Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Volante tremendo? Saiba o que pode ser!

volante tremendo o que pode ser

Volante tremendo? Saiba o que pode ser!

Quando você está dirigindo e começa a sentir o seu volante tremendo, é fácil entender a preocupação. Volante tremendo o que pode ser? É grave?

A resposta para essa pergunta tem algumas respostas corretas, ligadas ao sistema de direção e suspensão do veículo! Separamos para você, alguns sintomas que podem causar tremedeira no volante do seu carro.

O volante é uma parte da composição do sistema de direção do automóvel. Todos os modelos de carro, dos mais populares aos luxuosos, possuem um. A principal tarefa do sistema de direção é transmitir o movimento de rotação do volante a caixa e colunas de direção. Possibilitando que as rodas e pneus girem em torno de seu eixo de forma adequada, resultando no movimento do carro.

Ao executar um comando de direção, o volante é levado para um dos lados da direção do veículo. Este movimento de rotação acontece a partir da coluna de direção até a caixa de direção.

Para isso acontecer em diferentes pisos, o sistema de suspensão entra na jogada. Assim, mesmo em terreno irregular, o seu veículo mantém a estabilidade.

Volante tremendo o que pode ser?

As vezes o volante faz muitas vibrações, principalmente à velocidades superiores a 50km/hora. Se o motorista tem dificuldade em manter o veículo na trajetória (perda de estabilidade) – provavelmente indica que o carro está precisando de balanceamento.

Existem dois principais tipos de problemas com o balanceamento de automóveis. O estático, caracteriza o desequilíbrio que provoca uma vibração no plano vertical da roda.

Essa vibração se parece à causada por uma roda fora de seu centro. Esse desequilíbrio tende a fazer a roda ‘pular’. Sua vibração aumenta gradativamente com o aumento da velocidade.

O outro tipo de desbalanceamento é dinâmico, que começa a ser sentido a partir dos 70/80 km/h e não é mais sentido a partir de 130 km/h aproximadamente. O desequilíbrio dinâmico faz a roda cambalear para os lados.

O que é o balanceamento de rodas?

Agora que você já respondeu a pergunta ´”volante tremendo o que pode ser?”, é hora de entender mais sobre o balanceamento.

O balanceamento de rodas consiste em equilibrar (compensar) o excesso ou má distribuição de massas no conjunto pneu e roda. O contra peso (chumbo) é utilizado para compensar a área da roda que apresenta desigualdade de peso favorecendo o equilíbrio no conjunto.

Saiba mais sobre manutenção preventiva dos carros e problema nos freios.

A periodicidade para balancear os pneus pode variar bastante de acordo com o uso do veículo. Mas no geral é importante fazer o balanceamento nas seguintes ocasiões:

·         Após 10.000 km rodados – durante a primeira revisão do seu veículo;
·         Quando acontecer rodízio dos pneus;
·         Quando os pneus forem trocados por novos;
·         Ao fazer reparos na câmara dos pneus;

Um outro problema que pode fazer seu volante trepidar durante a direção se refere a outra peça, chamada trizeta. A trizeta é parte da junta homocinética e se está com desgaste pode causar trepidações no volante.

Para não ter esse problema esteja sempre atento à reposição de peças do seu veículo. Peças recondicionadas ou de má qualidade, tradicionalmente têm menor vida útil. Mantenha essas peças sempre bem cuidadas e lubrificadas e você e seu carro estarão sempre prontos para cair na estrada com segurança!

Saiba mais sobre assistência 24 horas do seu carro.