Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Smartphone de duas telas: conheça o YotaPhone 2

As duas telas do YotaPhone 2: a tela frontal, acima, e a tela traseira, abaixo

Smartphone de duas telas: conheça o YotaPhone 2

Já pensou em um smartphone com duas telas, uma na frente do aparelho e outra no verso? Essa é a proposta do YotaPhone 2. O celular foi lançado pela empresa russa Yota Devices para o mercado europeu, mas está bem próximo de entrar no mercado norte-americano: a empresa lançou uma campanha de financiamento coletivo no IndieGoGo com o objetivo de levantar 50 mil dólares para o lançamento no país. Ao final do primeiro dia de arrecadamento  (19/5), a Yota Devices já tinha conseguido mais de 120 mil dólares!

O aparelho funciona com o sistema operacional Android. A tela frontal é uma tela LCD touchscreen comum de 5 polegadas. Já a tela traseira usa a tecnologia E-ink, a mesma usada em leitores de e-book como o Kindle. Essa tecnologia é um grande diferencial para um smartphone: diferentes de telas LCD, telas E-ink não perdem visibilidade sob forte iluminação. Essa tela fica sempre ligada e é sensível a toque, permitindo a leitura de mensagens e uso de outros aplicativos sem precisar ligar a tela da frente. Segundo a empresa, isso também permitiria uma maior economia de bateria – que também promete ser poderosa: até 48 horas de duração em uso normal.

No detalhe, à frente, a segunda tela do YotaPhone 2: tecnologia semelhante à do Kindle.

No detalhe, à frente, a segunda tela do YotaPhone 2: tecnologia semelhante à do Kindle.

A ideia da empresa é entregar os aparelhos até o fim do verão norte-americano, que é simultâneo com o fim do inverno brasileiro, em agosto. Por enquanto, quem quiser o celular só poderá comprá-lo através da campanha de crowdfunding: por 525 dólares, algo próximo de 1600 reais, qualquer um pode adquirir um modelo no próprio IndieGoGo. Mas não se apresse: por enquanto, a empresa ainda não está entregando o YotaPhone 2 no Brasil (estamos esperando ansiosamente!).

Veja esse vídeo feito pela empresa mostrando o aparelho em detalhes (em inglês):