Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Brasil: País campeão de raios

Imagem de raios atingindo a cidade

Brasil: País campeão de raios

O Brasil é o país com a maior incidência de raios em todo o planeta, são mais de 57 milhões anualmente. A maior frequência ocorre no estado de Amazonas, porém todo o país é afetado, principalmente durante o verão.

Os raios e trovões aparecem com frequência nos mitos e lendas de civilizações passadas, com a intenção de explicar a origem desse fenômeno natural. Os babilônicos acreditavam que o deus Adad carregava em uma das mãos um bumerangue que provocava os trovões e na outra uma lança que quando arremessada dava origem aos raios.

O Brasil é o país campeão de raios, fazendo 111 vítimas e deixando 500 feridos por ano

Para os Gregos, Zeus jogava lanças contra os homens pecadores e arrogantes, atingindo-os com o raio. Já para os Nórdicos, Thor era o Deus que provocava esse fenômeno arremessando seu martelo.

Saindo dos mitos e indo para a explicação científica, o raio é uma descarga elétrica que ocorre na atmosfera, com intensidade de 30 mil ampères (mil vezes maior que a intensidade do chuveiro elétrico, para ter uma comparação). Ele é formado dentro das nuvens a partir de cargas elétricas geradas pelo choque de partículas de gelo. Quando um número certo dessas partículas são somadas, surge uma faísca que faz a descarga para o solo.

O raio é uma descarga elétrica que ocorre na atmosfera, com intensidade de 30 mil ampères (mil vezes maior que a intensidade do chuveiro elétrico)

Os raios geralmente procuram objetos pontiagudos ou metálicos (daí vem o formato e material dos para-raios). Já as descargas que acontecem na atmosfera ou interior das nuvens, provocam o deslocamento de ar que causa o clarão e barulho conhecido como trovão.

A explicação para o Brasil ser o alvo dos raios é geográfica, pois a maior parte do país está na zona tropical, o que facilita a formação de tempestades. Veja abaixo alguns dados sobre o fenômeno.

A corrente elétrica do raio pode provocar queimaduras, danos ao coração, lesões respiratórias e auditivas, além de outras complicações, mesmo que ele não atinja diretamente a vítima.

De 20 a 30% das pessoas atingidas por raios morrem. Entre as que sobrevivem, 70% ficam com sequelas.

Cerca de 20 a 30% das pessoas atingidas por raio morrem, a maioria por parada cardíaca e respiratória e aproximadamente 70% dos sobreviventes sofrem uma série de sequelas psicológicas e orgânicas. Para evitar acidentes, é necessário tomar cuidados durante uma chuva ou tempestade.

  • Não permaneça na rua ou em locais abertos durante tempestades, principalmente se estiver segurando objetos metálicos que atraem a descarga. Evite aproximação com linhas telefônicas, tomadas, janelas e estruturas metálicas.
  • Durante uma tempestade, não mexa no celular enquanto ele estiver carregando. Quando a rede elétrica é atingida por um raio, ela de propaga pela fiação, atingindo o que estiver no fim da tomada. O mesmo principio vale para o telefone com fio, chuveiro e torneira elétrica.
  • Evite campos abertos como áreas agrícolas, praias, estacionamentos e campos de futebol. Locais assim costumam ser alvos dos raios, por isso é importante sair  imediatamente destes locais quando começar uma tempestade. A mesma regra vale para cordilheiras, topos de morros e prédios.
  • Desligue da tomada eletrodomésticos e eletroeletrônicos, evitando que eles queimem devido uma tensão na rede elétrica.

O seguro residencial ajuda a proteger sua casa contra raios

Assim como a compra de um carro, a casa também é um investimento para toda família e é muito importante protegê-la. Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, o seguro residencial não custa caro: o prêmio não costuma passar nem 1% do valor do imóvel. Este seguro é um aliado na hora do sufoco, seja por causa de um cano que estourou ou uma queda de raio que danificou sua casa.

Este tipo de seguro oferece proteção contra incêndio, queda de raio, explosão, furto, roubo e outros que protege o patrimônio contra imprevistos. Você também pode contar com a assistência 24 horas que tem serviço de chaveiro, eletricista, encanador e vidraceiro.

Além disso, existem modalidades ainda mais simples de seguro para facilitar na hora da contratação. Por exemplo, a Tokio Marine criou um seguro de danos residencial mais simples de contratar. Este produto oferece a proteção para a residência de forma rápida, simples e sem burocracia. Além disso, o segurado concorre a sorteiros em dinheiro durante a vigência da apólice.