Por dentro do Seguro de Vida Conjugal

Imagem de casal de mãos dadas para texto sobre seguro de vida conjugal

Por dentro do Seguro de Vida Conjugal

Viver uma relação a dois significa dar atenção a vários aspectos da vida do casal. São inúmeros os cuidados que devem ser dedicados ao parceiro ou parceira. E existe um produto do mercado de seguros que pode ser uma opção para levar mais tranquilidade e segurança aos cônjuges. Vamos conhecer o seguro de vida conjugal?

A saúde financeira do relacionamento merece toda proteção necessária, afinal ninguém está imune a certos imprevistos na vida.

Cotação Online de Seguro Viagem

Seguro de Vida Conjugal? Existe?

Viver o agora, mas pensar no futuro.

Essa é a essência de todo casal que deseja vida longa ao relacionamento. Para isso, costumam dedicar atenção e carinho aos diferentes aspectos do casamento – visando a um perfeito equilíbrio emocional e até mesmo financeiro.

É sabido que hoje em dia é preciso sim que o casal fale cada vez mais sobre finanças. Assim, é possível traçar seus objetivos, conquistando o que desejam. E, melhor, sem divergências para que os dois possam alinhar seus propósitos e projetos, distanciando-se de possíveis conflitos.

Uma das alternativas à disposição no mercado para pensar no futuro financeiro da família é o seguro de vida. E ele pode ser contratado com a cobertura adicional para cônjuge, o chamado o seguro de vida conjugal.

O seguro de vida é uma solução que geralmente contempla somente um titular. Por isso, a cobertura para cônjuge é tratada como um adicional que pode integrar o seguro no ato da contratação, estendendo-se, assim, a proteção.

Há no mercado diferentes formas de ter acesso a essa extensão de cobertura para o cônjuge. Essa cobertura costuma estar presente quando o consumidor tem interesse em:

  • Seguro de vida familiar (cobertura de morte e invalidez);
  • Seguro de vida profissional (também nas mesmas coberturas de morte e invalidez com majoração);
  • E profissional de segurança com morte e invalidez.

Essa proteção pode chegar a até 100% do valor das coberturas contratadas para morte e invalidez permanente total ou parcial por acidente sem majoração. Isso desde que o parceiro corresponda às comprovações exigidas pela empresa responsável pelo seguro.

Resumindo: com o seguro de vida conjugal, o cônjuge passa a ser segurado tanto quanto o contratante.

Quais são as vantagens de contar com a cobertura para cônjuge?

Uma das principais vantagens de ter um seguro de vida com cobertura adicional para o cônjuge é que esse tipo de seguro não entra em inventário no caso de morte do segurado.

Trata-se de um produto em que é possível escolher livremente quem serão os beneficiários. Não é preciso se limitar apenas aqueles que são herdeiros legais.

Só por isso já é um produto que merece ser avaliado com atenção pelo casal. Ele pode evitar que uma das partes passe por dificuldades se algo acontecer com o outro.

Coberturas do seguro

Morte acidental

Quando o titular falece em virtude de acidente, os beneficiários têm o direito de receber a indenização que foi estabelecida no contrato. Mas é preciso provar legalmente que o acidente ocorreu subitamente, de forma involuntária, levando à lesão física capaz de determinar o óbito ou a invalidez permanente.

Morte por qualquer causa

Nesta cobertura entram mortes por causas naturais e acidentais. Aqui os beneficiários recebem a indenização estipulada no contrato, seja qual for a razão do falecimento do titular do seguro.

Invalidez permanente total ou parcial por acidente

Essa cobertura é paga ao titular do seguro caso ele sofra algum tipo de acidente coberto que leve à perda total ou parcial de algum membro ou órgão. Situação que o impedirá de trabalhar pelo resto da vida.

Invalidez funcional permanente total por doença antecipação

Neste caso o segurado é indenizado quando tem uma doença que não permita mais que ele trabalhe.

Coberturas adicionais do seguro

Extensão de cobertura para o cônjuge

Cobertura adicional estendida ao marido ou à esposa para que tenham a proteção em casos de morte e invalidez permanente total ou parcial por acidente do parceiro/parceira. O percentual do valor a ser coberto é definido pelo segurado principal.

Assistência personal care

Permite acesso a serviços de assistência residencial, automotiva, nutricional, etc. Vale durante todo o período da vigência do seguro.

Diária por incapacidade temporária com LER, DORT e hérnias

Aqui o segurado recebe o equivalente aos dias em que ficar afastado do trabalho para tratar de uma das doenças previstas no seguro de vida conjugal.

  • Lesão por esforço repetitivo (LER);
  • Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (DORT);
  • Hérnias.

 O valor a ser indenizado corresponde às diárias contratadas.

Seguro de assistência funeral individual

Neste caso, o seguro paga as despesas do serviço de funeral no caso de morte do segurado, dependendo do tipo de plano que foi contratado.

Seguro de Vida

Agora que você está por dentro da extensão do seguro de vida para cônjuge, é hora de entender melhor o que é um seguro de vida.

Trata-se de um contrato feito com a seguradora para garantir proteção financeira aos familiares e/ou pessoas que dependem do segurado no caso de sua falta. Pode também ser utilizado em caso de invalidez permanente ou doença grave. 

Uma das maiores vantagens desse tipo de seguro é que o segurado pode escolher livremente os beneficiários. Aliás, é possível até mesmo substituí-los quantas vezes quiser.

O seguro de vida é calculado de acordo com a idade do segurado. Há seguradoras que fazem restrições a pessoas com mais de 65 anos e outras impõem certas limitações quando o interessado tem 60 anos.

É sempre importante estar atento no momento de contratar um produto como esse em virtude do preço e das taxas que variam muito mediante as coberturas escolhidas.

 

 

  Última atualização em 15/10/2019