Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Planejamento financeiro pessoal: com o que você pode contar?

Imagem representando economia para ilustrar post sobre planejamento financeiro pessoal

Planejamento financeiro pessoal: com o que você pode contar?

Início de ano é sempre uma época propícia para colocar em prática alguns passos que contribuem para um planejamento financeiro pessoal efetivo, com resultados garantidos.

Imagem representando economia para ilustrar post sobre planejamento financeiro pessoal

Comparar preços antes de fazer uma compra, pagar à vista quando o desconto compensar, analisar todos os meses os seus objetivos e controlar as receitas e despesas são apenas alguns deles.

Dentre tantos, há um de essencial importância, que pode ser iniciado ainda hoje, o quanto antes. Buscar informações sobre os investimentos que estão à disposição no mercado.

Uma coisa é certa. Quanto mais cedo você se interessar por esse assunto, mais cedo o seu planejamento financeiro pessoal dará resultado.

Afinal, o tempo não para e os recursos empenhados em um bom investimento podem garantir um futuro com mais tranquilidade.  Por isso quem sabe usar e também aplicar o dinheiro é favorecido

Previdência Privada e Seguro de vida, a dupla!

Pensar no futuro é saber, por exemplo, que pode ser necessário contar com produtos para complementar os ganhos obtidos com o benefício do INSS.

A Reforma da Previdência, que está no Congresso Nacional, pode ser aprovada ou não. Porém, é aconselhável, segundo os especialistas em planejamento financeiro pessoal, buscar meios para atingir o objetivo de manter, no período da aposentadoria, o padrão de vida que se tem durante a vida profissional ativa.

O mesmo raciocínio vale se você pensar em se precaver naquelas situações de imprevistos indesejáveis. Um exemplo é invalidez ou outro tipo de doença grave.

Dentre os produtos à disposição no mercado, dois se destacam nesse cenário: a Previdência Privada e o Seguro de Vida.

Dúvidas fazem parte mesmo. Mas é necessário entender que se preparar financeiramente para o futuro é mais urgente. Vai além de contar hoje com os melhores investimentos. Isso porque caso ocorra algum problema com os seus investimentos (e em meio à instabilidade política e financeira do país isso é possível), o patrimônio acumulado pode ser insuficiente.

Seguro de Vida

O Seguro de Vida costuma ser a solução para aqueles que avaliam as necessidades de hoje e amanhã e ainda consideram possíveis imprevistos. Uma alternativa para o seu planejamento financeiro pessoal

Trata-se de um produto que alia garantia à segurança para o segurado e seus beneficiários. Desde o pagamento do primeiro prêmio é mantida a proteção no valor total contratado, em caso de sinistro.

Sem contar que o Seguro de Vida tem os valores atualizados monetariamente, o que garante a proteção contra a perda em virtude da inflação.

Aqueles que fazem o planejamento financeiro pessoal têm buscado cada vez mais o Seguro de Vida como alternativa de proteção para o futuro.

Segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), o mercado de seguro, sem considerar o ramo de saúde, teve expansão de 9,2% em 2016 em comparação com 2015. Totalizando receita de R$ 239,3 bilhões em prêmios no período.

Confira mais informações sobre Seguro de Vida aqui na Bidu.

Dúvidas polêmicas sobre seguro de vida

Quais os cuidados na hora de contratar um seguro de vida

Quando contratar um seguro de vida?

 Previdência Privada

A Previdência Privada tem o objetivo de acumular recursos ao longo do tempo para ser usufruído pelo titular ainda em vida. Pode ser usada, por exemplo, durante a aposentadoria, como renda mensal, ou de uma só vez, mesmo que não aposentado.

Há dois tipos de Previdência Privada em nosso país: PGBL e VGBL. Eles se diferenciam basicamente pelos regimes tributários.

De acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), os aportes a planos abertos de aposentadoria privada subiram 19,9% em 2016. Isso corresponde a R$ 114,72 bilhões. Ainda não há informações atualizadas do ano de 2017.

Complemento ideal

O crescimento da Previdência Privada e dos Seguros de Vida denota que o brasileiro vem dando mais atenção ao futuro. Ele está realizando o planejamento financeiro pessoal e entendendo que os dois produtos são, na verdade, complementares.

São as diferenças apresentadas por ambos que fazem com que se completem. Sem disputar o mesmo território. E são elas também que levam muitos especialistas a recomendar a possibilidade do consumidor arcar com os custos de um seguro de vida e a previdência no planejamento financeiro.

Imagine, por exemplo, que você fez um plano de previdência privada pensando na aposentadoria. Mas aí acabou utilizando os recursos antes dessa fase chegar.

Caso isso tenha ocorrido e você tiver outros bens a transmitir aos seus herdeiros, é importante contar com o Seguro de Vida (situações de imprevisto, lembra?). Isso porque que inventários geram despesas e os bens não podem ser utilizados até que o processo seja finalizado.

Há inúmeros outros exemplos de situações em que os dois produtos mostram a parceria que se deve levar em conta. Mas o importante aqui é começar a pesquisar e colocar em prática o seu planejamento financeiro pessoal. Afinal, o futuro está logo ali.

Planejamento financeiro pessoal em cartilha

Você nem sabe como começar a elaborar o seu planejamento financeiro pessoal? Aproveite esta época do ano para conquistar esse importante objetivo e colocar a sua vida em ordem!

Conhece a facilidade que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) traz para você?

Uma cartilha para pessoa física que funciona como um guia em educação financeira. Ele ensina como montar um controle orçamentário, elaborar planos de ação, tomar decisões, efetivar medidas que ajudam a evitar o surgimento de dívidas e fazer o planejamento financeiro.

É possível baixar o conteúdo dessa cartilha no portal da entidade para começar hoje a obter as orientações iniciais e ir em busca de soluções para elaborar o seu planejamento financeiro.

Mãos à obra!

Confira também dicas de como fazer um bom planejamento financeiro empresarial.

Leia mais sobre não se endividar com cartão de crédito e como funciona o crédito pessoal.

+ 10 dicas para sair da crise