Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Seguro de vida em grupo

Entenda o seguro de vida em grupo e se ele vale a pena para você.

Seguro de vida em grupo

O seguro mais comum contratado pelas empresas é o seguro de vida em grupo. Essa modalidade de seguro de vida empresarial tem um custo menor do que o seguro de vida individual e garante que os funcionários da empresa – e seus familiares – estejam segurados no caso de alguma fatalidade.

Quem pode contratar o seguro de vida em grupo?

Esse plano de seguro é válido apenas para funcionários, organizações e sindicatos. Ou seja, só pode contratá-lo quem possuir uma empresa com um número de funcionários determinado pela seguradora.

Tipos de seguro empresarial

  • Não contributário: você recebe o valor inteiro do prêmio sem perder nada;
  • Contributário: você ajuda a pagar uma parte do seguro. Geralmente o valor é descontado na folha de pagamento.

O que fazer em caso de sinistro?

Em caso de sinistro, você ou sua família deve entrar em contato com a seguradora em que o seguro foi fechado. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a sua seguradora a qualquer hora. Ela estará pronta para te ajudar em qualquer caso.

Você pode encontrar os números de telefones das seguradoras clicando aqui.

Posso contratar outros seguros além desse?

Caso você ache que o valor da indenização do seguro em grupo cedido pela sua empresa não cobrirá as necessidades da sua família na sua ausência, existe a opção de contratar um seguro de vida individual, específico para suas demandas.

É importante conhecer o que o plano da sua empresa cobre para estar sempre seguro sobre os casos em que você terá o apoio da seguradora.

Por que contratar o seguro de vida em grupo?

O plano empresarial é essencial para quem se preocupa com sua empresa e com seus funcionários, garantindo proteção e segurança para eles de acordo com o perfil dos empregados e empregadores. Isso é decidido, normalmente, nas chamadas “convenções coletivas”.

O que o seguro em grupo cobre?

Existem diferentes tipos de seguro em grupo e diversas coberturas, algumas delas incluem:

Alguns seguros cobrem também os cônjuges e os filhos, além de garantir apoio à eles no caso de alguma coisa acontecer com você.

Quando alguém que provém uma quantidade significativa da renda da família vem a faltar, a qualidade de vida pode cair se não houver um apoio. O seguro de vida em grupo serve para ajudar a sua família a se restabelecer financeiramente.

O código civil não considera esse seguro como “herança”, ou seja, caso o segurado possua eventuais dívidas, a indenização não poderá ser usada para saldá-las. Ou seja, o valor da indenização é destinado à quitação de despesas, incluindo dos sinistros que ocorrerem nesse mesmo tempo.

Condições de contratação

No geral, existe um limite de funcionários para que a empresa possa contratar esse serviço, tanto mínimo, quanto máximo – nos casos de microempresas – e limites de idade, como entre 14 e 65 anos.

Os segurados são todos os envolvidos nas empresas, como sócios, acionistas, empregados e empregadores, desde que sejam aprovados por uma análise de risco realizada pela seguradora. O segurado tem que ter:

  • Boas condições de saúde;
  • Plena atividade profissional
  • Mais de 14 e menos de 65 anos no momento do contrato do seguro.

É importante lembrar que cada seguradora pode estipular as regras para aceitação de segurados, bem como as condições. Por isso, é necessário que o contrato entre empresa e seguradora fique claro para todos os envolvidos, assim cada segurado sabe exatamente em quais situações estará coberto.

O segurado deve informar a empresa e a seguradora sobre qualquer lesão ou doença existente antes da contratação. Assim, a seguradora pode negar o contrato caso o segurado tenha idade acima da estipulada, ou alguma doença grave que represente um risco à seguradora. Nesses casos, vale a pena contratar um seguro de vida individual.

Cote seu seguro de vida na Bidu, é rápido e fácil.