Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

Saiba como fazer o cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica

pessoa no computador simulando o cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica

Saiba como fazer o cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica

Você pode ser craque na hora de preencher um documento. Ou então pode ser daqueles que se atrapalha com facilidade com essas coisas. Seja como for, é muito comum que um pequeno erro passe desapercebido na emissão da Nota Fiscal e aí vem a dúvida. Como fazer o cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica.

pessoa no computador simulando o cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica

Cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica não tem segredo

Mas se o equívoco for identificado rapidamente, às vezes, é possível fazer a correção sem grandes problemas. Existem algumas regras já previstas para cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica (NFe). Que tal conhecê-las? Acompanhe esse post e saiba como cancelar uma Nota Fiscal Eletrônica.

Exigências para cancelar uma NFe

A Nota Fiscal Eletrônica traz muitas vantagens. Entre elas estão a agilidade, transparência e segurança. O sistema que emite a Nota Fiscal por meio digital, facilita o preenchimento dos dados. Com isso, as chances de erros são menores. Mas pode haver um erro de digitação.

+ Como funciona a emissão de Nota Fiscal MEI?

Pode ser na hora de escrever o nome do fornecedor, por exemplo, ou trocar os números do CNPJ. Nesses casos, é possível fazer o cancelamento e gerar outra Nota Fiscal.

Conheça, então, quais são as regras para cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica:

– A Nota Fiscal emitida precisa ter sido autorizada pelo Fisco – “Autorização de Uso”;

– O cancelamento precisa ser realizado antes que a mercadoria saia do estabelecimento de origem;

– É necessário que o destinatário não tenha feito ainda a “Ciência da Emissão”, gerando o download do arquivo XML da nota fiscal;

– Aquele que emitiu a Nota Fiscal tem até 24 horas, a partir da autorização de uso, para realizar o cancelamento. Vale lembrar, todavia, que cada Estado possui sua legislação específica. Em alguns casos, o prazo pode ser de até duas horas.  Isso ocorre para impedir cancelamentos referentes à mercadorias que já saíram do estoque, por exemplo, o que geraria outros transtornos.

Como fazer o cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica

Se os itens acima estiverem de acordo, o cancelamento é fácil de ser realizado. Você deve acessar o sistema emissor da sua empresa. O procedimento, portanto, varia de acordo com o seu sistema.

No geral, você entra no sistema e acessa a parte que contém seu histórico de notas emitidas. Ao clicar na NFe que você procura, acesse o documento e veja se existe ali a opção de cancelamento.

O pedido de cancelamento é reconhecido pelo certificado digital. Para ver o status da operação, você pode fazer a consulta no site da Sefaz do Estado da sua empresa.

Se você perdeu o prazo

Caso você tenha perdido o prazo exigido para fazer o cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica, nem tudo está perdido. Em alguns casos, porém, haverá custos. Na verdade, uma multa.

A maneira como isso se dá, varia de Estado para Estado. Em alguns deles, não é mesmo permitido cancelar a NFe depois de 24 horas. Nesse caso, deve-se anular os efeitos do documento. Em outros casos, se você quiser corrigir as informações em uma NFe o mais comum é que a multa fique em torno de 1,5% em cima do valor total da operação. Por isso mesmo, pode ser que o cancelamento não seja a melhor alternativa.

Para evitar maiores problemas, a dica é agir rapidamente no caso de identificar um erro na nota fiscal eletrônica.

Você sabe o que é um seguro empresarial? Entenda como pode ajudar a sua empresa.

Saiba mais. O que é Microempreendedor individual e como você pode se tornar um.