Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Seguro funeral para idosos

imagem para ilustrar seguro funeral

Seguro funeral para idosos

Vamos tratar aqui de um tema delicado, sobre o qual algumas pessoas evitam pensar. Mas que, na verdade, pode ser de grande ajuda: a necessidade de um seguro funeral para idosos.

Com o passar do tempo, é natural que algumas preocupações ganhem corpo no meio familiar. Particularmente a preocupação com o envelhecimento dos entes queridos.

Porém, justamente nesse momento, é preciso tomar providências imediatas para o funeral. Uma preocupação a mais para quem acaba de perder um parente próximo.

Necessidades imediatas

Após o falecimento de um ente querido, a família precisa cuidar de assuntos urgentes.

É necessário organizar os detalhes do velório. O registro de óbito, do sepultamento ou cremação, do traslado do corpo, das coroas de flores, do caixão e de todas as formalidades burocráticas.

Todos esses itens são essenciais, e precisam ser administrados imediatamente. Não é possível esperar. Além do mais, é preciso arcar com os custos de todos os procedimentos.

O momento inevitável

Ninguém pode saber ao certo quando ocorrerá uma fatalidade com uma pessoa amada. Entretanto, à medida que o tempo passa, a preocupação com os membros mais idosos da família é maior, devido ao avanço da idade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é considerada idosa uma pessoa com mais de 60 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de idosos no Brasil passou de 9,8% para 14,3% no período de 2005 a 2015.

Felizmente, os avanços atuais no campo da medicina e da saúde aumentaram a expectativa de vida da maioria da população. As pessoas na terceira idade tendem a viver mais, e a desfrutar melhor a vida.

No entanto, sempre chega o momento do inevitável, e é preciso estar preparado para ele. O planejamento com antecedência pode poupar à família vários dissabores.

E um dispositivo que só tem a ajudar nesse momento tão difícil é o seguro funeral para idosos.

Detalhes do seguro funeral para idosos

Muitos seguros de vida já incluem um seguro funeral. Assim, além do seguro funeral, o segurado pode contar com todas as coberturas comumente associadas a um seguro de vida.

Entenda a diferença entre auxílio funeral e assistência funeral.

Também são comuns planos familiares que contemplem o seguro funeral para idosos.

Contudo, nem todo idoso pode estar apto a ser segurado: os planos possuem limites de idade, geralmente entre 80 e 85 anos.

Além disso, é preciso pesquisar o plano que melhor atenda às suas necessidades.

Um fator importante é o montante de cobertura. Esse é o valor a ser pago pela seguradora em caso de falecimento, e normalmente é atualizado anualmente pelo IGPM.

A mensalidade a ser paga também é importante. Há planos simples, com mensalidades iniciais bem baixas. Outros, mais completos, oferecem planos familiares, com inclusão de dois ou mais idosos, por cerca de R$ 100,00 por mês.

Além disso, normalmente há um prazo de carência a ser respeitado.

Pesquisando e planejando antecipadamente, sua tranquilidade estará garantida. E seu bolso também.