COTAR SEGURO ONLINE

O que o Seguro de Bicicleta cobre?

O que o Seguro de Bicicleta cobre?

Esse texto é para você ciclista, seja profissional ou de fins e dias de semana, que já entendeu a importância de contratar um seguro. Chegou a hora de entender a principal dúvida dos consumidores: o que o seguro de bicicleta cobre?

Vamos entender melhor todos os itens que podem compor essa modalidade de apólices. Aí então você poderá decidir se vale a pena ou não investir nessa proteção para a sua bike. E, para isso, preparamos um guia para que você possa avaliar melhor e tomar a sua decisão. Acompanhe.

O que é o Seguro de Bicicleta?

Antes de mais nada, vale reforçar que o seguro para bicicletas tem o mesmo propósito que um seguro para a sua moto ou o seu carro, por exemplo. Com ele, você protege o seu patrimônio e investe em mais segurança para você, para terceiros e para todos os equipamentos que o compõe.  

A diferença principal para essa modalidade está na personalização, que vamos entender detalhadamente adiante, e no valor que poderá ser investido. Isso porque apresenta custos bem mais baixos do que seguros para veículos maiores. 

Qual o seu perfil como ciclista?

Para entender melhor sobre o que o seguro de bicicleta cobre, você deve antes avaliar o seu perfil como ciclista. Assim, fica mais fácil já associar as características da apólice que deseja contratar, com o seu jeito de consumir o serviço. 

Pois é, engana-se quem acha que não existe diferença. Você pode ser um ciclista profissional ou amador de fim de semana. Mas há também uma nova categoria, que talvez você mesmo se encaixe, que é o perfil casual urbano. Esse perfil está utilizando a bicicleta como meio de transporte para ir ao trabalho, por exemplo, e também para realizar suas atividades diárias. 

Confira os detalhes de cada perfil

Como já antecipamos, o perfil casual urbano é aquele que está revolucionando, junto com as cidades, a forma de se locomover. É aquele que adota a bicicleta para o seu deslocamento diário, em especial, para curtas e médias distâncias. Esse público costuma investir em bicicletas de médio custo, que traga praticidade e conforto.

O perfil de lazer é bem parecido com o público urbano, pois utilizam a bicicleta regularmente, mas com foco em bem-estar para passeios ao ar livre em dias de folga. Em geral, são pessoas que investem menos em equipamentos mais elaborados ou de alto custo.  

Já o perfil profissional investe em equipamentos capazes de suportar longas distâncias. Utilizam a bike para atividades esportistas, como montanhismos, deslocamento por estradas e até corridas. 

O que o Seguro de Bicicleta cobre?

Você já tem bem definido o seu perfil como usuário da sua bicicleta? Então está na hora de avaliar todas as opções que o seguro de bicicleta cobre, para montar a melhor apólice para você: 

Proteção contra roubo e furto

A insegurança das cidades gera uma grande preocupação para o aspecto roubo e furto. Esse é o item mais comum e o valor mais básico para qualquer seguro de bicicleta. Independente do seu perfil de ciclista, com essa cobertura, você ganha mais tranquilidade diante de um incidente como esses. Seja utilizando sua bike ou com ela estacionada, já que a apólice restitui o valor investido e evita um prejuízo ainda maior.

Cobertura para danos ou acidentes

Para acidentes de pequenas ou grandes dimensões, com o seguro você estará respaldado para perdas parciais ou totais.

Cobertura de responsabilidade civil

Há incidentes que podem envolver terceiros e nessas horas esse item faz toda a diferença. Com ele você garante o apoio para danos materiais ou corporais, causados de forma involuntária por você, seja por erro humano ou falhas nos equipamentos, a outras pessoas.

Reembolso para peças e equipamentos

Uma boa bicicleta precisa estar bem equipada e protegida. Por isso, contratar a proteção também para os equipamentos que compõem a bicileta, como pneu, retrovisor e outros, seja uma boa opção. Para ciclistas profissionais esse item se faz extremamente necessário. Ele evita prejuízos ainda maiores, já que o custos das peças para bicicletas profissionais são de valor mais elevado.    

Proteção contra incêndio, queda de raio ou explosão

Não é um item muito comum, mas há operadoras de seguro que oferecem cobertura para situações mais adversas como incêndios ou acidentes naturais.

Cobertura para danos por curto circuito em bicicletas elétricas

Querida pelo público casual urbano, as bicicletas elétricas não poderiam ficar de fora dos itens a serem segurados em uma apólice. 

Cobertura para extravio em viagens aéreas ou rodoviárias

Não são só as malas que podem sofrer danos ou serem extraviadas durante uma viagem, as bicicletas e equipamentos em geral que você pode vir a transportar também. Se você tem esse perfil de viajar com a sua própria bicicleta como mala, vale a atenção a esse item. 

Extensão de cobertura em outros países

Mais um item para quem gosta de juntar viagem e pedal. Aqui a proteção do seu seguro poderá ir junto com você para onde você for.

Vale a pena fazer um Seguro de Bicicleta?

Agora que você já sabe o que o seguro de bicicleta cobre, percebeu que o que não falta são opções para você cuidar ainda melhor da sua bicicleta. Já que você resolveu investir a sua vida e o seu bem-estar nessa modalidade, não há dúvidas de que o seguro de bicicleta cobre exatamente aquilo que você precisa. Além de te dar mais tranquilidade, claro.  

Mas, se você ainda não tem muita certeza de que a bicicleta será a sua parceira de atividades, vale a pena você repensar esse compromisso com o investimento.



Última atualização em 15/01/2020