Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é Seguro Prestamista? Conheça mais sobre a modalidade

Você sabe o que é Seguro Prestamista? Aprenda mais com a Bidu Corretora.

Entenda o que é Seguro Prestamista nesse guia da Bidu Corretora.

Se você acompanha o conteúdo da Bidu Corretora, você já sabe bastante sobre seguro de vida. Por exemplo, você já conhece as principais coberturas como indenização em caso de morte natural ou acidental até casos mais específicos, como as diárias para incapacidade temporária para profissionais liberais.

No entanto, existem modalidades diferentes de seguro de vida, como por exemplo o Seguro Prestamista.

Esse seguro tem como objetivo realizar a quitação total ou parcial de algum crédito contraído pelo segurado, o qual esteja impedido de continuar pagando devido algum imprevisto coberto em apólice, como por exemplo morte ou desemprego inesperado.

Na contramão da crise econômica que o Brasil vive, os seguros contra riscos financeiros cresceram 15% (pdf) entre 2015 e 2016, e a expectativa é que continuem crescendo nesse ano. Isso demonstra a importância desses mecanismos em momentos de incerteza, em que o desemprego está aumentando.

Vamos entender um pouco mais sobre essa modalidade de seguro.

Como funciona o Seguro Prestamista?

O seguro prestamista é uma modalidade de seguro de vida em grupo. Isso quer dizer que um grupo de pessoas está exposto a uma série de riscos, mas nem todo risco se concretizará para todas elas. Por isso, elas contribuem para uma espécie de fundo comum, de onde as indenizações são pagas em caso de um sinistro.

No entanto, diferente de um seguro de vida, além da vida do segurado, também é considerado a sua impossibilidade de continuar a realizar os pagamentos. Por isso, além da cobertura contra morte, essa modalidade costuma incluir também cobertura contra desemprego involuntário, perda de renda e invalidez que impossibilite de trabalhar.

Entre os tipos de operações financeiras em que o seguro prestamista pode ser utilizado, estão:

Uma outra diferença desse seguro para outras modalidades é que o beneficiário sempre será a instituição credora. Ou seja, no caso de um sinistro, seja ele a morte do segurado ou seu desemprego, por exemplo, quem recebe a indenização é a instituição que concedeu o crédito.

Existem diferentes modalidades na questão do pagamento. Por exemplo, algumas financeiras ou lojas podem vender um seguro prestamista que garante a quitação de todas as parcelas de um crédito concedido. Outras podem oferecer condições diferentes, com quitação parcial do saldo devedor em caso de sinistro.

Isso afeta também o preço do produto, o que vamos ver a seguir.

Seguro Prestamista é caro? Vale a pena?

Como vimos no ponto anterior, o seguro prestamista é um seguro de vida em grupo. Isso deixa o seguro mais barato comparado com um seguro individual, já que o risco é diluído no grupo.

Ainda nesse tópico, os principais locais de venda de seguro prestamista são as redes varejistas de móveis e eletro-eletrônicos. Como essas empresas trabalham com muitas linhas de crédito, elas tem elevado a venda desse produto no mercado, o que dilui o preço para quem o contrata.

O preço do seguro prestamista geralmente é relacionado a três fatores: o custo do financiamento, o seu prazo e a idade do segurado.

Isso porque o risco para um crédito mais caro e mais extenso é maior do que aquele para produtos mais baratos e com prazos mais curtos. Assim como uma pessoa de 30 anos tem um risco menor de sofrer um sinistro do que pessoas com mais de 60 anos, por exemplo.

Essa modalidade é muito valiosa tanto para os credores quanto para os segurados.

No caso dos credores, eles tem a garantia de que o valor será quitado e que não haverá um prejuízo na operação financeira. Com a contratação de um seguro prestamista, a financeira tem a liberdade de oferecer melhores condições, já que seu risco é diminuído.

Para os segurados, esse seguro garante a estabilidade financeira de sua família, já que oferece a quitação de um crédito e a manutenção de um bem, como no caso de um financiamento de um carro. Além disso, o prêmio geralmente é diluído nas prestações do financiamento, deixando ainda mais atrativa essa opção.

Tão importante quanto proteger o seu patrimônio das dívidas é proteger a estabilidade financeira da sua família contra imprevistos. Com um seguro de vida, você paga pouco e, no caso de você faltar, sua família pode receber até 120 vezes o seu salário. Faça agora uma cotação de Seguro de Vida com a Bidu Corretora e viva mais tranquilo.