Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Chega de tomada: Apple patenteia células solares para celulares

Carregar o celular com luz solar? Essa é a ideia da Apple

Chega de tomada: Apple patenteia células solares para celulares

Carregar o celular é uma das coisas que mostram que a gente ainda não chegou no futuro completamente: um aparelho que permite ligar para outras pessoas, assistir vídeos, mandar mensagens, ouvir músicas, rodar aplicativos que variam desde planilhas até raio-x (ok, esses não funcionam mesmo… ainda) ainda precisam ser ligados na tomada uma vez por dia.

Mas o fim da ditadura das tomadas parece que está chegando ao fim – e justamente pela mão do principal culpado.

Conhecida pelas suas baterias que duram um dia (ou menos), a Apple patenteou nesse mês uma tecnologia que permite recarregamento por células solares, que ficariam debaixo da touch-screen de seus MacBooks, iPhones e Apple Watches. A informação é do blog americano Patently Apple.

A técnica não é necessariamente novidade: as marcas de relógio de pulso tem usado células solares há vários anos para aumentar a vida útil das baterias dos aparelhos.

Essa é a segunda solução da Apple para o problema da bateria nos últimos meses: com a instalação do sistema iOS 9, os aparelhos tem a duração da bateria aumentada em uma hora, além da possibilidade de desativar funções que não são vitais em troca de mais 3 horinhas.

O registro da patente não significa que a Apple vá botar essa tecnologia para funcionar. Eles geralmente pedem registro de todas suas invenções, algumas das quais nunca vêem a luz do dia. Pois é, nem adianta ficar todo animadão e pensar que agora sua bateria vai durar uma semana. Pode ser que, infelizmente, isso não aconteça.

Essa novidade pode ser tanto uma vantagem quanto um problema. Por um lado, ficar livre das tomadas, além de ser um desencargo espiritual, também diminui o risco de um curto-circuito ou um problema elétrico destruir o seu celular – além de, claro, economizar energia.

Por outro lado, ter que colocar o celular para fora do bolso e próximo da luz solar cria um outro tipo de problema. Afinal, ninguém anda com o celular pendurado no peito como se fosse um bottom. Além disso, as empresas deverão criar peças que não superaquecem no calor para que não aconteça nenhuma pane no celular (ninguém merece quando o celular esquenta demais e desliga ou fica travando!).

Ou será que alguém usa o celular pendurado no pescoço? Será que a Apple vai surfar em mais uma moda que a gente nem imagina? Só o tempo dirá. De qualquer forma, mesmo se essa moda perigosa – pois irá atiçar a ação de bandidos – não pegar, é interessando você fazer um seguro de celular para o seu aparelho. É bom saber que está protegido contra alguns riscos!

+ Veja as vantagens das lâmpadas de LED