Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Volvo pretende diminuir acidentes de bicicleta com nova tecnologia

Volvo quer diminuir acidentes de bicicleta

Volvo pretende diminuir acidentes de bicicleta com nova tecnologia

Você acha que os ciclistas estão seguros nas grandes cidades do Brasil? Essa discussão é antiga e está em pauta em alguns estados e cidades, como a cidade de São Paulo, devido à implementação de ciclofaixas e ciclovias. Não é fácil encontrar relações amigáveis entre automóveis, bicicletas e pedestres, mas o espaço deve ser dividido e respeitado entre todos. Assim, teremos uma melhor mobilidade urbana e menor ocorrência de acidentes.

No Brasil, segundo uma pesquisa apresentada pelo G1 e realizada em 7 capitais do país, 56% dos ciclistas  já sofreram algum tipo de acidente no trânsito e boa parte deles é causada porque o motorista não conseguiu visualizar o ciclista.
Segundo a pesquisa, a cidade mais perigosa para os ciclistas é Salvador, seguida de Curitiba, São Paulo e Brasília. Em 2012, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), 52 ciclistas morreram na cidade de São Paulo após sofrerem acidentes. Em contrapartida, o número de ciclistas na cidade só aumenta: em 2014 foi estimado que 261 mil paulistanos utilizavam a bicicleta como meio de transporte na cidade, um aumento de 50% em relação ao ano anterior.

Spray promete diminuir acidentes de bicicletaMas não são só pontos negativos que os ciclistas enfrentam no Brasil. Algumas cidades possuem boa infra-estrutura para quem gosta de pedalar. Um exemplo é a cidade nordestina Aracaju, localizada no estado de Sergipe, que conta com um sistema de ciclovias com 62 quilômetros de extensão. Na cidade, já foram investidos R$ 11 milhões de reais na construção, ampliação e estruturação de vias exclusivas para ciclistas.

Para aumentar a segurança de ciclistas, a Volvo, empresa sueca de automóveis, desenvolveu um spray que reflete luz. Simples e útil! O spray é transparente durante o dia e, a noite, ele vira incandescente, facilitando a visualização dos motoristas.

A marca pretende reduzir a zero o número de mortes no trânsito envolvendo seus carros. Com a mensagem “A melhor forma de sobreviver a um acidente é evitando um acidente”, a Volvo investe em uma campanha de segurança que apresenta dados sobre acidentes envolvendo ciclistas.

O spray será comercializado inicialmente no Reino Unido e pretende diminuir o número de acidentes envolvendo eles. Tomara que chegue logo no Brasil, já pensou usar ele no trânsito em sp?

+ Troque o carro por uma bike! Ela pode ser uma ótima alternativa no Dia Mundial Sem Carro.