COTAR SEGURO ONLINE

Quanto custa o Seguro de Bicicleta?

Quanto custa o Seguro de Bicicleta?

Um novo meio de se locomover toma conta das ruas em todo o país. As bicicletas ganharam espaço na rotina das pessoas. Mas você sabe como proteger a sua bicicleta de eventuais problemas e adversidades? Pensando nisso, o mercado de seguros criou o seguro para bicicletas.  Ele cobre, além de roubos e furtos, outros incidentes possíveis. Você se interessou por essa nova categoria e quer saber quanto custa o seguro de bicicleta? Acompanhe esse artigo e entenda tudo que precisa para fazer a sua escolha.

O que é o Seguro de Bicicleta?

O seguro de bicicleta é uma modalidade de apólice que protege a sua bike de possíveis incidentes e necessidades. Ele funciona da mesma forma que os seguros mais comuns, como o de carro e moto. 

A apólice é formada de acordo com o perfil do ciclista, de forma bem personalizada conforme as necessidades e formato de uso da bicicleta. O seguro protege não só os equipamentos em geral, como também a você e a terceiros.  

Quanto custa o Seguro de Bicicleta?

O seguro de bicicleta não possui custo elevado. Tudo vai depender das suas necessidades. Dependerá também da relevância da própria bicicleta, ou seja, o quanto ela possui de valor no mercado.

Em geral, as seguradoras cobrem qualquer tipo de bicicleta. Pode ser aquelas mais caras, muito utilizada por ciclista profissionais ou amadores em esportes. Mas pode ser também aquela tradicional magrela de custo baixo que você comprou para tarefas do dia a dia.

Por conta disso, não há uma tabela fixa que determine quanto custa o seguro de bicicleta. É preciso realizar cotações e pesquisas de mercado para você entender as variações de preços e de coberturas. 

Para dar uma ideia mais palpável de quanto custa o seguro de bicicleta, pode variar entre R$ 300 a R$ 1.500. 

Como determinar o que preciso para o meu Seguro de Bicicleta?

Essa talvez seja a principal pergunta quando se deseja entender quanto custa o seguro de bicicleta para você. E, para isso, será necessário que você pense sobre o seu perfil como ciclista, além da sua intenção para esse investimento.

Então, a primeira pergunta é: que tipo de ciclista é você? Profissional, casual urbano ou utiliza apenas para lazer?

O perfil profissional é aquele que gosta de investir em um equipamento de mais qualidade, capaz de suportar longas distâncias e que seja leve e veloz. Essas bicicletas, em geral, são mais caras e podem ser utilizadas como meio de transporte. Porém, é mais comum vê-las trafegando em estradas, subidas de montanhas, passeios mais afastados e, principalmente, corridas. 

O casual urbano é aquele que está se adaptando ao novo conceito de mobilidade urbana. Para isso, está utilizando a bicicleta como meio de transporte para as tarefas diárias, como ir ao trabalho. Para isso, utilizam equipamentos simples e de baixo ou médio custo.

Já o perfil lazer se aproxima do urbano, pois também preferem bicicletas de custo mais regular. Utilizam as bikes para atividades mais voltadas ao bem-estar, como passeios de fim de semana no parque ou na praia.    

Analisando esses perfis e entendendo a forma como você se comporta e utiliza a sua bicicleta, ficará mais fácil personalizar e saber quanto custa o seguro de bicicleta. 

Como medir os riscos para personalizar o meu Seguro para Bicicleta?

A segunda mensagem que você precisa avaliar na hora de entender quanto custa o seguro de bicicleta, são as características de proteção que você tem necessidade. Ou seja, você precisa avaliar os itens propostos em um seguro para entender quais podem ser ideais. Conheça os mais comuns:

Cobertura contra roubo e furto

O item mais comum e básico de qualquer seguro de bicicleta, independente do seu perfil como ciclista. A violência e insegurança das cidades gera uma preocupação e que pode ser tanto com ela em utilização quanto com ela guardada ou estacionada. Ter a garantia da restituição do valor da sua bicicleta é sinônimo de não ter uma dor de cabeça ainda maior do que o prejuízo já vivido. 

Proteção para danos ou acidentes

Acidentes acontecem, sejam eles em pequenas ou grandes proporções. Com o seguro de bicicleta você fica protegido para perdas, parciais ou totais, diante desses incidentes. 

Cobertura de responsabilidade civil

Prejuízos podem acontecer não só para você e para a sua bicicleta, como também a terceiros. Com essa cobertura você garante apoio para danos materiais ou corporais. Sejam eles causados de forma involuntária por você, seja por erro humano ou falhas nos equipamentos, a outras pessoas.

Reembolso para peças e equipamentos

Um pneu furado, um retrovisor quebrado e outros itens podem receber cobertura do seu seguro de bicicleta com a aquisição dessa cobertura. Talvez seja uma necessidade maior para ciclistas profissionais. Isso porque possuem bicicletas com equipamentos de custo mais elevado e que a troca pode significar um prejuízo maior que o esperado.

Vale a pena fazer um Seguro de Bicicleta?

A proteção de um bem e das pessoas é o que mais importa quando você adquire um seguro seja ele de bicicleta, motos ou carros. A segurança e tranquilidade que as apólices proporcionam sempre são opções vantajosas, e agora disponível para quem quer pedalar.

Se você optou por investir em um novo modelo de transporte, seja qual for o seu perfil, aplicar esse investimento é sim uma boa ideia. Além da segurança, isso pode incentivá-lo a sempre manter esse hábito tão saudável e sustentável. 

Agora, se você não tem ainda muita certeza de que a bicicleta vai ser a sua companheira nesses momentos, é melhor repensar a sua contratação de seguro.

Como contratar um Seguro de Bicicleta?

Agora que você já tem noção de quanto custa o seguro de bicicleta, saiba que a tecnologia está sempre surpreendendo a nosso favor. Assim como você contrata os seus outros seguros online aqui na Bidu, existe a possibilidade de fazer uma cotação online para entender o custo do seguro da sua bicicleta de maneira digital.

 

Última atualização em 14/01/2020