COTAR SEGURO ONLINE

Como funciona o Seguro de Bicicleta?

Como funciona o Seguro de Bicicleta?

Mobilidade urbana é um do temas favoritos do momento. E você que contribui para um trânsito mais sustentável e pilota a sua bicicleta diariamente, já deve ter se perguntado: como funciona o seguro de bicicleta?

Imagina quais são todos os benefícios que ele pode trazer para que você tenha mais segurança e tranquilidade no pedal? Afinal, cuidar do seu bem e priorizar algumas responsabilidades que você tem em cima da sua bike são sim temas muito importantes.

Dessa forma, vamos entender neste artigo todos os pontos importantes sobre como funciona o seguro de bicicleta.  

O que é o Seguro de Bicicleta?

Assim como o seguro para carros e motos, o seguro de bicicleta foi uma modalidade criada para atender a esse novo público.

Com ele você ganha algumas vantagens semelhantes aos seguros mais convencionais e consegue proteger o seu bem dos incidentes. Ou seja, esse seguro possui características e objetivos comuns aos demais. O foco é em você, segurado, em terceiros, e na sua bike

Qual a diferença entre os perfis de ciclistas e por que isso influencia no seguro?

O seguro de bicicletas funciona de forma mais personalizável. Por isso, é importante que você determine, antes de mais nada, qual o seu perfil como ciclista.

Comece se fazendo algumas perguntas. Você utiliza a sua bicicleta apenas para lazer aos fins de semana ou como esporte nos dias de semana? Utiliza frequentemente para tarefas do dia a dia como ir ao trabalho ou ao mercado? Ou ainda, é daqueles que investe em uma boa bicicleta para fazer longas viagens, pedalar em montanhas ou praticar corrida?

Definindo o tipo de utilização feita por você, fica mais fácil entender que tipo de itens você precisa incluir no seu seguro de bicicleta. Sem dúvidas, será um investimento mais baixo do que o custo de uma nova bicicleta

Como funciona o Seguro de Bicicleta? 

Se você quer saber como funciona o  seguro de bicicleta, como já mencionamos, ele funciona de forma personalizada. Ou seja, você pode escolher quais coberturas deseja contratar de acordo com as suas necessidades. Entre alguns dos benefícios disponíveis você vai encontrar:

Proteção contra roubo e furto

Esse é o item mais comum e básico, independente do seu perfil, no seguro de bicicleta. Sabemos como a violência e insegurança nas cidades preocupa quem transita. Ter essa cobertura irá garantir que você faça a restituição do seu bem sem muita dor de cabeça.

Vale destacar que essa proteção pode atender quem está utilizando a bicicleta, e também enquanto ela está parada, estacionada na rua ou em estabelecimentos fechados. 

Cobertura para danos ou acidentes

O risco de pequenos acidentes ou incidentes de grandes proporções existem. Você poderá contar com a proteção do seguro para perda, seja ela total ou parcial, em caso de acidentes.

Cobertura de responsabilidade civil

Esse importante item garante que possíveis prejuízos referentes a danos materiais ou corporais a terceiros, causados de forma involuntária por você, possam ser reparados sem grandes problemas. Essa proteção pode ser atribuída tanto por algum erro humano, quanto por falhas no equipamento da bicicleta. 

Reembolso para peças e equipamentos

Esse item, provavelmente, é muito mais vantajoso para os profissionais que investem alto em uma bicicleta e a utilizam de forma recorrente. Afinal, trocar as peças quebradas ou avariadas pode ter um custo elevado, e contar com o seguro nesses momentos é fundamental.

Como você pode perceber, o seguro bicicleta funciona como uma forma de dar segurança, proteção e tranquilidade para quem pedala pela cidade ou fora dela. Todas as opções parecem vantajosas e o mercado oferece tanto o seguro total quanto a possibilidade de franquia. 

O Seguro de Bicicleta funciona para modelos elétricos?

Sim, algumas seguradoras disponibilizam serviços para as bicicletas elétricas. Esse modelo se tornou essencial no mercado e tornou-se um importante atendimento para o público que a utiliza. 

Vale a pena contratar um Seguro de Bicicleta?

Seguros são feitos para proporcionar proteção e segurança para quem possui algum bem. Não seria diferente com as bicicletas. É muito importante que você avalie o seu perfil como usuário desse meio de transporte.

As bicicletas estão se tornando fundamentais para o funcionamento sustentável das cidades. Participar desse movimento é contribuir, não só com a melhoria das suas condições de saúde e estilo de vida, como também de todo um ecossistema.



Última atualização em 14/01/2020