Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Por que você não deve deixar seu celular carregando a noite inteira

Explicamos por que você não deve deixar seu celular carregando a noite toda

Por que você não deve deixar seu celular carregando a noite inteira

É bem provável que você seja do time que prefere deixar o celular carregando durante a noite para acordar no dia seguinte com a bateria 100%, não é? Pois a má notícia é que esta prática não é recomendável e pode encurtar a vida útil da sua bateria!

Os celulares atuais são equipados, geralmente, com baterias de íon de lítio, que carregam mais rapidamente em comparação com outras baterias recarregáveis. Desde quando você carrega seu celular novinho pela primeira vez, essa bateria está em constante depreciação. Ou seja, conforme o tempo vai passando, menos energia ela consegue segurar.

Então, você já deve ter percebido que seu celular demanda cada vez mais cargas constantes e isso é comum, já que essa é uma característica assumida pelas grandes indústrias eletrônicas. E já que é assim, é melhor cuidar bem da sua bateria para não a estragá-la ainda mais tão cedo.

Como carregar a bateria do seu celular corretamente

Especialistas orientam que a bateria seja carregada pelo tempo adequado para sua carga completa. Ou seja, se ela demorar duas horas para carregar, o carregador deverá ficar conectado por apenas duas horas. Isso porque o tempo que o celular fica carregando, conectado à energia elétrica, ajuda a diminuir a vida útil da bateria.

Outra coisa importante é não esperar acabar totalmente a bateria para recarrega-la. O mais indicado é que ela seja conectada ao carregador quando estiver com 35% ou 40% de carga, o que aumentará a durabilidade da bateria. Não se esqueça de tirar a capinha do seu aparelho quando for carrega-lo para não superaquecê-lo. Altas temperaturas também ajudam a degradar a bateria.

Alguns celulares mais modernos já são equipados com chips que evitam que o aparelho receba mais energia do que realmente precisa, assim como alguns carregadores já chegam ao mercado programados para desligarem quando a carga já está completa.

Mesmo com essa tecnologia, quando o celular fica carregando além do tempo necessário, ele fica o tempo todo na ativa, ou seja, consumindo a própria bateria. Isso faz com que a mesma oscile entre 100% e 98% de carga, o que faz com que o carregamento aconteça de forma contínua. Por isso, a bateria é usada mais do que deveria, diminuindo a sua vida útil.

Dicas para economizar bateria do celular

No nosso estilo de vida contemporâneo, é quase impossível tirar os olhos do celular e, justamente pelo uso excessivo, as baterias duram cada vez menos.

No entanto, é possível prolongar a vida útil da sua bateria tomando simples atitudes que também vão ajudar você a ganhar mais concentração para o que precisa e a perder menos tempo com o seu smartphone.

– Desligue as notificações das suas redes sociais

Notificações por push ficam pulando na sua tela o dia todo? Isso é um grande consumidor de bateria! Entre em cada rede social e desative essa opção. Você passará a ver as atualizações apenas quando entrar nos aplicativos.

– Diminua o brilho da tela

Quanto mais brilhante e claro estiver o seu visor, mais bateria será consumida

– Desative o sistema de localização, Bluetooth e Wi-Fi

Esses dispositivos poderão ser ligados quando realmente forem utilizados. Quando eles ficam ligados, porém inativos, consomem bateria desnecessariamente.

– Desative atualizações automáticas

Atualize seus aplicativos manualmente e não permita que seu celular busque atualizações sem a sua permissão.

Com essas dicas, você verá sua bateria durar por muito mais tempo!