Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Recarregue o celular no seu vasinho de orquídeas!

Vasinho de Orquídea

Recarregue o celular no seu vasinho de orquídeas!

Fala-se com maior frequência da crise de energia no país. Além disso, a discussão sobre energia sustentável temas de sustentabilidade está cada vez mais importante. É por isso que sempre devemos nos atentar em buscar alternativas para economizar.

Lembra que já falamos aqui sobre plantas que agem como purificador de ar? Agora, um grupo formado por três jovens engenheiras chilenas inventou outro uso para as plantas, utilizando elas como carregador de bateria.

As engenheiras Carolina Guerrero, Camila Rupchich e Evelyn Aravena inventaram o “E-Kaia”, um dispositivo que funciona ao ser enterrado em um vaso ou canteiro. O mecanismo gera 5 volts, que passa para celulares e tablets por meio de cabo USB.

E-kaia carrega bateria de celular a partir de plantas

Aparelho capta energia do solo com plantas para carregar bateria de celular

Como funciona o processo de geração de energia?

Na realidade, o processo é bem simples de se entender. No processo natural das plantas, conhecido como fotossíntese, é produzida energia química por meio da energia vinda da luz solar. Nas raízes das plantas, microorganismos processam essa energia química, que as plantas utilizam para crescer. Nesse processo, elétrons são criados como produtos secundários.

O conceito pode ser fácil de entender, mas certamente é difícil de se aplicar. O que as jovens engenheiras fizeram foi criar um aparelho que capta os elétrons que a planta não precisa, gerando carga elétrica para baterias, permitindo uma carga completa em até uma hora e meia.

Quanto gasta carregar a bateria do celular?

Um carregador em uso tem consumo médio de 1,5 watts por hora. Não parece muito, mas é importante se atentar que muita gente deixa os carregadores conectados na tomada, mesmo quando não necessário.

Levando em conta esses números, se você deixar o celular carregando por 12 horas ao dia, durante todos os dias do ano, você gastará no final uns 9 reais em conta de luz. Ainda não parece muito mas, se você levar em conta todos os aparelhos da sua casa, da sua rua ou do seu bairro… é muito dinheiro e muita energia!

Fora as despesas, o consumo de energia também é grande. Um celular carregando, nas mesmas condições acima, gasta em média 0,54 kWh ao mês. Em uma casa com 4 pessoas, o gasto sobe para 2,16 kWh ao mês (o equivalente a R$ 1,64 a mais na conta mensal).

Agora, já pensou em quanta energia gasta a população brasileira que tem celular – cerca de 283 milhões de pessoas? O gasto seria de 152.82 GIGAWATTS ao mês (muito mais do que o necessário para fazer a DeLorean funcionar!).

Doc Brown De Volta para o Futuro

E o Doc. Brown ficou espantado com só 1.21 gigawatts…

Outros projetos de energia sustentável

O projeto chileno foi premiado em 2014 e é um importante passo para a geração de energia sustentável. Mas não é o único.

O “Plant-e” é um projeto similar que utiliza o mesmo conceito de captação de energia. Segundo sua co-fundadora, Marjolein Helder, é possível produzir 28 kWh em um ano, com o espaço de um metro quadrado de jardim.

Segundo os dados de consumo médio das casas brasileiras, gastamos uma média de 166 kWh. Para suprir esse consumo precisaríamos de, pelo menos, 6 metros quadrados de área verde. Além de economizar energia, melhoramos a respiração do planeta e ainda deixamos nossos jardins mais bonitos!

 

Gostou da ideia? Está preparado para fazer um jardim energético na sua casa? Deixe sua opinião!

+ Que tal proteger seus eletrônicos com um seguro?