COTAR SEGURO ONLINE

Descubra se vale a pena fazer um Seguro de Bicicleta?

Descubra se vale a pena fazer um Seguro de Bicicleta?

Você acha que Seguro de Bicicleta vale a pena? Pense bem, a nossa forma de nos locomover está se transformando. Hoje é possível ver muita bicicletas sendo usadas como meio de transporte no dia a dia, e lazer nas horas vagas.

A magrela, como muitos carinhosamente chamam, virou um estilo de vida. As cidades estão se equipando e se adaptando para receber cada vez mais ciclistas.

Há quem prefira alugar uma bicicleta, utilizando esses novos aplicativos de compartilhamento, por um período determinado a ter que adquirir a sua própria. Mas tem quem compre a sua para garantir a mobilidade, quando e onde quiser.

Por esse novo mercado, surgiu também uma nova forma de comprar seguros. Você vai descobrir neste artigo se seguro de bicicleta vale a pena e quais as vantagens e desvantagens. 

Seguro de Bicicleta vale a pena dependendo do tipo de ciclista que você é

Que as nossas cidades não são tão seguras e que a violência, infelizmente, existe, não é novidade para ninguém. Proteger os nossos bens, como forma de prevenir eventuais prejuízos se tornou uma necessidade.

Antes de entender se seguro de bicicleta vale a pena, você precisa, além de pensar na sua segurança, avaliar aspectos como a compra e como você faz o uso da sua bicicleta.

Então, o primeiro ponto a se considerar: que tipo de ciclista é você? Casual urbano, profissional ou utiliza apenas para lazer?

O casual urbano é aquele que está transformando a sua mobilidade. É o que está aderindo a bicicleta como meio de transporte para as suas atividades diárias.

O perfil de lazer também se aproxima do urbano. Em geral, são ciclistas que utilizam bicicletas mais simples, de baixo ou médio custo, mas que precisam valorizar e proteger o seu bem.

Já no perfil profissional, estão aqueles que compram equipamentos de alta qualidade, com custo mais elevado. Eles utilizam não só como meio de transporte. Mas utilizam também como esporte, praticando subidas em montanhas, passeios em locais afastados e até corridas.

Quais os riscos que eu tenho com a minha bicicleta?

Depois de avaliar o seu perfil e decidir se seguro de bicicleta vale a pena, está na hora de entender que os riscos vão existir. Veja os principais pontos de atenção:

  • Mesmo com a sua bicicleta estacionada, seja em uma garagem ou na rua, com cadeado ou proteção, você ainda corre o risco de arrombamento desse equipamento de proteção;
  • Quando você está pedalando, infelizmente, alguém pode te abordar para furtar a sua bicicleta;
  • Fora as questões de roubo ou furto, você pode se acidentar e correr o risco de ter perdas irreparáveis no equipamento;
  • Pensando nesses pontos, você considera que conseguiria repor a sua bicicleta, financeiramente falando, em quanto tempo?

Seguro de Bicicleta vale a pena mesmo?

Vamos ver agora quais são os principais benefícios para você ter um seguro de bicicleta e decidir se seguro de bicicleta vale a pena:

  • Custo controlável. O mercado de seguros de bicicleta disponibiliza opções personalizáveis para cada perfil de ciclista. Isso quer dizer que você pode montar a sua apólice de acordo com a sua necessidade e estilo de uso. O investimento feito é menor que o valor de uma bicicleta e pode ser realizado no modelo de franquia.
  • Cobertura ampla. Você pode incluir desde serviços básicos como a segurança contra roubos e furtos, até outros itens, como equipamentos de proteção.
  • Protege de problemas causados a terceiros. Você pode incluir na sua apólice o reembolso por danos materiais ou corporais involuntários causados a outras pessoas, por questões de acidente, seja por erro na condução. Ou seja, um erro humano, ou por questões de mau funcionamento do equipamento. 
  • Tranquilidade e mais liberdade. Com o seguro você vai se sentir protegido e com menos receio de cumprir com as suas práticas com a bicicleta.

E quais seriam as desvantagens para contratar um seguro de bicicleta? 

A resposta é simples: você não usar a sua bicicleta para o fim que a adquiriu. 

Vale a pena frisar esse ponto. Sabemos que as vezes compramos algum bem ou investimos em uma nova atividade e tempos depois deixamos ela de lado. Se você realmente vai adotar a bicicleta, independente do perfil, não tem porque se questionar: seguro de bicicleta vale a pena para você.

A dica aqui é: lembre-se do seu propósito quando investiu em uma bicicleta e o quanto ela pode transformar a sua vida e o seus hábitos..

Como fazer um Seguro de Bicicleta?

A tecnologia está a favor da simplificação do nosso dia a dia. Hoje você não precisa se deslocar até um local físico para contratar o seu seguro de bicicleta, e de outros meios como carros e motos.

Ter uma bicicleta é investir em você, na cidade e em um novo estilo de vida urbano. Invista sim o seu tempo e a sua disposição em uma bicicleta. E não esqueça que vale a pena fazer um seguro de bicicleta, e ganhar com isso mais conforto, segurança e tranquilidade.  



Última atualização em 14/01/2020