Seg. a Sex. 9:00 às 18:00
(Horário de Brasília)

O que é Seguro Patrimonial?

Criar uma empresa ainda é tarefa dura no Brasil. Taxas e impostos, dificuldades administrativas e falta de experiência ainda representam um risco para a sobrevivência dos negócios. E se você é um dos que já abriram ou pensam em abrir uma empresa em 2018, que tal pensar um pouquinho sobre Seguro Patrimonial para empresas?

Imagem de pessoas trabalhando em uma empresa representando post sobre seguro patrimonial

Contratar um seguro patrimonial pode proteger sua empresa de grande riscos.

De acordo com um estudo feito pela consultoria de inteligência de mercado Empresômetro, somente no estado de São Paulo, em 2017, a abertura de pequenas e médias empresas saltou 11,73%.

Saiba mais:

O que é CNPJ?

O que é MEI?

Se você ainda se sente perdido e precisa se aprofundar mais no assunto, nosso guia abaixo vai tirar todas as suas dúvidas sobre um dos seguros mais indicados para qualquer tipo de negócio.

Por que o seguro patrimonial é importante?

Primeiro, é importante saber de que qualquer seguro empresarial é um investimento válido. Ele é e imprescindível para manter o orçamento da empresa saudável em casos de imprevistos, acidentes e desastres naturais.

Muitos ainda pensam que pagar seguro é um gasto. Porém, quando acontece a primeira perda por imprevisto, esse conceito é modificado. O bom administrador, no entanto, não espera acontecer o pior para garantir a cobertura necessária.

+ Dicas para um bom planejamento financeiro empresarial

Para quem o seguro patrimonial é indicado?

Esse produto é o mais indicado para micro e pequenas empresas, já que oferece coberturas básicas contra incêndio, queda de raio, explosões e fumaça. De acordo com a necessidade e perfil do negócio, também podem ser adicionadas coberturas extras. Elas abrangem danos elétricos, acidentes com veículos, danos por tempestades e vendavais, roubo e furto, perda ou não pagamento do aluguel do imóvel, entre tantos outros itens.

Empresas localizadas em edifício ou sobreloja, vão precisar de adequações e itens a menos ou a mais, dependendo da situação. Tudo deverá ser ajustado na hora de fechar o contrato com a seguradora. E todos os detalhes das instalações deverão ser levadas em consideração.

Além disso, o seguro patrimonial garante redução com despesas básicas do dia-a-dia, facilitando e muito a vida do empresário. Muitos contratos oferecem serviços de eletricista, chaveiros, encanador, segurança e vigilância em caso de sinistro.

Como funciona o Seguro Patrimonial para empresas?

Basicamente, o seguro patrimonial para empresas funciona como outro seguro qualquer. A apólice prevê cobertura de gastos em itens pré-determinados e adicionados, oferecendo uma indenização para cobrir gastos imprevistos.

A empresa segurada deve pagar uma mensalidade com valor estipulado e o seguro poderá ser acionado a qualquer momento, 24 horas por dia.

Como dissemos acima, a cobertura deve ser definida levando em consideração todos os detalhes da instalação e cada seguradora oferece itens peculiaridades. Porém, geralmente, existem seguros feito sob medida para diversas categorias de negócio, sendo necessário alterar ou adicionar poucos itens. Isso facilita a prestação do serviço.

Você pode conhecer mais sobre como funciona o seguro empresarial.

Categorias do seguro patrimonial

Um exemplo de coberturas customizadas de seguro patrimonial, é o Banco Santander, que oferece este produto e é um dos mais procurados no Brasil.

Veja quais são as categorias de negócios atendidas pela seguradora do Santander:

  • Comércio;
  • Escritórios, clínicas e consultórios;
  • Hotéis, bares e restaurantes;
  • Concessionárias e comércio de veículos;
  • Cabeleireiros e salões de beleza;
  • Escolas e universidades;
  • Assistências técnicas e oficinas;
  • Transportadoras;
  • Pet Shops e clínicas veterinárias.

Já o Banco do Brasil oferece seguros patrimoniais específicos, como o Seguro para Máquinas e Equipamentos. Ele que garante a segurança de máquinas e/ou equipamentos industriais ou de comércio e serviços.

Por isso é necessário fazer uma lista de seguradoras e estudar suas condições antes de fechar qualquer negócio. Cada empresa tem suas peculiaridades e as condições podem se enquadrar ou não nas necessidades do seu negócio.

Seguro patrimonial e análise de risco

Esta é uma fase que vem antes da contratação e que examina todos os riscos aos quais o negócio a ser segurado está sujeito. Dessa maneira, a seguradora oferece as coberturas mais adequadas à situação da empresa.

De maneira geral, os riscos com maior chance de acontecer e que representam prejuízos menores podem ser administrados nas despesas corrente. Por isso, é muito importante para a empresa manter um dinheiro extra para emergências.

Por outro lado, os riscos que têm uma probabilidade menor de acontecer, mas que podem trazer prejuízos maiores se ocorreram, são os que se recomenda repassar à seguradora.

Como os preços do seguro patrimonial são estabelecidos?

O valor estabelecido das mensalidades levará em consideração, justamente, a análise de risco. Dessa maneira, por exemplo, para calcular o preço do seguro de uma clínica de odontologia não basta defini-la como clínica apenas. É preciso considerar detalhes como o tipo de atividade desenvolvida, tamanho da empresa, se tem estoque ou não, que tipos de materiais existem lá dentro e quais os riscos de incêndio, entre outros fatores.

Além disso, também são levados em consideração o histórico de sinistros do local e a adoção de sistemas de prevenção e segurança, probabilidade de desastres naturais na área, infraestrutura e valorização do bairro, entre outros.

No contrato final, ainda estarão inclusas taxas que variam de acordo com a seguradora escolhida. Portanto, você nunca irá encontrar preços fixos nos planos de seguros. Eles são alinhados de forma exclusiva e variam muito de caso a caso.

Como escolher o melhor seguro patrimonial para a sua empresa e pagar menos?

Pesquisa – O primeiro passo é ter um pouquinho de paciência e pesquisar. Pesquise na internet as opções do mercado, se existe representação na sua cidade. Pergunte a amigos e familiares se alguém já teve experiências com estas seguradoras em questão e o que acharam. Busque críticas negativas em sites de proteção ao consumidor como Procon e Reclame Aqui.

Invista na segurança – Além de ser considerado prudente, adotar medidas de segurança preventiva pode ajudar a sua empresa a conseguir descontos. Por exemplo, empresas que possuem um programa de segurança do trabalho e que tenha sistemas de monitoramento eletrônico podem pagar menos na apólice. Assim, a seguradora entende que os riscos são reduzidos.

Restou alguma dúvida? Mande uma mensagem para a nossa equipe e nós lhe ajudaremos a escolher o melhor seguro patrimonial para o seu negócio!

Conheça também:

+ Seguro empresarial Itaú

+ Seguro empresarial Porto Seguro

+ Seguro empresarial Caixa

+ Seguro empresarial Bradesco