Existe Seguro de Vida para profissionais autônomos?

Todo mundo já percebeu que o mercado de trabalho está se transformando. Com isso, muitas pessoas estão se tornando profissionais autônomos. Por um lado, isso inspira um perfil empreendedor, que pode ser visto de forma positiva. Por outro, carrega de preocupações de quem precisa investir tempo em se planejar e em buscar alternativas para garantir seus benefícios. Aí então começam os questionamentos. E um deles é o que vamos abordar nesse texto: Existe seguro de vida para autônomo?

desenho de uma família protegida por mãos para ilustrar texto sobre plano de saíde para autônomo

É possível ser empreendedor e ainda assim contar com benefícios como o seguro de vida.

A questão dos benefícios que as empresas oferecem aos trabalhadores é um dos principais itens que se apresentam como um diferencial nesses momentos. Entre eles estão como vale-refeição, transporte e plano de saúde, por exemplo. 

Pensando nisso, as empresas que oferecem esses adicionais também estão se transformando. Hoje, existem possibilidades reais a quem tornou-se autônomo no país. E por isso, você sabia que existe seguro de vida para autônomo?  

Sim, é possível você fazer um seguro de vida e garantir a proteção da renda da sua família contra os imprevistos que possam acontecer. Veja as informações que você precisa para adquirir o seu seguro de vida para autônomo..

Cotação Online de Seguro de Vida

O que é Seguro de Vida, para que serve e quais as vantagens?

O seguro de vida é um produto que garante que a sua família não ficará desamparada financeiramente em caso de incidentes, a partir de uma indenização aos beneficiários.

Ou seja, no caso de morte, os parentes ou próximos ao segurado poderão resgatar o valor aplicado e não arcar com as dificuldades financeiras do momento.  

Mas, por conta dessa definição, muitas pessoas ainda não entendem o seguro de vida como um investimento. Sim, ele precisa de planejamento financeiro e pode ser usado também em vida. Isso significa que não é exclusivo para casos de morte.

O seguro de vida lhe presta também apoio para situações como:

Há também a possibilidade de adquirir o seguro de vida resgatável. Com ele, após o período de carência, você pode resgatar o valor investido corrigido. Esse tipo de apólice pode ser considerada menos arriscada para quem é mais desconfiado com o processo.

Outras vantagens que o seguro de vida propõe inclui:

  • Proteção para risco de endividamento: mesmo que após a sua morte você deixe algumas pendências financeiras, como dívidas e financiamentos, a sua família estará protegida para quitá-las;
  • Você escolhe quem poderá ser beneficiário no seu seguro de vida, podendo ser um familiar ou amigo e conhecidos;
  • O seguro de vida está isento de Imposto de Renda e não haverá descontos em caso de resgate de qualquer valor;
  • Não está incluso em inventários, o que reduz muito a burocracia para resgatar o valor preterido; 
  • Disponibilidade de convênio com assistências funerárias.

O seguro de vida para autônomo pode incluir todos esses aspectos que citamos. Tudo vai depender da forma como a contratação for fechada com a seguradora escolhida.

Seguro de Vida para autônomo: veja as dicas  

Gerenciar os próprios benefícios não é uma tarefa fácil. Todo profissional autônomo sabe que vai precisar passar por isso para ter acesso a esses adicionais. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar a definir as suas escolhas e a se organizar.

Reescreva as suas prioridades financeiras

O seguro de vida para autônomo pode não parecer um item fundamental. Porém, ele pode significar muito no médio e curto prazo, não apenas para você, como também para todos que estão com você nessa trajetória. 

Reveja o seu orçamento e entenda onde é possível alocar os investimentos para que você possa contratar o seu ou o da sua empresa. O seguro de vida também pode ser realizado entre sócios, o que pode ajudar muito na saúde financeira em caso de incidentes com um dos proprietários, sem tanto impacto.

Busque apoio de organizações e sindicatos

Você já faz parte de algum sindicato ou está pensando em se associar a um? Então saiba que pode encontrar na instituição um excelente recurso para ter acesso não só ao seguro de vida para autônomo, como também outros benefícios, como plano de saúde e odontológico.

Seguro de Vida conjugal

Algumas seguradoras oferecem abrangência de cobertura para cônjuges. Isso pode ser interessante caso o seu parceiro ou parceira tenha direito a esse benefício dentro da companhia em que está estabelecido. 

Funciona basicamente como um dependente em planos de saúde, por exemplo, em que é possível estender os atendimentos a pessoas próximas. De toda forma, vale avaliar muito bem essas definições dentro do contrato.

Como contratar um Seguro de Vida para autônomo?

Ser um profissional autônomo exige muita disciplina e também compromisso em fazer tudo dar certo. Adicionar mais preocupações, sem dúvidas, não está nos planos. Por isso, não deixe de investir na tranquilidade da sua vida e também na de quem você ama. Aproveite todas as vantagens que um seguro de vida pode oferecer.

Para entender melhor sobre os custos e como contratar um seguro de vida para profissionais autônomos, não deixe de fazer uma cotação online aqui na Bidu. Conheça as oportunidades que estão a alguns cliques de você.  



Última atualização em 17/09/2019