9 vantagens de ter um Seguro de Vida

Muita gente acredita que o seguro de vida é um item dispensável, pois é algo que se beneficia apenas em caso de morte e falecimento. Talvez esse seja sim o principal motivador de muitas pessoas que compram essa apólice. Mas há ainda outras vantagens do seguro de vida para se ter ainda em vida.

Imagem de fampilia para texto sobre vantagens do seguro de vida

O Seguro de Vida traz vantagens para o segurado ainda e vida e também em caso de adversidades.

Então, enumeramos aqui diversos motivos e as principais vantagens do seguro de vida. Assim, você pode avaliar se é um tipo de título interessante para você e para os seus planos de vida.

Cotar Seguro de Vida

Vantagens do Seguro de Vida

Vamos conhecer um pouco mais sobre as vantagens do seguro de vida e os principais motivos que levam a contratar um.

Motivo 1: Segurança para o próprio segurado

O seguro de vida é um investimento que tem como principal objetivo dar mais qualidade de vida ao seu segurado e a aqueles que o cercam. Para o segurado, há algumas vantagens do seguro de vida ainda em vida como:

Para os parentes e próximos ao segurado, o título oferece a segurança do resgate do capital investido, em caso de morte ou falecimento. Isso significa mais tranquilidade em um momento tão adverso.     

Vale lembrar que há negociações para seguro de vida. Essas negociações podem permitir que o valor investido seja resgatado a qualquer momento com ajuste e correção segundo a inflação. Isso pode ocorrer desde que seja após o fim do prazo de carência. Esse detalhe deve ser avaliado e registrado em contrato e esse tipo de seguro é conhecido como seguro de vida resgatável. 

Motivo 2: Auxílio financeiro na manutenção da qualidade de vida

O seguro de vida permite que você deixe aos seus parentes, como cônjuges e filhos, o benefício de um auxílio financeiro. Esse auxílio irá permitir que as atividades não sejam cessadas ou prejudicadas pela falta do capital que antes era fornecido por você em vida.

Durante determinado período, o seguro aplica um valor para que a sua família possa se manter com mais conforto e sem prejudicar a rotina. Essa é mais uma das vantagens do seguro de vida.

Motivo 3: Indenização personalizada 

Ainda referente ao motivo dois, muitas pessoas não se atentam para a questão de valores de indenização do seguro de vida. Isso, posteriormente, pode representar uma ausência financeira muito grande. 

Isso pode acontecer quando as empresas que oferecem um seguro de vida aos seus colaboradores não mostram exatamente a eles as informações sobre o título. Na verdade, esse seguro pode representar um baixo valor de investimento e retorno. Isso precisa ser avaliado pelo segurado para evitar surpresas.

Se você achar que o título oferecido pela empresa onde está empregado tem um investimento baixo, não deixe de contratar um seguro de vida individual. Ele pode atender realmente às necessidades da sua realidade. As apólices referentes a esse segmento são personalizáveis.

Motivo 4: Proteção para riscos de endividamento 

Uma das vantagens do seguro de vida é que ele funciona como uma excelente forma de não deixar dívidas, como financiamentos e empréstimos em aberto. Com ele, seus familiares poderão arcar com os custos. 

Além disso, para casos de empresários e empreendedores, vale avaliar a necessidade do seguro de vida entre os sócios. Assim, caso haja alguma fatalidade, o negócio não será prejudicado. 

Motivo 5: Você determina quem utilizará o recurso do seu seguro de vida 

É normal pensarmos em destinar o valor das indenizações de um seguro de vida a familiares e cônjuges. Porém, na verdade, quem determina nominalmente quem receberá o benefício é você, podendo ser até um amigo ou conhecido.

Motivo 6: Isenção de Imposto de Renda (IR)

Talvez uma das vantagens do seguro de vida que mais chamam a atenção é a isenção ao Imposto de Renda. Isso quer dizer que, quando houver o pagamento de alguma indenização pelo seguro, esse valor não terá incidência sobre os tributos.

Outra vantagem é que o valor referente ao seguro de vida não participa do imposto de herança ou Imposto de transmissão causa mortis e doação (ITCMD).

Motivo 7: Seguro de vida sem burocracia

O seguro de vida não participa da ordem de inventários. Ou seja, logo após a morte do seu segurado, os responsáveis pelo resgate do seguro recebem o valor sem burocracia e custo, e de maneira rápida.

Motivo 8: Assistência ou auxílio funerário

Os seguros de vida possuem convênios para assistência funeral em caso de morte do seu segurado. Eles oferecem os serviços dos seus fornecedores, a partir de um teto limite estabelecido em contrato para esses custos.

Ou ainda, você pode optar pelo modelo de auxílio. Assim, é possível resgatar o valor aplicado apresentando as notas fiscais dos serviços e produtos adquiridos para o funeral, com a seguradora. 

Motivo 9: Facilidade para gerenciar o seguro

Você não precisa se preocupar com a rapidez e a burocracia para fazer a troca de membros do seu seguro de vida. Tudo é feito de forma simples e sem complicação. 

Por que contratar um seguro de vida?

Agora que você já conheceu as vantagens do seguro de vida, não fica tão difícil responder a essa pergunta. 

O seguro de vida vai proporcionar estabilidade para você em vida e tranquilidade para os seus beneficiários em caso de adversidades. É um investimento que precisa ser levado em consideração, em especial nos dias de hoje.

Para contratar um seguro de vida que atenda às suas necessidades é importante pesquisar. Por isso, não deixe de fazer uma cotação e siga com a sua melhor decisão. 

 

Última atualização em 12/08/2019