Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Dicas para desbloquear o celular Android

tela de bloqueio

Dicas para desbloquear o celular Android

Você sabia que o seu padrão escolhido para desbloquear o celular pode estar entre os mais previsíveis? Por exemplo, se você liga os pontos formando um M em homenagem ao seu “mozão”, pode ter certeza que outros tantos apaixonados por aí fazem igual. Ou seja, seu smartphone cheio de selfies corre sério risco de cair na mão de estranhos.

O mesmo acontece com a senha clássica para iPhone. Muitos tendem a usar números como a data do seu nascimento, o telefone de casa e até o retrógrado “1234”. Isso é cilada, Bino!

Aqui a gente vai te ajudar a manter seu celular longe de quem tem olho grande no seu Whatsapp (agora a coisa ficou séria!).

Em um estudo, Marta Loge, pesquisadora do Instituto Norueguês de Tecnologia, analisou padrões de desbloqueio do Android de 4 mil pessoas, e verificou que em média, são usadas 5 bolinhas de ligação dentre as 9 opções possíveis. E tem mais, desses, 37% desenham apenas com 4 bolinhas, dá pra acreditar?

Ela descobriu que 44% das pessoas começam a desenhar a partir da bolinha do canto superior esquerdo. “Os seres humanos são previsíveis, Percebemos os mesmos aspectos utilizados ao criar um teste para descobrir um padrão de senha PIN ou alfanumérica”, concluiu Loge.

Observe quais são os desenhos mais comuns e fujam deles:

tela de bloqueio

 

Vamos tentar explicar de uma forma mais simples: se você liga os pontos com o mínimo de 4 bolinhas, aí existem 1624 combinações possíveis para desbloqueio, diferente de quando você bloqueia seu celular usando 9 bolinhas, na qual a possibilidade de combinações aumenta para 140.704. Acho que essa última opção é mais segura, concordam?

Como criar um padrão de desbloqueio seguro.

Para a pesquisadora, o ideal é que o usuário desenhe padrões que girem em sentido anti-horário, que não comecem em cantos e que mudem de direção. Uma dica importante: usar o maior número de pontos (bolinhas) pode não fazer muita diferença se o desenho permanecer simples.

Pra se ter uma ideia, na imagem abaixo, o lado esquerdo mostra alternativas de padrões muito fáceis de adivinhar e no outro lado, as mais complexas, pois fogem do que é intuitivo e desenha-se com nove pontos.

bloquear celular

Fique atento, com todos esses dados, os hackers podem criar um software que, a partir das possibilidades, desenha os padrões mais prováveis de desbloqueio e aí tchau tchau!

Você até pode se perguntar por que um hacker ia querer invadir seu sistema, seu e-mail, sua despretensiosa rede social, afinal, és um mero mortal. Pois saiba que esses ataques são feitos em massa contra sistemas inteiros, e aí sua mera existência pode estar no alvo. Além disso, diversos aplicativos guardam senhas de banco e número do cartão de crédito. Nada bacana.

É isso, o PIN 1234 mandou lembranças! 🙂