Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Fique atento: a senha da tela de bloqueio do seu Android é previsível

Senha da tela de bloqueio do Android: saiba quais são as senhas menos seguras.

Fique atento: a senha da tela de bloqueio do seu Android é previsível

Responda rápido: a senha da tela de bloqueio do seu Android (sim, aquela que você faz um desenho com os dedos) é a inicial do seu nome? Ou é uma forma simples que começa de uma das quatro pontas? Então, uma novidade para você: sua senha do Android é muito simples de adivinhar.

Essas são algumas das conclusões do estudo da pesquisadora norueguesa Marte Loge, que analisou quase 4.000 senhas da tela de bloqueio do sistema operacional do Google como sua tese de mestrado.

Segundo a pesquisa, 44% de todas as senhas começam no canto superior esquerdo. Pense nisso: de cada 10 pessoas, 4 começam sua senha do mesmo lugar. Considerando os quatro cantos, a porcentagem aumenta para 77%.

Em média, a maior parte das senhas tem 5 “bolinhas” de comprimento, significando que o número de combinações possíveis são menos de 9.000. O segundo comprimento mais popular é de 4 bolinhas, que diminui a possibilidade de combinações para apenas 1.624. O comprimento mínimo permitido pelo Android são 4 bolinhas e máximo, 9 – o número máximo de combinações é 389.112.

Além disso, Loge também mediu a complexidade das senhas. Por exemplo, uma sequência que inclua viradas bruscas e cruzamentos são mais difíceis de hackear do que formas simples. A pesquisadora mediu a complexidade em notas e a média das notas foi baixa: 13.6 de um máximo de 46.8.

Uma explicação plausível é que combinações complexas são mais difíceis de lembrar. Já essa é bem mais fácil: cerca de 10% das pessoas estudadas usaram letras do alfabeto como sua senha, geralmente usando a inicial do próprio nome ou de uma pessoa próxima. Esse atalho é o menos seguro, já que diminui as combinações possíveis para menos de 100.

Senha da tela de bloqueio do Android: padrões em forma de letra são menos seguros.

Padrões como esse na tela de bloqueio do Android deixam seu celular menos protegido. (foto: Marte Loge)

Padrões como esse na tela de bloqueio do Android deixam seu celular menos protegido. (foto: Marte Loge)

Como proteger (melhor) o seu Android

A senha da sua tela de bloqueio é um dos mecanismos de defesa mais importantes do seu Android. Caso alguém roube o seu celular e consiga hackear a sua senha, pode desativar os mecanismos que o Google tem para localizar o seu celular. Sim, as senhas Android devem ser bem pensadas.

Além disso, várias informações pessoais seriam expostas, desde coisas menos importantes como suas conversas no Whatsapp até dados sensíveis como suas informações bancárias. Por isso, algumas precauções na hora de escolher sua senha podem ajudar muito proteger seu Android contra invasões, como, por exemplo:

  • Não desenhe letras como senha. Usando letras, você aumenta a probabilidade de ser hackeado se o ladrão souber o seu nome ou o nome de pessoas próximas a você.
  • Use padrões complexos que mudam de direção ou que se cruzam. Assim, caso alguém tenha visto você colocar sua senha será mais difícil de decorá-la.
  • Desative no Android a função que mostra o percurso que seu dedo faz. Isso, combinado com a dica acima, deixa sua senha praticamente impossível de visualizar.

Quais outras dicas vocês sugerem? Coloquem no setor de comentários!

Quer proteger mais ainda seu Android? Contrate um seguro de celular com a Bidu Corretora com cobertura para roubo e furto, queda de água e quebra acidental.