Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que celular tem a ver com o preço do seguro do carro?

celular e preço do seguro do carro

O que celular tem a ver com o preço do seguro do carro?

Pode parecer esquisito, mas os preços do seguro podem sofre e muito com a influência do celular. E nem estamos falando do seguro celular!

Acontece que a utilização inadequada dos smartphones pelos condutores ao volante é uma das principais causas de acidentes nos Estados Unidos. Isso acabou elevando os riscos, consequentemente, o valor dos seguros no país. Esta informação foi confirmada pela State Farm Mutual Automobile Insurance Co. em 2015.

O documento entrevistou um número considerável de pessoas e, dentre elas,  36% admitiram usar os smartphones enquanto dirigem, enquanto 29% disseram que acessam a internet ao volante. Este comportamento é ainda mais comum entre jovens de 18 a 29 anos. 64% das pessoas nesta faixa etária disseram que acessam comunicadores instantâneos e respondem mensagens ao mesmo tempo em que dirigem. 54% admitiram usar a internet ao volante.

No ano de 2015, o índice de acidentes de trânsito nos EUA aumentou 7,2%, segundo a entidade americana National Highway Traffic Safety Administration. Já em 2016, essa estatística pode ter crescido mais 6%, segundo a ONG National Safety Council.

Aqui no Blog da Bidu, já falamos sobre os perigos de dirigir e usar o celular ao mesmo tempo.

O problema pode ser ainda maior

Um detalhe que deve ser levado em consideração é que estes números já preocupantes podem ser muito maiores do que o constatado. Isso porque quem utiliza smartphones ao volante tem a consciência de que é um comportamento perigoso e uma grande parte dos entrevistados não deve assumir que o pratica.

Diante deste cenário, os preços dos seguros continuam subindo, atingindo a todos. Mesmo com as tecnologias de bordo que oferecem opções para que o smartphone não seja utilizado ao dirigir, como o Android Auto que conecta o celular ao carro,  as estatísticas continuam crescendo. Quanto mais acidentes e mais multas pelo uso de celular no trânsito, mais caros deverão ficar os seguros automotivos.

A situação no Brasil

O Brasil, infelizmente, não é nada diferente dos EUA neste sentido. Já que este é um problema epidêmico no mundo todo. Como consequência da democratização tecnológica dos smartphones e do acesso à internet móvel.

Em nosso país, em 2014, um terço de todos os acidentes de trânsito do país foram causados por condutores que usavam o celular no momento. E como a maioria sabe, falar no celular enquanto dirige dá multa.

De acordo com o órgão administrados do seguro obrigatório DPvat, cerca de 1,3 milhões de acidentes acontecem todo ano por causa do uso de celulares ao volante. Por aqui, 80% dos motoristas brasileiros já admitiram utilizar o smartphone enquanto dirige.

Portanto, se estiver dirigindo, desligue o celular. Ou deixe-o afastado de você para evitar a tentação. A vida vale mais do que uma chamada urgente, certo?

Veja também:

+ Já imaginou uma tela de celular que se conserta sozinha?