provavelmente indica que o carro está precisando de balanceamento.

Existem dois principais tipos de problemas com o balanceamento de automóveis.

Estático

O estático caracteriza o desequilíbrio que provoca uma vibração no plano vertical da roda.

Essa vibração se parece à causada por uma roda fora de seu centro. Esse desequilíbrio tende a fazer a roda ‘pular’. Sua vibração aumenta gradativamente com o aumento da velocidade.

Dinâmico

O outro tipo de desbalanceamento é dinâmico, que começa a ser sentido a partir dos 70/80 km/h e não é mais sentido a partir de 130 km/h aproximadamente.

O desequilíbrio dinâmico faz a roda cambalear para os lados.

Quais problemas causam volante tremendo?

Problemas nas rodas

Se a trepidação estiver bem forte no volante, pode ser um sinal de que talvez o defeito esteja nas rodas e não nos pneus.

Pode haver parafusos frouxos ou problemas na estrutura para ocorrer volante tremendo. Pode acontecer de você ter feito a troca de um pneu furado e ele não ter sido fixado corretamente. Aí então pode haver a instabilidade no carro e isso causar vibrações.

Isso pode ocorrer não somente no volante, mas também no carro como um todo.

Problemas no motor

Em casos mais específicos de volante tremendo, o problema pode estar conectado a problemas no motor.

A causa pode estar nas velas ou nos cabos que ligam a elas, que podem não estar bem conectados.

+Injeção eletrônica acesa é problema?

O problema do volante tremendo também pode estar no propulsor. Ele pode não estar recebendo ar, nem combustível suficiente. Se enquanto você dirige, seu carro vibra muito mais durante a aceleração, vale a pena checar esse compartimento também.

Problemas nos freios

Se, ao contrário, o volante tremendo parece vibrar mais quando você aciona o freio, a indicação é de um problema nos rotores. O disco de freio pode ser a causa. Pode ter ocorrido um empenamento do disco ou ainda um pedaço da pastilha pode ter se soltado.

Problema nos eixos

Se os eixos estiverem com algum problema, essa pode ser a causa do volante tremendo.

Os eixos não se desgastam com o tempo de uso, mas podem ser danificados em uma batida ou colisão. Esta informação é em geral omitida pelo ex-dono na hora da venda.

Problema na suspensão

Qualquer componente do sistema de suspensão de um automóvel pode causar vibrações no volante.

Mas principalmente problemas nos amortecedores, pivôs e barras de direção e barras estabilizadoras.

Quais são os riscos para o motorista?

O volante tremendo faz com que os motoristas se sintam mais cansados. Com o volante trepidando você irá fazer mais força e com o tempo se desgastar fisicamente. Uma viagem de mais de duas ou três horas, por exemplo, pode causar dores nos braços e ombros.

Mas o problema não é apenas um incômodo. Essa trepidação no volante também oferece riscos ao andar com o carro com algum problema.

Conheça quais são os melhores carros para viajar.

O que fazer?

A primeira alternativa para solucionar problemas de volante trepidando é fazer o alinhamento e balanceamento do carro.

Entenda a diferença de cada um aqui. Mas saiba que balanceamento, é a manutenção mais importante neste caso, pois ela tem o intuito de fazer as rodas girarem sem vibrações.

Ao primeiro sinal de volante tremendo procure um profissional. Evitando assim dores de cabeça futuras e até mesmo acidentes graves.

Mas o que é o balanceamento?

Agora que você já respondeu a pergunta ”volante tremendo o que pode ser?”, é hora de entender mais sobre o balanceamento.

O balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda.

O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto.

Saiba mais sobre manutenção preventiva dos carros e problema nos freios.

A periodicidade para balancear os pneus pode variar bastante de acordo com o uso do veículo. Mas no geral é importante fazer o balanceamento nas seguintes ocasiões:

  •      Após 10.000 km rodados – durante a primeira revisão do seu veículo;
  •      Quando acontecer rodízio dos pneus;
  •      Quando os pneus forem trocados por novos;
  •      Ao fazer reparos na câmara dos pneus;

Um outro problema que pode fazer seu volante trepidar durante a direção se refere a outra peça, chamada trizeta. A trizeta é parte da junta homocinética e se está com desgaste pode causar trepidações no volante.

Para não ter esse problema esteja sempre atento à reposição de peças do seu veículo.

Peças recondicionadas ou de má qualidade, tradicionalmente têm menor vida útil. Mantenha essas peças sempre bem cuidadas e lubrificadas e você e seu carro estarão sempre prontos para cair na estrada com segurança!

Saiba mais sobre assistência 24 horas do seu carro.

Entenda o que é o volante multifuncional.

 

Última atualização em 27/03/2019