Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Veja como tirar fotos da sua casa com qualidade de revista!

Tire fotos com qualidade de revista com essas dicas da Bidu Corretora.

Veja como tirar fotos da sua casa com qualidade de revista!

Todo mundo que vai se mudar ou reformar a casa sempre fica pensando em quais móveis comprar, quais decorações usar e o que vai ficar um L-U-X-O – e para encontrar referências, compra revistas de decoração ou acessa o Pinterest.

Quando fica pronto, você quer mostrar para os seus amigos, familiares e conhecidos – principalmente aquele cara do seu trabalho que disse que as coisas nunca ficam como estão nas fotos. Mas por mais que você tente, as fotos nunca ficam boas.

Então para você não ter que dar razão ao chato do seu trabalho, a Bidu Corretora organizou dicas para você tirar fotos da sua casa que não ficam devendo para nenhuma de revista!

Acompanhe

Use corretamente as fontes de luz

Saiba como definir a iluminação correta para fotografias na sua casa.

Dê sempre preferência para a luz natural – abra cortinas e portas e deixe a luz entrar. Além disso, opte por tirar fotos pela manhã, se o ambiente fica virado para onde o sol nasce, ou no fim da tarde, se o ambiente está no lado oposto. Evite tirar fotos à noite, quando a iluminação é mais baixa.

Tome cuidado, no entanto, com a intensidade da luz solar e nas sombras que ela pode causar no motivo que está sendo fotografado. De nada adianta abrir a janela e esconder exatamente aquilo que você quer mostrar para todo mundo.

O quartinho não tem um ponto natural de luz? Nesse caso, opte pelas iluminações artificiais, mas sempre checando como está ficando o resultado na câmera. Em alguns casos, suas fotos podem ficar com globos de luz que distraem quem vê do foco principal da fotografia. Para fotos internas, é melhor usar lâmpadas frias, como fluorescentes ou de led. As lâmpadas incandescentes costumam deixar o ambiente mais escuro.

Evite o uso do flash, que dá uma iluminação disforme e cria sombras no ambiente.

Evite o zoom ou a grande angular

Saiba como tirar fotos com close da sua casa.

Para quem não conhece muito de fotografia, a grande-angular é uma lente que aumenta o campo de visão da câmera, deixando mais fácil tirar fotos amplas. No entanto, isso vem com um preço: em ambientes fechados, os objetos tendem a ficar distorcidos, perdendo a proporção.

Nesse caso, é melhor você encostar na parede e tentar tirar a foto da maneira mais ampla possível sem a ajuda de nenhum aparelho. Assim, sua imagem não perde qualidade, além de conseguir oferecer uma perspectiva mais real do ambiente.

Para detalhes, evite o zoom e prefira aproximar a câmera do que pretende mostrar. Geralmente as câmeras perdem qualidade no modo zoom, o que pode afetar a qualidade da sua foto.

O segredo está no foco

Saiba como fazer o foco da câmera correto para tirar fotos da sua casa.

Geralmente, o que diferencia uma foto de boa qualidade de outra pior é o foco. Também pudera: quando a foto está com um foco ruim, é difícil distinguir os objetos nas imagens, perdendo contrastes e detalhes que aparecem nas fotos melhores.

Para conseguir um bom foco, use um tripé ou coloque sua câmera sobre alguma superfície estável – dessa maneira, você evita “tremidas” ou mudanças de posição que afetam o foco. Além disso, isso permite uma posição mais “reta”, que deixa as fotos melhores.

Brinque com a perspectiva

Saiba como variar as perspectivas na hora de tirar fotos da sua casa.

Você deve saber de cor aquele ângulo de revista de decoração: amplo e pegando todos os móveis, ele é repetido a esmo. Esse ângulo costuma deixar as fotos muito boas, mas você também pode variar um pouco a perspectiva da imagem, o que pode criar fotos espetaculares.

Por exemplo, ao invés de fotografar uma mesa pelas bordas, você pode fotografá-la de cima para baixo, mostrando seu formato geométrico, ou por debaixo, mostrando as cadeiras. As possibilidades são infinitas!

Agora que você já sabe como tirar belas fotos do seu lar, aproveite para participar do concurso cultural Meu Canto Bidu! Você fotografa seu cantinho favorito e pode ganhar até 1000 reais em compras no MadeiraMadeira!

Saiba mais acessando nossa página aqui.

+ Quer mais dicas de fotografia? Veja aqui lições de fotografia de viagem